HENRI SAUSSE

O BIÓGRAFO DE ALLAN KARDEC

O GRANDE ARAUTO DO ESPIRITISMO

os semeadores do espiritismo em lyon

(1852 - 1928)

 

presidente da La Société Fraternelle

(1884 - 1903)

Secretário-Geral da Fédération Spirite Lyonnaise

(1903 - 1923)

(OS ÚLTIMOS GRANDES COMBATENTES DA CAUSA ESPÍRITA)

 

OBRAS RARAS TRADUZIDAS

 

Biografia de Henri Sausse:

Henri Sausse nasceu em 6 de maio de 1852 em Étoile-sur-Rhône. Desde a juventude, já aos 16 anos, tomou conhecimento dos fenômenos mediúnicos de efeitos físicos que ocorriam em seu ambiente familiar. Em 1869, com apenas 18 anos, passou a frequentar o grupo espírita Finet, que se reunia semanalmente.

Em 1873, o prefeito Ducros chegou a Lyon e introduziu medidas proibitivas contra grupos espíritas. O Groupe Finet continuou suas reuniões clandestinamente em uma casa da rue Mazenod, embora após cada reunião as comunicações fossem queimadas para não deixar vestígios em caso de perseguição. Passada a tempestade, o grupo retomou suas reuniões, três vezes por semana, na rue Moncey, 14, na casa de um casal espírita até a morte de Finet.

Criação da Federação Espírita de Lyon

Em 6 de maio de 1883, após a visita a Lyon de Pierre-Gaëtan Leymarie, o diretor da Revue Spirite, Henri Sausse, além de mais de mil pessoas reunidas no auditório em Lyon, onde foi acordada a criação da Fédération Spirite Lyonnaise (Federação Espírita Lionesa). A nova sociedade tomou o nome de Société Fraternelle d'étude scientifique et morale du Spiritisme (Sociedade Fraterna para o estudo científico e moral do Espiritismo), que elegeu Laurent de Faget como presidente e Henri Sausse como vice-presidente em 30 de setembro de 1883. Pouco depois, no entanto, Henri Sausse tornou-se seu presidente em 8 de junho de 1884, quando Laurent de Faget decidiu ir para Paris.

Durante vários anos, Henri Sausse trabalha com o "Groupe Amitié" (Grupo Amizade) e com a "Société Fraternelle" (Sociedade Fraterna). Também organiza as atividades da Federação Espírita de Lyon, que é reconstituída após uma conferência proferida por Gabriel Delanne em 12 de outubro de 1885. Graças ao trabalho de Henri Sausse, a Federação divulga amplamente o espiritismo. Imprimiu e distribuiu gratuitamente 10.000 panfletos "Espérance et courage" (Esperança e Coragem), de sua autoria, e em 1888 a Federação criou uma sociedade de ajuda composta por todos os espíritas de Lyon, pois "o espiritismo é uma obra de caridade moral e material". Esta sociedade distribui pensões todos os anos aos idosos e aos necessitados antes da chegada do inverno.

A Federação também organiza visitas de palestrantes, incluindo Gabriel Delanne, Alexandre Delanne, Daniel Metzger e sobretudo Léon Denis, que já esteve em contato com Henri Sausse e este último nos conta sobre isso:

A primeira conferência que Léon Denis deu em Lyon aconteceu no domingo, 23 de outubro de 1887, na Sala Scala, diante de um público de 1.800 pessoas. O sucesso foi retumbante, o orador foi aplaudido com entusiasmo, não poderíamos esperar nada melhor.

O Congresso Espírita e Espiritualista Internacional de 1889 em Paris

Em 1889, Henri Sausse participa muito ativamente do Congresso Espírita e Espiritualista Internacional que aconteceu em Paris de 9 a 16 de setembro. Como mostram as atas do congresso, Henri Sausse era o secretário do Comitê de Propaganda, do qual Léon Denis era presidente, e também atuava como representante dos grupos de Lyon. Sobre este Congresso, Henri Sausse revela o seguinte:

O Congresso de 1889, o primeiro congresso espírita francês, aconteceria em Paris, na Grande Oriente, na 16 rue Cadet. Delegado da Federação Espírita de Lyon, vim participar. Eu estava tentando me orientar para encontrar a seção de propaganda, quando vi Léon Denis vindo em minha direção, dizendo: “Fui nomeado presidente do Comitê de Propaganda. Já que você está aqui, estou inscrevendo você nas funções de secretário. Venha comigo, vamos trabalhar."

