MANUEL S. PORTEIRO

o Grande Articulista do Espiritismo

PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO ESPÍRITA ARGENTINA

(1881 - 1936)

Biografia de Manuel S. Porteiro:

Nasceu em Avellaneda, província de Buenos Aires, em 25 de março de 1881 e desencarnou, ali mesmo, em 18 de fevereiro de 1936. Em 1910 começou sua participação ativa no movimento espírita, vinculando-se desde esse momento à Confederação Espírita Argentina (CEA), na qual foi desempenhando diversos cargos, até chegar a ser seu presidente, no período de abril de 1934 a março de 1935. Dirigiu durante vários anos seu órgão oficial, a revista La Idea, na qual escreveu numerosos editoriais e artigos sobre os mais variados temas, sempre sob a ótica espírita.

Nessa época, sob a segura direção de Porteiro, a CEA e La Idea constituíram a vanguarda progressista do Espiritismo na América e no mundo.

A partir daí, Porteiro, e seu grupo de abnegados trabalhadores espíritas, como Hugo Lino Nale, Bernabé Morera, Ageo Culzoni, Luis Postiglioni e os jovens Santiago Bossero e Humberto Mariotti, escreviam com paixão, viajavam incessantemente por todo o país, dirigindo cursos de formação espírita e fomentavam as relações com o movimento espírita internacional.

O meridiano principal do mundo espírita progressista passava obrigatoriamente, naquela época, pela Argentina e Porteiro era seu referencial fundamental.

Eram essas as linhas básicas de seu pensamento e sobre elas girava todo o seu esforço: sustentar a visão integral do Espiritismo como filosofia científica com profundas conseqüências morais e sociais; rechaçar a definição do Espiritismo como religião ou como uma nova variante do cristianismo; colocar a necessidade do estudo da Doutrina como base para criar a convicção espírita, começando com as obras de Kardec, como base pedagógica; subordinar a mediunidade ao enfoque espírita para fazê-la racional, útil e orientadora; estimular a investigação experimental no campo dos fenômenos mediúnicos e paranormais; enfrentar as superstições e sincretismos que se mimetizam ou disfarçam com os rótulos espíritas; relacionar o movimento espírita nacional e internacional com as lutas pela paz mundial, contra a discriminação de qualquer classe, com as campanhas alfabetizadoras e com todo o esforço que tenda à construção de uma sociedade mais justa, livre, igualitária e fraterna.

Esplêndidas diretrizes que, em si mesmas, representam autênticos programas para desenvolver um Espiritismo dinâmico, culto, livre, aberto, adogmático, racionalista, laico, universalista, fraterno, solidário e amoroso.

Para expô-las e defendê-las, viajou Porteiro, em companhia de Mariotti, para participar do V Congresso Espírita Internacional, realizado em Barcelona, Espanha, em outubro de 1934. Nesse cenário, onde conviviam e divergiam as correntes latinas e saxônica do Espiritismo, brilhou o talento de Porteiro e a profundidade de sua formação doutrinária se fez sentir em diversas exposições e conferencias públicas, que inspiraram respeito e fizeram-no credor de um amplo reconhecimento, como um dos líderes espíritas de maior prestígio em sua época.

Um elemento principal de seu pensamento e que constitui uma de suas contribuições mais originais, é a aplicação do método dialético na interpretação espírita do homem, da vida e do Universo. Ninguém antes dele e ninguém melhor do que ele até agora, soube empregar o método dialético para sustentar a concepção espiritualista e ao mesmo tempo demonstrar que, apesar do que se aceita tradicionalmente, as doutrinas materialistas que se apresentam a si mesmas como as donas da dialética, são em sua essência, profundamente antidialéticas.

Nessa mesma direção e ratificação da originalidade de suas idéias, Porteiro mostrou-se um firme partidário de uma sociologia espírita, que se traduzisse numa proposta concreta, na qual o Espiritismo e o Socialismo se conjugavam para impulsionar a construção de uma sociedade de maior evolução material e espiritual.

