
FREDRICH WILLIAN HENRY MYERS
A PERSONALIDADE HUMANA
Sobrevivência e manifestações
paranormais
Título do original em inglês
Fredrich W. H. Myers - Human Personality
and Its Survival of Bodily Death
Londres (1903)
Sinopse da obra:
A presente obra foi um dos primeiros estudos científicos que objetivaram a investigação sistemática acerca dos fenômenos psíquicos. Fredrich Myers foi um dos pioneiros na criação de um sistema de classificação de fenômenos paranormais. As palavras “telepatia”, “supranormal”, além dos famosos termos “eu subliminar” e “eu supraliminar”, adotados pela Parapsicologia atual, são de autoria desse grande pesquisador.
A Personalidade Humana é o resultado de anos de pesquisas levadas a efeito por Myers, com a preciosa colaboração de Henry Sidgwick e Edmund Gurney, e retratadas na obra Phantasms of the Living (Os Fantasmas dos Vivos), de autoria de Myers, Gurney e Podmore.
O principal objetivo da obra é esclarecer, com base na análise de fatos, a questão que mais importa ao homem: a de saber se ele possui ou não uma alma imortal ou, em outras palavras, se a sua personalidade implica algum elemento suscetível de sobreviver à morte corporal.
E além de concluir positivamente sobre a sobrevivência do ser psíquico além da morte do corpo físico, o autor chega, ainda, a uma conclusão filosófica de conseqüências ainda mais grandiosas: a de que nós somos seres espirituais em constante e permanente evolução; “esse é o nosso destino neste e nos outros mundos; a evolução gradual em numerosas etapas, à qual é impossível designar um limite”.
Temas abordados por Allan Kardec:
A alma do homem sobrevive ao corpo e conserva a individualidade após a morte deste. Allan Kardec: Obras Póstumas. Primeira parte, cap. 1, item 7.
Provam a existência da alma os atos inteligentes do homem, por isso eles hão de ter uma causa inteligente e não uma causa inerte. Que ela independe da matéria está demonstrado de modo patente pelos fenômenos espíritas que a mostram agindo por si mesma […]. Allan Kardec: Obras Póstumas. Primeira parte, cap. 1, item 6.
A sobrevivência desta [da alma] à morte do corpo está provada de maneira irrecusável e até certo ponto palpável, pelas comunicações espíritas. Sua individualidade é demonstrada pelo caráter e pelas qualidades peculiares a cada um. Essas qualidades, que distinguem uma das outras as almas, lhes constituem a personalidade. […] Além das provas inteligentes, há também a prova material das manifestações visuais, ou aparições, tão frequentes e autênticas, que não é lícito pô-las em dúvida. Allan Kardec: Obras Póstumas. Primeira parte, cap. 1, item 7.
Fontes: ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita
Ver no site as Apostilas da Federação Espírita Brasileira
Ver no site as Obras Completas de Allan Kardec
Fontes:
Federação Espírita Brasileira (Tema - A
Imortalidade do Ser Humano)

"A verdadeira pureza não está apenas nos atos, mas também no pensamento, pois aquele que tem o coração puro nem sequer pensa no mal"
Allan Kardec "O Codificador da Doutrina Espírita"
RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD
Fredrich W. H. Myers - A Personalidade Humana
PDF
Fredrich W. H. Myers - A Personalidade Humana
DOC
Fredrich W. H. Myers - La personnalité humaine
(Fr)