Foram inúmeros os votos apresentados ao Comitê de Propaganda e muitos projetos, mas o que obteve o maior número de votos foi o desejo de ver as obras de Allan Kardec publicadas em edições populares ou de ver publicada uma obra que resumisse todos os princípios do Doutrina.

As biografias de Allan Kardec e Léon Denis

Henri Sausse não conheceu Allan Kardec, mas confessou uma profunda admiração por ele. Ambos eram originários de Lyon, então Sausse preparou uma conferência bem documentada para homenagear o mestre em 31 de março de 1896. Fez tanto sucesso que foi publicado no mesmo ano, e também foi ampliado com novos dados até a 4ª edição definitiva de 1827, com prefácio de Léon Denis.

Após a biografia de Allan Kardec, Henri Sausse deu início a outro projeto, o de reunir algumas notas para construir uma biografia de Léon Denis, já que havia preservado numerosos documentos de primeira mão: 250 cartas entre os dois, que havia acumulado após anos de correspondência. A biografia de Léon Denis foi empreendida como testemunho de simpatia e fidelidade, sendo publicada na revista Le Spiritisme kardéciste.

Os últimos anos

A Federação Espírita de Lyon, que tinha apenas um caráter informal, tornou-se uma associação em 2 de agosto de 1903. Henri Sausse foi eleito secretário geral da nova associação, permanecendo membro da Sociedade Fraterna até 21 de março de 1910, uma nova associação foi criado um novo grupo, “Groupe Espérance” (Grupo Esperança). Este pequeno grupo, como "Groupe Amitié" (Grupo da Amizade), reúne alguns amigos para estudar os fenômenos do Espiritismo. Foi criado em 21 de março de 1910 e permaneceu ativo até 1914, quando sua atividade foi interrompida devido ao início da Primeira Guerra Mundial.

Pouco antes do fim da Primeira Guerra Mundial, em 1º de janeiro de 1918, Henri Sausse começou a editar Le Spiritisme kardéciste, com o subtítulo: Jornal de propaganda da doutrina dos espíritos segundo os ensinamentos de Allan Kardec e Léon Denis. Por meio dele, o autor apresenta os princípios do espiritismo e as atividades da Federação, mas também seu protesto contra os altos preços das obras de Allan Kardec. A revista durará apenas três anos, devido ao aumento do preço do papel. Em 1923 Henri Sausse, aos 72 anos, deixou o cargo de Secretário Geral da Federação, depois de liderá-la por quase 40 anos. Foi então também presidente de outro grupo espírita de Lyon: a Sociedade Espírita Joana d'Arc.

O obituário de Henri Sausse na Revue spirite

Henri Sausse desencarnou em 26 de fevereiro de 1828 na pequena cidade de Étoile-sur-Rhône. É lá onde ele se aposentou nos últimos anos de sua vida. A Revue Spirite publicou este obituário, fazendo justiça e revendo os principais marcos de sua vida dedicados à divulgação do espiritismo e do movimento espírita:

Henri Sausse havia dado os últimos retoques na recém-publicada 4ª edição da Biografia de Allan Kardec, quando a morte libertadora lhe veio, no dia 26 de fevereiro passado, na calma de sua solidão em Étoile-sur-Rhône, onde havia se aposentado por vários anos. Henri Sausse, portanto, partiu depois de ter terminado sua tarefa.

A vida de abnegação deste fervoroso discípulo de nossos mestres Allan Kardec e Léon Denis é bem conhecida. A partir de 1869, trabalhou na propaganda espírita e na sua organização prática. No momento mais crítico, apesar de suas grandes ocupações comerciais, impôs-se o dever de defender o espiritismo em Lyon. Teve pleno sucesso apesar das dificuldades que o procônsul Ducros lhe causou sem motivo, que perseguia os espíritas com o mesmo título dos anarquistas. Felizmente os tempos mudaram.

Em 1873 Henri Sause foi um dos fundadores da Société Spirite Lyonnaise, ao mesmo tempo em que se ocupava orientando com seus conselhos e sua experiência os numerosos grupos que então se formavam na cidade natal de Allan Kardec. Escreveu o mesmo nesta época artigos de defesa e ensino, onde a doutrina dos Espíritos era exposta de forma simples e compreensível para todos. Por mais de 20 anos foi presidente ativo da Société Fraternelle pour l'Etude du Spiritisme, que envolveu com um zelo particularmente afetuoso e, em 1883, tentou com alguns amigos organizar uma federação na qual numerosos grupos de Lyon logo encontrar. Assim, a Fédération Spirite Lyonnaise foi definitivamente fundada em 1885, e desde esta data até aos dias de hoje não interrompeu a sua atividade.