Por ora, pela brevidade que impõe este artigo, basta dizer que Porteiro, já em seu tempo, criticou fortemente as tendências autoritárias, burocráticas, estatizantes, materialistas do socialismo marxista e se manifestou por um socialismo democrático, humanista, respeitoso das liberdades públicas e individuais, baseado em valores ideológicos espiritualistas e concretamente, espíritas, como haviam assumido ilustres personalidades do kardecismo como Léon Denis e Cosme Mariño.

Em seus três livros publicados Espiritismo Dialético, Conceito Espírita da Sociologia e Origem das Idéias Morais, assim como em centenas de artigos que estão espalhados pela imprensa espírita de seu tempo, se encontram magistralmente desenvolvidas todas suas idéias que foram, são e continuarão sendo, potentes focos de luz que orientam a todo aquele que havendo conhecido os princípios cardeais do Espiritismo, deseja aprofundar-se em suas conseqüências morais e sociais e queira transitar, sem desvios, por seus autênticos caminhos.

Porteiro foi um espírita completo. Humilde trabalhador manual, amoroso pai de família, autodidata que adquiriu com esforço e imensos sacrifícios uma extraordinária formação intelectual, até chegar a dominar amplos espaços no mundo da cultura, da sociologia, da filosofia e, naturalmente, da Doutrina Espírita.

Sem dúvida alguma, Porteiro está na galeria dos grandes do Espiritismo e muitos nos honram haver contribuído para resgatar sua memória e exaltar o imenso valor de sua contribuição à Doutrina que tanto amou e ao movimento a que tanto serviu.

Pensamento Social Espírita

 Sandra Porteiro, de Buenos Aires, Argentina, as fotos digitalizadas de seu avô, o ilustre pensador espírita Manuel S. Porteiro (1881 - 1936).

 Sandra Porteiro, de Buenos Aires, Argentina, as fotos digitalizadas de seu avô, o ilustre pensador espírita Manuel S. Porteiro (1881 - 1936).

 Sandra Porteiro, de Buenos Aires, Argentina, as fotos digitalizadas de seu avô, o ilustre pensador espírita Manuel S. Porteiro (1881 - 1936).

 Sandra Porteiro, de Buenos Aires, Argentina, as fotos digitalizadas de seu avô, o ilustre pensador espírita Manuel S. Porteiro (1881 - 1936).

 Sandra Porteiro, de Buenos Aires, Argentina, as fotos digitalizadas de seu avô, o ilustre pensador espírita Manuel S. Porteiro (1881 - 1936).

"O Espiritismo ao enfrentar o problema social, não se limita a explicar as injustiças sociais tomando-as como efeitos de causas remotas.” E por concordar com este entendimento, recusamos assumir os discursos cármicos como justificativas para os males do mundo, apenas. Nossas investidas de fé e razão acreditam nas transformações políticas como aberturas de novos caminhos relacionais, em perspectiva planetária, do macro ao micro, diminuindo os efeitos das dores até cessar aquilo que as origina."

Manuel S. Porteiro "O Portenho"

Fontes: Canal Instituto de Filosofia Espírita Herculano Pires (Filósofos do Espiritismo - Manuel S. Porteiro) (Neste 4º episódio da série Filósofos do Espiritismo, apresentamos o pensamento de Manuel Porteiro, grande pensador espírita argentino. A série é apresentada por Lindemberg Castro e Fábio Diório)

 Fontes: Confederación Espiritista Argentina

Fontes: CCEPA - Centro Cultural Espírita de Porto Alegre

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Artigos Espíritas (Manuel S. Porteiro - O Espiritismo ante o Problema Social)

 

Biografia de Manuel S. Porteiro

 

Manuel S. Porteiro - Livre-Arbítrio e Determinismo

 

Manuel S. Porteiro - Origem das Idéias Morais

 

Manuel S. Porteiro - Conceito Espírita de Sociologia

 

Manuel S. Porteiro - Espiritismo Dialético

 

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