ALLAN KARDEC
O QUE É O ESPIRITISMO

Introdução
ao conhecimento do mundo invisível, pelas manifestações dos espíritos

Contendo
RESUMO DOS PRINCÍPIOS DA DOUTRINA ESPÍRITA E RESPOSTAS ÀS PRINCIPAIS OBJEÇÕES QUE PODEM SER APRESENTADAS

(Contém a Biografia de Allan Kardec por Henri Sausse)

Tradução da Redação de Reformador em 1884

EDITORA FEB

EM PDF

 

Allan Kardec
Qu'est-ce que le Spiritisme

Introduction
à la connaissance du monde invisible ou des esprits

contenant
les principes fondamentaux de la doctrine spirite et la réponse à quelques objections préjudicielles

DIDIER ET COMPAGNIE, LEDOYEN

1ª Édition - pARIS (1859)

Sinopse da obra:

Esta obra encerra, de forma compacta, uma introdução aos conceitos do Espiritismo e ao conhecimento do mundo invisível, um resumo da Doutrina Espírita, além de esclarecimentos em relação às principais dúvidas e objeções mais comuns que se levantam em relação à Doutrina Espírita.

Divide-se em 3 capítulos: o primeiro, sob a forma de diálogos com um crítico, um céptico e um padre, traz respostas àqueles que desconhecem os princípios básicos da Doutrina, bem como apropriadas refutações aos seus contraditores; o segundo capítulo expõe partes da ciência prática e experimental, caracterizando-se como um resumo de “O Livro dos Médiuns”; no terceiro capítulo é publicado o resumo de “O Livro dos Espíritos”, com a solução, apontada pela Doutrina Espírita, de problemas de ordem psicológica, moral e filosófica.

O volume inclui também a biografia de Allan Kardec, por Henri Sausse.

Apresentação de Allan Kardec:

NOTAS BIBLIOGRÁFICAS

O que é o Espiritismo

INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO DO MUNDO INVISÍVEL OU DOS ESPÍRITOS, CONTENDO OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA DOUTRINA ESPÍRITA E A RESPOSTA A ALGUMAS OBJEÇÕES PREJUDICIAIS.

Por ALLAN KARDEC

Autor de O Livro dos Espíritos e diretor da Revista Espírita. Grand in-8 – Preço: 60 c. n.

(Veja na Revista Espírita de julho de 1865 em NOTAS BIBLIOGRÁFICAS: “O que é o Espiritismo ?” em nova edição revista e consideravelmente aumentada)

As pessoas que do Espiritismo não possuem senão um conhecimento superficial, são naturalmente levadas a fazer certas perguntas, cujo estudo completo sem dúvida lhes daria a solução, mas o tempo e, muitas vezes, a vontade, lhes faltam para se entregarem a observações continuadas.

Antes de empreenderem essa tarefa desejariam ao menos saber do que se trata e se vale a pena ocupar-se dela. Assim, pareceu-nos útil apresentar, num quadro restrito, a resposta a algumas perguntas fundamentais que nos são diariamente endereçadas. Para o leitor será uma primeira iniciação e, para nós, tempo ganho pela dispensa de repetir constantemente a mesma coisa. A forma de diálogo nos pareceu mais conveniente, porque não tem a aridez do dogmatismo puro.

Terminamos essa introdução por um resumo que permitirá apreender, numa leitura rápida, o conjunto dos princípios fundamentais da ciência. Aqueles que, depois dessa rápida exposição, julgarem o assunto digno de atenção, poderão aprofundar-se com conhecimento de causa. Na maioria das vezes as objeções se originam das ideias falsas que fazemos a priori sobre aquilo que não conhecemos. Retificar tais ideias é prevenir as objeções: tal é o objetivo a que nos propusemos ao publicar esse livrete.

Em pouco tempo e com pouca despesa as pessoas estranhas ao Espiritismo nele encontrarão os meios de adquirir uma ideia do assunto, e as que já são iniciadas, a maneira de resolverem as principais dificuldades com que se defrontam. Contamos com o concurso de todos os amigos desta ciência para auxiliarem a difundir esse breve resumo.

Allan Kardec - Revista Espírita de Julho de 1859

Apresentação histórica da obra:

ALLAN KARDEC - O QUE É O ESPIRITISMO

O Livro Qu’est-ce que le Spiritisme – O que é o Espiritismo – foi lançado entre julho/agosto de 1859. Segundo Kardec, o livro é a introdução ao conhecimento do mundo invisível, pelas manifestações dos espíritos, contendo o resumo dos princípios da Doutrina Espírita e respostas às principais objeções que podem ser apresentadas.

A Segunda Edição desta obra foi lançada em 1860 e a Terceira Edição em 1862.

A primeira e segunda edição contém 104 páginas (vide foto), e elas são compostas de um Preâmbulo (fls. 1 e 2), Pequena Conferência Espírita (divida em diálogos com visitantes de fls. 3 a 70) e o Resumo da Doutrina Espírita de Espiritismo (fls. 71 a 93).

Na 1ª e 2ª Edição, nas fls. 95 e 96, está impresso um extrato do Regulamento da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

A preciosidade mostrada na foto da primeira edição é a dedicatória de editor da obra, o Sr. Ledoyen.

