CAMILLE FLAMMARION

AS CASAS MAL ASSOMBRADAS

(A morte e seus mistérios)

EDITORA FEB

 

Camille Flammarion - Les Maisons Hantées

 En marge de la mort et son mystère

Ernest Flammarion, éditeur

Paris (1923)

Sinopse da obra:

Camille Flammarion, conhecido e respeitado astrônomo francês, foi um dos grandes propagadores do Espiritismo, em fins do século XIX e início do século XX.

Nesta obra ele faz uma minuciosa análise científica dos fenômenos extrafísicos nas chamadas casas mal-assombradas, demonstrando a presença, participação e direta responsabilidade dos espíritos.

Analisa vários aspectos dos fenômenos ali verificados que atestam a continuidade da vida após a morte e conclui pela necessidade de contínuo estudo das ciências psíquicas, sem idéias preconcebidas, ou que se vinculem a conveniências pessoais.

Trechos da obra:

Feliz o que pode conhecer as causas, proclamava Virgílio há dois mil anos, em suas Geórgicas admiráveis (II, 489), assinalando a ventura daqueles cuja inteligência robusta penetra os segredos da Natureza e se eleva acima das vulgaridades. Chegaremos a atingir essa ventura com a documentação reunida nesta obra?

Nessa documentação livre, independente de qualquer prejuízo, meus leitores sabem que não tive intuito outro que o de instruir-me a mim mesmo e apresentar-lhes o resultado das minhas investigações. Permitam, pois, lembrar-lhes que o meu estudo pessoal sobre esse mundo oculto começou em novembro de 1861, de parceria com Allan Kardec, fundador do moderno Espiritismo, e, incontestavelmente, o homem mais documentado há esse tempo.

Dele para cá, até o presente (1923), tenho tido ocasião de conhecer, mais ou menos, os trabalhos realizados sobre o assunto, em todas as partes do mundo. Confesso, portanto, que muito me surpreendo, quando vejo esses fenômenos negados por homens que parecem inteligentes, instruídos e ponderados.

Fontes: A Luz na Mente » Revista on line de Artigos Espíritas (Itatira - surto mediúnico coletivo ou histeria generalizada?)

Fontes: A Luz na Mente » Revista on line de Artigos Espíritas (Talismãs, fitinhas do “Senhor do Bonfim” e outros amuletos num conciso comentário espírita)

"Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu."

Mateus (18:18)

"Todo ser vivo é uma força dinâmica. O próprio pensamento é um ato dinâmico."

Camille Flammarion "O Grande Pelegrino das Estrelas"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Allan Kardec - O Livro dos Médiuns (Obra de Allan Kardec - "O Livro dos Médiuns" - Segunda Parte - Das Materializações Espírita - Dos Lugares Assombrados -  Cap. IX)

 

Camille Flammarion - As Casas Mal Assombradas PDF