Henri Sausse possuía uma vontade rara e grande perseverança. Essas qualidades lhe foram úteis ao longo de sua longa vida de luta e dedicação, abnegação e sacrifício. Pouco depois de se aposentar no Étoile, foi nomeado presidente honorário da Fédération Spirite Lyonnaise, com a qual manterá contato até os últimos meses. Desde a fundação da Union Spirite Française, que perdeu um de seus amigos mais fiéis devido à sua saída, ele foi membro de seu Comitê Diretivo.

Henri Sausse escreveu várias obras, entre as quais: "Biographie d'Allan Kardec" (A Biografia de Allan Kardec), "La Réincarnation Selon le Spiritisme" (A Reencarnação Segundo o Espiritismo), Des preuves, en voilà (Provas? Aqui estão elas!) e o "Le Spiritisme Transcendental" (Espiritismo transcendental). Em 1915 também criou e sustentou com recursos próprios um jornal mensal, Le Spiritisme Kardéciste, que foi durante quatro anos o órgão da F.S.L.

Ele morreu discretamente aos 76 anos. Seu funeral ocorreu em 29 de fevereiro. A Union Fraternelle de Valence, da qual foi presidente honorário, colocou uma coroa de immortelles, símbolo da eternidade, em seu túmulo.

Saudamos a partida deste homem valente, deste honesto servidor da Idéia, que durante sua vida teve apenas uma preocupação ardente, a de contribuir com todas as forças de seu coração e inteligência, com todos os meios à sua disposição, a propaganda da doutrina de Allan Kardec.

Agora que o Mestre e o discípulo se reencontraram, a emoção do reencontro deve ter sido doce para essas grandes e atuantes almas, que sua alegria nos dê coragem na luta, esperança no esforço!

Obras de Henri Sausse

Henri Sausse é especialmente conhecido por ser o autor da primeira biografia de Allan Kardec (Biographie d'Allan Kardec), composta 37 anos após sua morte, mas que inclui inúmeras informações em primeira mão fornecidas por Amélie Boudet. A primeira edição tinha 32 páginas, mas depois foi bastante ampliada com o prefácio de Léon Denis, alguns conselhos, reflexões e máximas de Allan Kardec, até a 4ª edição de 1827, passando para 176 páginas.

1895 - Phénomènes spirites observés au groupe Amitié de Lyon, de 1884 à 1890. Tours: Impr. de E. Arrault.

1896 - Biographie d’Allan Kardec, discours prononcé à Lyon le 31 mars 1896. Tours: Impr. de E. Arrault. Fragments extraits des douze premières années de la Revue spirite. 4e. édition, augmentée de nombreux documents nouveaux et inédits. Paris: Éditions Jean Meyer.

1922 - Des Preuves?? En voilà!! Résultats de plus de cinquante années d'études et de persévérantes recherches. Valence-sur-Rhône : Impr. de Ducros et Lombard.

1924 - La Réincarnation selon le spiritisme. Enseignements d'Allan Kardec. Valence: Impr. de Coulet et Passas.

Além disso, foi autor de uma biografia sobre Léon Denis e de poesias, que costumavam acompanhar suas obras. E foi autor de várias outras obras, a saber: Espérance et courage (Esperança e coragem), Le Spiritisme à Lyon (O Espiritismo em Lyon), Mémoire adressé au Congrès Spirite de 1925 (Memória dirigida ao Congresso Espírita de 1925), Spiritisme transcendantal (Espiritismo transcendental), À la recherche des origines de l’âme humaine (Em busca das origens da alma humana).

Alguns artigos relevantes de Henri Sausse

1884 «Une nouvelle révélation». Le Spiritisme: organe de l’Union Spirite Française. n. 14, p. 10-11.

1884 «Une infamie». Le Spiritisme: organe de l’Union Spirite Française. n. 19, p. 7-8.

1885 «Correspondance». Le Spiritisme: organe de l’Union Spirite Française. n. 23, p. 6-8.

-

Estudo da Reencarnação
De Acordo com os Ensinamentos de Allan Kardec

A reencarnação

Nascer, morrer, renascer e progredir sem cessar
Esta é a grande lei que todos devemos nos submeter,
Não se pode violar a Suprema Sabedoria
Não nascemos somente para logo morrermos.

É necessário voltar para este lugar de miséria
Expiar nossos erros, suportar a carga;
Pois em um corpo novo, tirado da matéria
O Espírito deve reparar seus erros do passado.

A Terra é para nós um inferno passageiro;
Devemos sempre lutar e trabalhar;
Superar nossas paixões, cada dia um pouco mais,
Para enfim ganhar, passo a passo, a estadia celestial.

