DR. EUGÈNE OSTY

O GRANDE PESQUISADOR DA FENOMENOLOGIA ESPÍRITA

DIRETOR DO L'Institut Métapsychique International (I.MI.)

AMIGO DO DR. GUSTAVE GELEY

(1874 - 1938)

 

OBRA RARA TRADUZIDA

 

Biografia de Eugène Osty:

Ele nasceu em Paris em 16 de maio de 1874. Após brilhantes estudos médicos, ele abriu uma clínica médica na antiga província francesa de Berry por motivos familiares em 1900.

O Dr. Eugène Osty começou o seu interesse pela paranormalidade em 1909 quando uma cartomante lhe deu uma leitura incrivelmente precisa. No ano seguinte ele começou a sua investigação sobre o que ele chamou “Metapsíquica” e resumiu as suas pesquisas em 1913 na sua obra Lucidité et Intuition (1913).

Em 1921, depois da primeira guerra, ele se instalou em Paris. O Dr. Gustave Geley convidou a participar do I.M.I. aonde colaborou ativamente com outros pesquisadores espíritas, incluindo o ilustre fisiologista Charles Richet e o astrônomo Camille Flammarion.

Com a morte do Dr. Gustave Geley que era o seu amigo, Charles Richet lhe pediu para suceder como Diretor do I.M.I.

Se tornou diretor do I.M.I. (Instituto de Metapsíquica Internacional) entre os anos de (1924 - 1938). Osty assim permanecerá até sua morte em 1938.

O Dr. Eugène Osty abandonou a atividade de médico, dedicando-se inteiramente ao I.M.I. e estudando assuntos muito diversos no campo da mediunidade.

Ele organiza, supervisiona e supervisiona a experimentação, com os médiuns Jean Guzik, depois com Rudi Schneider, Mme Bourniquel (Lucie Albertine Gleyses) e Stanislawa P. Ele também organiza sessões durante anos com os médiuns Pascal Fortuny e Jeanne Laplace.

O Dr. Osty e o seu filho, Marcel, são os primeiros a determinar as características da mediunidade, a seguir as suas manifestações e variações. Seu trabalho está registrado em um panfleto publicado em 1932, Les Pouvoirs inconnus de l'esprit sur la matière.

Em seus trabalhos de pesquisas no campo experimental da fenomenologia espírita, ele declarou, em sua obra "La Connaissance Supranormale", o seguinte:

"Impõe-se a evidência de que estamos diante de um foco dínamo-psíquico, donde emanam manifestações de ilimitado poder. Além do consciente, encontra-se a propriedade de transformar a matéria viva, de torná-la amorfa, de exteriorizá-la e de fazer dela novas formas vivas. Além do consciente, encontra-se a propriedade de perceber o imperceptível, de conhecer o ignorado. Desconhecem-se, ainda, limitadamente, no fundo do ser humano, os atributos de que os filósofos ornaram o conceito divino - potência criadora, fora do tempo e do espaço. E ninguém está autorizado a presumir o que a investigação precisa, metódica, progressiva, poderá ainda descobrir."

Como se vê, o Dr. Osty foi um dos que mais se preocuparam com as pesquisas dos fenômenos espíritas abordando-os sob o aspecto puramente científico.

Publicações do Dr. Eugène Osty: Lucidité et Intuition (1913), Le Sens de la Vie humaine (1919), La Connaissance Supranormale (1925), Une Faculté de Connaissance Supra-Normale Pascal Forthuny (1926), Les Pouvoirs Inconnus de l’Esprit sur la Matière (1932).

Institut Métapsychique International

Fontes: Institut Métapsychique International

Fontes: Encyclopédie Spirite

"No final da década de 1920, em colaboração com o seu filho Marcel Osty, um engenheiro, construiu diversos dispositivos experimentais, dentro eles: raios infra-vermelhos, aparelhos fotográficos e de cinematografia, pois Osty abandonou os clássicos métodos de se amarrar os médiuns, preferindo introduzir um controle mecânico que viria a substituir o controle humano.

Eugène Osty foi um espírito independente e um dos poucos investigadores que não adotaram posições fanáticas ou dogmáticas perante aos fatos espirituais. Tudo se submetia a crítica e a mais rígida observação. Jamais se deixou influenciar pelas opiniões alheias e somente após submeter o fenômeno ao mais restrito controle e que sua veracidade era anunciada.

Osty expõe de maneira clara as suas dúvidas, suas hipóteses, suas esperanças. Não fazia questão de "crer", mais sim, de "saber" e saber bem.

Unificação "Órgão União das Sociedade Espíritas do Estado de São Paulo" Dezembro de 1961

 

RELAÇÃO DAS OBRAS PARA DOWNLOAD

 

As pesquisas do Instituto Metapsíquico Internacional com o médium Guzyk (Carlos Imbassahy - O Espiritismo à Luz dos Fatos)

 

Biografia de Eugène Osty

 

Unificação USE Dezembro de 1961 (Homenagem a um grande sábio)

 

Eugène Osty -  Pascal Forthuny Uma Faculdade de Conhecimento Supranormal (Obra rara traduzida)

 

Eugène Osty - Lucidité et Intuition (1913) (Fr.)

 

Eugène Osty - La Connaissance supranormale (1925) (Eng.)

 

Baixar todas as obras no arquivo zipado