HENRI REGNAULT - PAUL BODIER

 

GABRIEL DELANNE

SUA VIDA, SEU APOSTOLADO E SUA OBRA

 

OS BIÓGRAFOS DE GABRIEL DELANNE

Sinopse da obra:

Léon Denis e Gabriel Delanne foram os dois mais importantes discípulos de Allan Kardec, no trabalho de dar continuidade à divulgação do Espiritismo no mundo.

A vida e a obra de Gabriel Delanne são retratadas de forma compacta nesta obra, por Bodier e Regnault, que tiveram grandes dificuldades em reunir dados biográficos desse grande obreiro espírita, pois sua modéstia o levava a omitir informações sobre sua vida pessoal.

Nesta obra conheceremos um pouco da missão do fiel seguidor, obreiro incansável, divulgador eloqüente e profundo conhecedor da obra de Kardec, já que Delanne foi educado por pais conhecedores e praticantes do Espiritismo e, portanto, os preceitos espíritas faziam parte, naturalmente, de sua vida e de seu pensamento.

Prefácio da obra:

Após a morte de Allan Kardec, o Espiritismo que ele havia codificado só teve, como defensores sérios, raros discípulos cujos tímidos esforços foram embaraçados, em muitas circunstâncias, por uma ciência oficial apegada às velhas fórmulas.

Além disso, uma multidão ignorante, presunçosa, não lhes poupou as zombarias que eram atiçadas pelos sofistas religiosos, sempre ocupados em fazer sombra nos cérebros humanos, a fim de melhor dominá-los.

No meio desse caos, surgiram dois homens que, muito simplesmente, sem estardalhaço, sem vã publicidade, empreenderam dar ao Espiritismo desprezado a base moral indispensável para sua difusão.

Esses dois homens foram Léon Denis e Gabriel Delanne. Este último era filho de Alexandre Delanne, que foi amigo de Allan Kardec e um dos seus fervorosos discípulos.

Do ponto de vista científico, o que gênios literários, como Victor Hugo e Victorien Sardou, espíritas Kardecistas convictos, não puderam criar, um antigo aluno da Escola Central ia consegui-lo e erguer o monumento duradouro, capaz de proporcionar aos pesquisadores conscienciosos todas as facilidades para prosseguirem nas buscas muitas vezes árduas, sempre delicadas, e obterem resultados realmente positivos com o método experimental tão caro aos cientistas.

Pareceu-nos que seria útil, na hora atual, escrever a biografia desse pesquisador de boa vontade; pareceu-nos necessário pôr em destaque seus magníficos trabalhos que lhe asseguram, no futuro, notoriedade quase igual à de Allan Kardec, de quem foi fiel discípulo e fervoroso admirador.

De fato, tanto quanto Kardec, ele acendeu, para os pesquisadores avisados e prudentes, uma luz que não deve jamais extinguir-se.

Graças a ela, todos poderão, doravante, avançar na estrada luminosa e transmitir a chama sagrada a todos os peregrinos da verdadeira Fé, que prosseguirão, por sua vez, no nobre esforço de seus antecessores para a conquista, cada vez maior, da Verdade, apoiada na Ciência e na Fé, definitivamente aliadas para seu triunfo.

Gabriel Delanne foi um bom obreiro, um hábil semeador desse bom grão que, apesar da aridez do solo, e apesar do que possam objetar os sectários ou os teóricos de uma ciência estreita e rotineira, frutificou e continua a se desenvolver, a crescer soberbamente diante dos olhos maravilhados dos pobres seres humanos, dignos de compreender o segredo da morte desconhecida, para melhor servir à vida, à vida triunfante, eterna e divina.

Embora a morte de Gabriel Delanne seja relativamente recente, temos tido muita dificuldade para reunir documentos sobre sua vida.

Agradecemos, pois, no início de nosso trabalho, a todos os que nos ajudaram, especialmente a sua filha adotiva, Suzanne Delanne, sua cunhada, Sra. Kurer, a Baronesa de Watteville, Sra. Ducel, Sra. Borderieux, o Prof. Charles Richet, Srs. Bouvier, Barrau, Andry-Bourgeois, o Capitão Côte e Jules Gaillard.

Paul Bodier e Henri Regnault

Fontes: l'Encyclopédie Spirite (Revue Scientifique et Morale du Spiritisme)

Fontes: Centre Spirite Lyonnais Allan Kardec

"De fato, tanto quanto Kardec, ele acendeu, para os pesquisadores avisados e prudentes, uma luz que não deve jamais extinguir-se.

Graças a ela, todos poderão, doravante, avançar na estrada luminosa e transmitir a chama sagrada a todos os peregrinos da verdadeira Fé, que prosseguirão, por sua vez, no nobre esforço de seus antecessores para a conquista, cada vez maior, da Verdade, apoiada na Ciência e na Fé, definitivamente aliadas para seu triunfo.

Gabriel Delanne foi um bom obreiro, um hábil semeador desse bom grão que, apesar da aridez do solo, e apesar do que possam objetar os sectários ou os teóricos de uma ciência estreita e rotineira, frutificou e continua a se desenvolver, a crescer soberbamente diante dos olhos maravilhados dos pobres seres humanos, dignos de compreender o segredo da morte desconhecida, para melhor servir à vida, à vida triunfante, eterna e divina."

Henri Regnault - Paul Bodier "Gabriel Delanne - Sua Vida, Seu Apostolado e Sua Obra"
 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Henri Regnault - Paul Bodier (Gabriel Delanne - Sua Vida, Seu Apostolado e Sua Obra) PDF