Muitas vezes, viemos para esta Terra;
E ainda voltaremos aqui para progredir e sofrer;
Assim quer o destino; vasculhar este mistério,
Saibamos nos libertar de nossas más inclinações,

Não, Deus não planejou somente uma existência
Decidiu o futuro do Espírito imortal;
Dando-lhe tempo, esperança e sofrimento,
Para, um dia, conquistar a felicidade eterna.

Amigos, como a nossa tarefa é difícil na Terra
Devemos ter um cuidado extremo,
Quando quisermos provar a embriaguez profunda
De abandonar cedo este, para os mundos mais suaves.

Henri Sausse - A Reencarnação Segundo o Espiritismo

A creche espírita de Lyon

A creche espírita de Lyon foi uma das primeiras instituições públicas, operando na França, sob o patrocínio do espiritismo. Foi fundada por exortação dos Espíritos em 1903. Ela será subsidiada pelo governo todos os anos até 1925 e a cidade de Lyon fornecerá leite gratuitamente até 1914.

Na Place de la Croix-Rousse, número 8, foi afixada uma placa no elevado de uma porta com a inscrição: "Creche sob a proteção de Deus e de nossos Mestres e Protetores Allan Kardec e Marie-Ange". Fédération Spirite Lyonnaise.

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Histoire du spiritisme à Lyon) En 1865, Lyon était bien la première ville spirite au monde. Cet historique du Spiritisme à Lyon vous fait découvrir le Spiritisme, ses groupes et ses hommes qui ont laissés des empreintes dans cette mouvance. Au plus fort du spiritisme à Lyon, 25 centres ou groupes familiaux accueillant près de 10 000 personnes, soit 10% de la population lyonnaise.

Fontes: Bruno Tavares (Henri Sausse: Um Fiel Seguidor do Espiritismo - PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #8 Com Adair e Bruno)

Fontes: Sociedad Spañola de Divulgadores Espiritas

Fontes: Le Centre Spirite Lyonnais Allan Kardec - "Le Spiritisme" - Bulletin 16 - Spécial: Henri Sausse

 

"Levando em conta que em matéria de experimentação não existe nenhuma regra fixa e absoluta, os nossos amigos invisíveis serão, em muitos casos, nossos Guias para nos indicarem a direção a seguir nas sessões, o tipo de experiência a fazer segundo as faculdades desenvolvidas no médium ou médiuns; nessa hora, um bom sujeito magnético seria de grande utilidade, a não ser que exista no grupo um sujeito que entre em transe sob a influência dos invisíveis. Nessa hora, também, um conhecimento aprofundado da obra de Allan Kardec, O Livro dos Médiuns, será imprescindível não só para o chefe do grupo como também para os assistentes, para evitar os escolhos que possa apresentar a prática da mediunidade."

Henri Sausse "Provas? Aqui estão elas!"

"A verdadeira religião é aquela que nos leva a admirar, a adorar a grandeza e magnificência imensa da causa primeira de todas as coisas. Aquela que dá um conhecimento exato de Deus, aquela que se eleva a Deus no mais alto do seu esforço e que faz o homem sentir sua miséria e seu nada, mas apesar disso outorga a ele os meios para se elevar, ensinando-o a colocar sua confiança em Deus, o Mestre Supremo.

Por tanto, estudem o Espiritismo; graças a ele aprenderão a substituir o egoísmo por amor ao próximo; graças a ele, encontrarão a fonte de todas as coisas, saudáveis e verdadeiras. Por que esta, dirão vocês, e não outra? Porque é a obra de Espíritos lúcidos e clarividentes, porque, em uma palavra, não é a concepção própria do homem, e sim de uma multidão de Espíritos que desejam a vossa evolução.

Assim, não o percam de vista. Em hipótese alguma devem suportar modificações na doutrina, porque tentar mudá-la seria para acrescentar a ela formas materiais que ela não precisa. Que adiantaria lutar contra a matéria se para falar com Deus é o que utilizais? Conservai-vos, então, na guarda fiel da vossa querida crença e estaremos todos satisfeitos."

Henri Sausse "Provas? Aqui estão elas!"
 

 RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

Biografia de Henri Sausse

 

Henri Sausse - Biografia de Allan Kardec (Obra rara traduzida)

 

Henri Sausse - Provas? Aqui estão elas! (Obra rara traduzida)

 

Henri Sausse - A Reencarnação Segundo o Espiritismo (Obra rara traduzida)

 

Henri Sausse - Em busca das origens da alma humana (Obra rara traduzida)

 

Baixar todas as obras no arquivo zipado