SIR WILLIAM FLETCHER BARRETT

PROFESSOR DE FÍSICA Royal College of Science

Membro da Real Sociedade de Londres

FUNDADOR The Society for Psychical Research (spr)

O GRANDE PESQUISADOR DOS FENÔMENOS ESPÍRITAS

(1844 - 1925)

 

OBRA RARA TRADUZIDA

 

Society for Psychical Research (SPR)

(1882 - 2021)

Apresentação:

O site vem resgatar Sir William Fletcher Barrett e junto dele, prestar homenagens as Associações de Pesquisas como: The Society for Psychical Research (SPR), The American Society for Psychical Research, e outras.

 Biografia William Barrett:

Nasceu em 10/02/1844, na ilha da Jamaica, Índias Ocidentais Britânicas, Sir William Fletcher Barrett. Físico estudioso dos fenômenos psíquicos, foi presidente da Sociedade de Investigações Psíquicas de Londres. Professor de Física do "Royal College of Science for Dublin" e fundador da "Society for Psychical Researches", de Londres. (Ver Artigo de Hernani Guimarães Andrade).

Depois de ouvir das pesquisas de Professor William Crookes com os médiuns, Barrett começou a ter interesse em fenômenos psíquicos.  "Em 1874, fez o primeiro contato com os fenômenos físicos do Espiritismo, e foi capaz de colocar à prova a minha teoria preconcebida de alucinação, que gradualmente foi dissipada, e fiquei convencido da realidade objetiva dos fenômenos", explicou Barrett sua introdução ao assunto.

Sir William Barrett, então com 29, começou a experimentar com a hipnose, mais popularmente conhecido como "mesmerismo".

Ele observou uma menina sob hipnose identificar corretamente uma carta de baralho tomadas ao acaso em um bloco e colocados em um livro que foi colocado ao lado de sua cabeça.

Ele também observou uma outra pessoa hipnotizada identificar corretamente quatorze cartas tomadas ao acaso de um pacote.

Como cientista, ele encontrou estes resultados muito perturbadores.  No entanto, embora muitos de seus colegas cientistas simplesmente anatemizaram suas pesquisas, Barrett era uma pessoa aberta e determinada a encontrar uma explicação racional e científica. 

Como explicou seu livro de 1917 (Au seuil de l'invisible)  suas teorias anteriores realmente começou a desmoronar em algum momento de 1876, quando um advogado chamado Clark passou o verão em uma residência próxima, em Dublin. Com sua filha de 10 anos, Florrie, produziu vários fenômenos paranormais, incluindo levitações e "raps" que descreve as mensagens de uma "inteligência" que se chama "Walter".

Como resultado de suas experiências em hipnose e sua investigação sobre Clark Florrie, Barrett preparou um documento para entregar à Associação Britânica para o Avanço da Ciência. 

A Associação rejeitou o papel, bem como o pedido de Barrett para apresentar oralmente para o grupo.  Depois de Crookes, Alfred Russel Wallace (co-criador com Charles Darwin da teoria da seleção natural de evolução) e Lord Rayleigh protestaram dentro da associação, Barrett foi autorizado a entregar o papel, mas não publicá-lo. Barrett continuou a sua investigação com outros médiuns, incluindo Hester Travers Smith, Gladys Osborne Leonard, e Geraldine Cummins. 

Em seu livro de 1917, ele escreveu:

Pessoalmente, estou convencido de que a evidência que temos publicado decididamente demonstra (1) a existência do mundo espiritual, (2) a sobrevivência da alma após a morte, e (3) da comunicação espiritual dos que já passaram mais... No entanto, é quase impossível de transmitir para os outros que não tiveram uma experiência semelhante e das provas acumuladas pelas evidências.

Sir William Barrett estudou os fenômenos espíritas por longos anos, afirmando que as conclusões a que chegou não foram frutos de um exame rápido e superficial e sim de um estudo realizado durante quarenta anos.

Seus trabalhos e observações, realizados com objetividade e sentido crítico, levaram-no a afirmar, publicamente, sua adesão ao Espiritismo como ciência experimental que demonstra a sobrevivência da alma e a possibilidade de comunicação entre o mundo visível e o mundo invisível.

Sir William Barrett morreu em sua casa em Toorak (Austrália) em 6 de abril de 1925 de hemorragia cerebral e foi enterrado no cemitério de Melbourne geral. 

Paulo Alves de Godoy e Antonio de Souza Lucena - Personagens do Espiritismo

Fontes: Vita Oltre la Morte (Documentario sulla vita di Sir William Fletcher Barrett)

Fontes: The Society for Psychical Research

Fontes: The International Association for the Preservation of Spiritualist (Journal Of the Society for Psychical Research) (SPR)

"No seu livro "Nos Umbrais do Invisível" declarou:

"Estou absolutamente convencido de que a ciência psíquica provou experimentalmente a existência de uma entidade transcendental e imaterial do homem: a alma."

Sir William Barrett estudou os fenômenos espíritas por longos anos, afirmando que as conclusões a que chegou não foram frutos de um exame rápido e superficial e sim de um estudo realizado durante quarenta anos."

Sir William Fletcher Barrett

William Barrett foi o principal responsável pela fundação da Society for Psychical Research (SPR) em 1882, atuando como editor do Journal of the Society for Psychical Research (JSPR). E na presidência desta instituição em 1904. Ele também encorajou o professor William James de Harvard a organizar o ramo americano da SPR, The American Society for Psychical Research em 1884.

William Barrett "Visões no momento da morte"

 

RELAÇÃO DAS OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Parapsicologia e as suas diversas escolas (Hernani Guimarães Andrade - Revista de Espiritismo nº. 38, Janeiro/Fevereiro/Março de 1998)

 

Biografia de William Fletcher Barrett

 

William Barrett - Visões no momento da morte (Obra rara traduzida)

 

Baixar todas as obras no arquivo zipado

 

RELAÇÃO DAS OBRAS PARA DOWNLOAD

(EM OUTROS IDIOMAS)

 

William Barrett - Au seuil de l'invisible (1923) (Fr)

 

William Barrett - Psychical Research (1911) (Eng)

 

Baixar todas as obras no arquivo zipado