DR. GUSTAVE GELEY

FUNDADORES DO Instituto MetapsíquicA de Paris (I.M.I.)

O GRANDE PESQUISADOR ESPÍRITA

NO CAMPO DA MATERIALIZAÇÃO DE ESPÍRITOS

(1865 - 1924)

 

OBRAS RARAS TRADUZIDA

 

Biografia de Gustave Geley:

No dia 14 de julho de 1924, desencarnava tragicamente, esmagado e carbonizado em desastre aviatório ocorrido perto de Varsóvia, na Polônia. O Dr. Gustave Geley, doutor do Instituto Metapsíquico de Paris e grande cientista de renome mundial. Desencarnou em seu posto de luta, quando se dispunha a regressar à França, após ter procedido a inúmeras experimentações mediúnicas e ter proferido uma série de conferências em Praga (antiga Tchecoslováquia).

Transportando-se para Varsóvia, ali levou a efeito vários trabalhos com os médiuns Engenheiro Ossowieski e Franek Kluski e outros, obtendo grande número de moldes de mãos, braços e pernas em parafinas, os quais pretendia levar para a capital francesa.

O Dr. Gustave Geley encarnou em Montceau-les-Mines é uma comuna francesa na região administrativa de Borgonha-Franco-Condado, no departamento Saône-et-Loire, em 1868, tendo se formado em Medicina e sido interno de vários hospitais de Lyon. Laureado pela Faculdade de Medicina. Geley chegou a ser o facultativo mais solicitado de Annecy, na Alta Sabóia, e em toda a comarca.

Desde muito jovem demonstrou nítida tendência para a investigação dos fenômenos de premonição, sonambulismo e lucidez.

Posteriormente, integrou-se resolutamente nas experimentações de toda sorte no campo mediúnico, não ocultando as suas convicções espíritas e reencarnacionistas.

Com apenas 20 anos de idade publicou, sob o pseudônimo de Doutor Gyel, o livro "Ensaios de Revista Geral e Interpretação Sintética do Espiritismo". No ano seguinte publicou com seu nome real o Livro "Ser Consciente", em grosso Volume, publicou as conferências pronunciadas na Universidade de Annecy durante sua permanência naquela cidade, intitulando as "As provas do Transformismo e os Ensinamentos da doutrina evolucionista".

Em 1918 pronunciou conferência no Colégio da França, conseguindo atrair numerosos sábios, escritores e filósofos, alcançando com a mesma grande repercussão. No mesmo ano surgiu sua obra "Do Inconsciente no Consciente".

Durante a guerra de 1914-19 foi mobilizado como major da Armada Italiana, tendo por esta ocasião travado conhecimento com Roque Santoliquido, deputado, conselheiro de Estado, e Ministro da Higiene Pública da Itália, e grande oficial da Legião de Honra. Em companhia Santoliquido teve oportunidade de proceder a inúmeras investigações no campo da parapsicologia, as quais serviram de laço de união e de profunda amizade entre ambos.

Em 1920 fundou o Boletim do Instituto de Metapsíquica Internacional, transformado ulteriormente na célebre “Revista Metapsíquica". Em 1921 e 1923 compareceu aos Congressos de Copenhague e Varsóvia, onde exerceu atuação preponderante.

Poucos meses antes do acidente, publicou o seu último livro "A Ectoplasmia e a Clarividência".

Por ocasião da fundação do Instituto Internacional de Metapsíquica de Paris, graças ao concurso financeiro de Jean Meyer, o Dr. Santoliquido foi eleito presidente e Gustave Geley foi designado diretor. Esse Instituto foi posteriormente declarado de utilidade pública pelo governo francês, aderindo ao mesmo o Prof. Charles Richet, o conde Gramont do Instituto de França, o Dr. Colmette, o celebre astrônomo Camille Flammarion, Júlio Roche ex-ministro de estado, o Dr. Treissier, do hospital de Lyon, Sir Oliver Lodge, o Prof. Ernesto Bozzano e o Professor Meclainche, membro do Instituto de França e Inspetor Geral dos Serviços Sanitário da Agricultura.

No seio do Instituto, Geley procedeu diversas investigações através dos médiuns Franek Kluski, Eva C. (Marthe Beráud), Jean Guzik, Stefan Ossowieski, Erto e muitos outros, obtendo resultados notáveis. Sobre Ideoplastia, Ectoplasmia, e o fenômenos luminosos tiveram um cunho de grande relevância, conseguindo o sábio, os importantes moldes para o museu do Instituto.

Em sua primeira obra, entre várias considerações, afirma Geley: "A Doutrina Espírita é muito grandiosa para não impor aos pensadores uma discussão profunda. Bom número deles concluirá seguramente que e uma doutrina baseada sobre fatos experimentais tão numerosos e tão precisos, de acordo com todos os conhecimentos nos vários ramos da atividade humana, dando solução muito clara e muito satisfatória aos grandes problemas psicológicos e metafísico e verossímil, e muito mais, é verdadeira; é muito provavelmente verdadeira. Isso corresponde a dizer que a ciência desde agora não poderá mais se divorciar dos estudos psicológicos"

Há no ser vivente princípios dinâmicos e psíquicos de ordem superior, que independem do funcionamento orgânico, que preexistem e sobrevivem ao corpo. Esta certeza será a origem da maior revolução que eclodirá no domínio da existência intelectual e moram da humanidade.

