ALEXANDRE AKSAKOF

 ANIMISMO E ESPIRITISMO

 

Ensaio de um exame crítico dos fenômenos mediúnicos,  especialmente em relação às hipóteses da “força nervosa”,  da “alucinação” e do “inconsciente”, como resposta à obra  do Dr. Eduard Von Hartmann, intitulada “O Espiritismo”.

 

Alexandre Aksakof - Animisme et Spiritisme

 Librairie des sciences psychiques

Éditeur - P. G. Leymarie

Paris (1895)

 Sinopse da obra:

Esta obra monumental foi escrita em resposta às idéias anti-espíritas do famoso filósofo alemão Eduard Von Hartmann. Segundo as próprias palavras de Aksakof, a obra teve como principal objetivo “preservar a doutrina espírita dos ataques sérios a que no futuro ficaria indubitavelmente exposta, desde que os fatos sobre os quais se baseia sejam admitidos pela Ciência”.

Aksakof rebate com argumentos insofismáveis as hipóteses da “força nervosa”, da “alucinação” e do “inconsciente”, tão manipuladas e repisadas pelos contestadores dos nossos dias.

Graças à análise conscienciosa e imparcial dos inúmeros casos expostos pelo autor, esta obra revela-se um valioso auxiliar no processo de distinção entre os fenômenos anímicos (produzidos pelo Espírito encarnado) e os fenômenos espíritas (produzidos pelo Espírito desencarnado).

Com toda justiça, Animismo e Espiritismo impôs-se como uma das mais importantes e completas obras escritas acerca do Espiritismo, do ponto de vista científico e filosófico.

 

Prefaciando essa sua obra, Aksakof escreveu:

"Não pude fazer outra coisa mais do que afirmar publicamente o que vi, ouvi e senti; e quando centenas, milhares de pessoas afirmam a mesma coisa, quanto ao gênero do fenômeno, apesar da variedade infinita das particularidades, a fé no tipo de fenômeno se impõe".

"Não posso, pois, lamentar ter consagrado toda a minha vida à aquisição desse objetivo, se bem que por caminhos impopulares e ilusórios, mas que eu sei são mais infalíveis do que essa ciência. E, se consegui de minha parte, trazer ainda que só uma pedra à ereção do templo do ESPÍRITO - que a Humanidade, fiel à voz interior, edifica através dos séculos com tanto labor, será para mim a única e mais alta recompensa a que posso aspirar."

Eduard Von Hartmann

O Filósofo do Inconsciente

Os Maiores Inimigos do Espiritismo

(1842 - 1906)

Eduard Von Hartmann, um dos grandes filósofos do inconsciente ao lado de Carl Gustav Carus (1789-1869) e Arthur Schopenhauer (1788-1869)

Escreveu um livro intitulado O Espiritismo, publicado em 1885, em que procurou explicar os fenômenos mediúnicos com base no animismo.

Alexandre Aksakof replicou a tese em seu livro Animismo e Espiritismo (1890), que foi traduzido para o português a partir da edição francesa e editado pela Federação Espírita Brasileira.

Em 1869, Hartmann publicou sua famosa obra Filosofia do Inconsciente em que descreveu três estratos do inconsciente: "1) o inconsciente absoluto que constitui a substância do Universo e a fonte das outras formas de inconsciente; 2) o inconsciente fisiológico, que, do mesmo modo que o inconsciente de Carus, opera na origem, desenvolvimento e evolução dos seres vivos, incluindo o homem; 3) O inconsciente relativo ou psicológico, que jaz na origem de nossa vida mental consciente" (H. F. Ellenberger - El Descubrimiento del Inconsciente, p. 247).  Baixar a Obra

Fontes: Le Centre Spirite Lyonnais Allan Kardec

Fontes: Temário da Obra Kardequiana (Allan Kardec de A a Z)

"O homem civilizado chegou a um ponto em que não mais se contenta com a fé cega. Ele quer conhecer tudo, saber o como e o porquê de cada coisa; preferirá, pois, uma filosofia que explica a outra que não explica."

Allan Kardec - Revista Espírita, junho de 1866 - Monomania incendiária precoce - Estudo moral

"O verdadeiro Espírita não é o que crê nas manifestações, mas aquele que aproveita o ensinamento dado pelos Espíritos. De nada adianta crer, se a crença não faz com que dê um passo adiante na via do progresso, e não o torne melhor para seu próximo."

Allan Kardec - O Espiritismo em sua mais simples expressão, 36

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

 

Alexandre Aksakof - Animismo e Espiritismo PDF

 

Alexandre Aksakof - Animisme et Spiritisme (1895) (Fr.)