RUFINA NOEGGERATH

BOA MÃE

(BONNE MAMAN)

 

O GRANDE FAROL DO ESPIRITISMO

EM SEUS PRIMÓRDIOS

(1821 - 1908)

 

 

Rufina Noeggerath - La Survie

Sa réalité, sa manifestation, sa philosophie, Échos de l'au-delà

Préface: Camille Flammarion

Paris

Editeur: Leymarie

1897

Biografia de Rufina Noeggerath:

Rufina Noeggerath nascida na França em 1821.

Casada com um médico hipnólogo, presume-se que foi através dele que ela foi iniciada no conhecimento do magnetismo animal e do sonambulismo magnético.

Com a morte de seu marido em 1852, ela tentou entrar em comunicação com ele, o que a levou ao Espiritismo no fim do Segundo Império da França.

Além dessa motivação, ela está interessada nas provas de sobrevivência após a morte, com uma abordagem científica.

Rufina Noeggerath eliminando assim as diferentes formas de religião e de expressão através da combinação de cada crença, em todas as formas em que a fé pode ser expressada sob a bandeira do Espiritismo.

Médium dotada, ela criou o seu próprio grupo espírita. Este grupo se reunia todas quartas-feiras aonde participavam ativamente os grandes luminares das artes ou das letras na França de sua época ou de seguidores do Espiritismo.

E tinha como objetivo principal ajudar todos aqueles que quisessem aprofundar a sua paixão pelas ciências espíritas.

São estas suas qualidades morais, suas bondades naturais e inesgotáveis caridades que lhe deram o apelido de Bonne Maman. (Boa Mãe)

Em 1897 e a mais antiga espírita da França com 76 anos, publica a sua principal obra espírita (La Survie) com prefácio de Camille Flammarion.

Em nada conseguiram apagar do seu espírito lúcido o grande vigor intelectual, pois ela representava "a alma do movimento espírita de sua época".

Rufina Noeggerath morreu em 1908 com a idade de 87. É o seu túmulo está no Cimetière Père Lachaise que é um lugar de passagem para todos os espíritas do mundo que visitam Paris.

Fontes: Centre Spirite Lyonnais Allan Kardec

Cimetière Père Lachaise

Fontes: Centre Spirite Lyonnais Allan Kardec

Fontes: Instituto de Pesquisas Espíritas Allan Kardec (IPEAK)

"A sobrevivência é uma verdade comprovada, inegável, sem qualquer dogma. Ela pode ser considerado uma religião, espera-se que seu estudo tem o efeito de libertar a mente, ao pensamento livre que é acessível a todos, independentemente de crenças religiosas."

Rufina Noeggerath "Boa Mãe"

"O Espiritismo não deve ser classificado entre as ciências da conjetura, como a astrologia, etc. Essas chamadas ciências, de fato, são baseadas em conjecturas. As conjecturas são presunções, opiniões baseadas em dados incertos; os pressupostos são baseados em probabilidades. Os fundamentos do Espiritismo são as certezas dadas pelas provas das identidades dos manifestantes."

Henri Regnault "O Biógrafo de Allan Kardec"
 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Biografia de Rufina Noeggerath

 

Rufina Noeggerath - La Survie (1897) (Fr.)

 

Baixar todos as obras da médium Rufina Noeggerath no arquivo zipado