Durante a gestão do Dr. Geley, o "Instituto de Metapsíquica" sofreu insidiosa e rude campanha de difamação, desencadeada simultaneamente pelos jesuítas, salientando-se dentre eles o padre Lucien Roure, e os seus panfletários de confiança, entre os quais o sr. Heuzé, pela razão simples de que o Dr. Gustave Geley, embora apaixonado pela clarividência, concedia aos fenômenos de ectoplasmia (materializações totais e parciais), primordial importância, para os quais contava com a colaboração de grandes médiuns, dentre eles se destacam o polonês Kluski.

Gustave Geley publicou, graças ao concurso de Gabriel Gobron, algumas crônicas na revista quinzenal que se publicava em Strasburgo "La Pensée Française", (O Pensamento Francês) órgão de feição esquerdista, independente e intrépido. A publicação destes artigos, teve pouca duração devido aos protestos clericais contra os diretores da revista.

UNIFICAÇÃO - Órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – USE / Agosto de 1963.

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Documentário - BBC - A Ciência e as Sessões Espíritas) (Documentário produzido pelo respeitado canal de televisão britânico BBC, no qual temos o resgate histórico daqueles foram os mais extraordinários eventos do século XIX: as manifestações espirituais, das quais brotaram, além da Doutrina Espírita, as grandes e revolucionárias invenções tecnológicas na âmbito das telecomunicações, como o rádio e a televisão. A BBC ratifica o que diz o Espiritismo sobre a importância dos fenômenos mediúnicos, que os historiadores tentaram encobrir a pretexto de interesses diversos.)

Fontes: Institut Métapsychique International

Fontes: l'Encyclopédie Spirite

"A Doutrina Espírita é muito grandiosa para não impor aos pensadores uma discussão profunda. Bom número deles concluirá seguramente que e uma doutrina baseada sobre fatos experimentais tão numerosos e tão precisos, de acordo com todos os conhecimentos nos vários ramos da atividade humana, dando solução muito clara e muito satisfatória aos grandes problemas psicológicos e metafísico e verossímil, e muito mais, é verdadeira; é muito provavelmente verdadeira. Isso corresponde a dizer que a ciência desde agora não poderá mais se divorciar dos estudos psicológicos."

Gustave Geley "Ensaios de Revista Geral e Interpretação Sintética do Espiritismo"

"Os fenômenos espíritas têm sido observados por muitíssimas testemunhas conscientes e por muitíssimos sábios ilustres que os controlaram, para que hoje se possam negar a priori. E mais ainda: ninguém tem o direito de combater sem prévia contra-experimentação, as conclusões experimentais dos pesquisadores: Crookes, Wallace, Zoellner, Aksakof, Oliver Lodge, Myers, Lombroso, Richet, De Rochas e tantos outros não menos ilustres.

Justificada ou não, a doutrina espírita é suficientemente grandiosa para suscitar discussão profunda aos pensadores, aos sábios e aos filósofos.

E muitos deles, depois de sério exame, concluirão certamente que uma doutrina baseada em fatos experimentais tão numerosos e precisos, de acordo com todos os conhecimentos científicos dos diversos ramos da atividade humana; que dá solução clara e satisfatória dos grandes problemas psicológicos e metafísicos; que uma doutrina assim, repito, é verossímil."

Gustave Geley "O Grande Pesquisador Espírita"

Assim foi a vida desse luminar da ciência que, antes de ser racional era lúcido o bastante para não cultivar superstições. Foi um gênio que fez bom uso do seu tempo, dedicando-o na aquisição de valores para o seu espírito e no enriquecimento da Ciência. Gustavo Geley desencarnou nas proximidades de Varsóvia, Polônia, no dia 14 de julho de 1924, num acidente de avião, quando regressava a Paris, após haver assistido, em Varsóvia, a várias sessões com Franek Kluski. Retirado dos destroços, ainda segurava a valise que continha fragmentos de moldes em parafina obtidos nas sessões. O avião era especial e fora fretado por Geley, por que o piloto da linha Varsóvia-Paris se negara a transportar a valise por conter objetos "diabólicos e maléficos".

Revista Espírita de agosto de 1924

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Biografia de Gustave Geley (UNIFICAÇÃO - Órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – USE / Agosto de 1963)

 

Gustave Geley - A Ectoplasmia e a Clarividência (Obra rara traduzida)

 

Gustave Geley - Do Inconsciente ao Consciente (Obra rara traduzida)

 

Gustave Geley - A Reencarnação (Enquete com Dr. Calderone) (Obra rara traduzida)

 

Gustave Geley - O Ser Subconsciente

 

Gustave Geley - Resumo da Doutrina Espírita

 

Baixar todas as obras no arquivo zipado

 

RELAÇÃO DE OBRAS em outros idiomas

 

Gustave Geley - Materialisations Experimente Franek-Kluski (1922) (Ger.)

 

Medium Frankiem Kluskim by Col. Norbert Ocholowicz (1926) (Pol.)

 

Baixar todas as obras no arquivo zipado