Na 1ª. e 2ª. Edição, nas páginas 97 a 100, temos um sumário dos capítulos do Livro dos Espíritos (cuja Primeira Edição é de 1857). A divisão dos capítulos, curiosamente, aparece como: Livro Primeiro – Das Causas Primeiras; Livro Segundo – Mundo Espírita ou dos Espíritos; Livro Terceiro – Leis Morais; Livro Quarto – Esperanças e Consolações e Livro Quinto – Manifestações dos Espíritos.

Esta Quinta Parte do Livro dos Espíritos (fls. 100 – vide foto), que aparece na 1ª. e 2ª. Edição, apresenta uma divisão em oito capítulos: Capítulo I – Naturezas Diferentes das Manifestações; Capítulo II – Diferentes Modos de Comunicações; Capítulo III – Dos Médiuns; Capítulos IV – Características Distintivas dos Espíritos nas Comunicações; Capítulo V – Contradições nas Linguagens dos Espíritos; Capítulo VI – Comunicações Espíritas; Capítulo VII – Das Evocações e Capítulo VIII - Teogonia de diferentes povos;

Não temos conhecimento da publicação de uma edição do Livro dos Espíritos com cinco partes. Kardec, provavelmente, mudou de ideia e partiu para a elaboração do Livro dos Médiuns, que foi lançado em 1861.

A Terceira Edição do Livro O que é o Espiritismo (vide foto), lançado em de 1862 contém 140 páginas. Na capa se apresenta como um Guide de l'observateur novice dans les manifestations des esprits contenant le résumé des principes de la Doctrine spirite - Guia para o observador iniciante nas manifestações dos Espíritos, contendo o Resumo dos Princípios da Doutrina Espírita. Trata-se um livro ampliado que contém o Preâmbulo, o Capítulo Primeiro - Pequena Conferência Espírita - Contendo diálogos com visitantes – fls. 3 a 70, um Capítulo II – Contendo Noções Elementares de Espiritismo, fls. 71 a 103 e o Capítulo III – contendo Solução de alguns problemas pela Doutrina Espírita, fls. 104 a 138, além de um pequeno índice na página 139.

A Quarta Edição da obra O que é o Espiritismo foi lançada em 1863, e parece ser idêntica à Terceira Edição.

Até este momento não localizamos um exemplar da Quinta Edição do livro, que deve ter sido lançado no ano de 1864, apesar de não localizarmos, na Revue Spirite deste ano, nenhuma informação a respeito.

A Sexta Edição foi lançada em 1865 (vide fotos). Esta edição é uma obra aumentada (apesar de nada constar na capa da edição – mas na fls. 223 da Revue Spirite de julho de 1865, é anunciada uma Edição Revisada e Consideravelmente Aumentada – podendo ser a Quinta Edição ou a Sexta Edição). Uma curiosidade, apesar de ter sido anunciada como contendo 200 páginas, a nossa edição contém 182 páginas (O mesmo acontece com a Oitava Edição que consta do nosso acervo).

Não sabemos se a Quinta Edição é igual a esta. Nas 182 páginas, ela está assim dividida: Preâmbulo – fls. 1 e 2; Capítulo I – Pequena Conferência Espírita (Dividida em: Primeira Conversação: O Crítico (fls. 3 a 17)/ Segunda Conversação: O Cético (fls. 17 a 79) / Terceira Conversação: O Padre (fls. 79 a 109); Capítulo II – Noções Elementares de Espiritismo (fls. 110 a 153); Capítulo III - Solução de alguns problemas pela Doutrina Espírita (fls. 154 a 180); além de um pequeno índice nas páginas 181 e 182.

Fontes: As edições mostradas nas fotos (Primeiras Edições – a Segunda Edição – a Terceira Edição e a Sexta Edição) pertencem ao acervo do museu AllanKardec.online

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Allan Kardec - O Que é o Espiritismo) (Esta obra encerra, de forma compacta, uma introdução aos conceitos do Espiritismo e ao conhecimento do mundo invisível, um resumo da Doutrina Espírita, além de esclarecimentos em relação às principais dúvidas e objeções mais comuns que se levantam em relação à Doutrina Espírita)

Fontes: Allan Kardec.Onlline (Manuscritos Raros e Inéditos de Allan Kardec - Museu Virtual e Historiografia do Espiritismo)

Fontes: Federação Espírita Brasileira (Dúvidas mais frequentes)

"O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal"

Allan Kardec "O Codificador da Doutrina Espírita"

"O Espiritismo e o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese"

Allan Kardec "O Codificador da Doutrina Espírita"

"O Espiritismo nos traz conceitos novos e profundos a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das leis que regem a vida. Nos faz ver quem somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento"

Allan Kardec "O Codificador da Doutrina Espírita"

"O Espiritismo abrange todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos"

Allan Kardec "O Codificador da Doutrina Espírita"

 

 

ALLAN KARDEC

O QUE É O ESPIRITISMO

DOWNLOAD LIVROS GRÁTIS

EM PDF

 

Allan Kardec - O que é o Espiritismo

 

 

ALLAN KARDEC

Qu'est-ce que le Spiritisme

LES PREMIÈRES ÉDITIONS

LANGUE FRANÇAISE

PDF

 

 Allan Kardec - Qu'est-ce que le Spiritisme - 1ª Édition (1859)

 Allan Kardec - Qu'est-ce que le Spiritisme - 2ª Édition (1860) (Fr)

 Allan Kardec - Qu'est-ce que le Spiritisme - 3ª Édition (1862) (Fr)

 Allan Kardec - Qu'est-ce que le Spiritisme - 4ª Édition (1863) (Fr)