ROBERT DALE OWEN

O REFORMADOR SOCIAL

O GRANDE PRECURSOR DO ESPIRITISMO

NOS ESTADOS UNIDOS

(1801 - 1877)

 

O site vem agora apresentar mais um grande Gigante do Espiritismo, agora vindo do Estados Unidos, pois foi um dos trabalhadores das primeiras horas no Surgimento da Doutrina Espírita.

Biografia de Robert Dale Owen:

Robert Dale Owen nasceu em 7 de novembro de 1801 em Glasgow na Escócia e desencarnou em 24 de junho de 1877.

Dale Owen era filho do socialista galês Robert Owen (1771-1858), um reformador social de grande renome, que se devotou à educação da juventude, à melhoria das condições de vida dos pobres e é considerado o pai do movimento de cooperativas.

Dale Owen emigrou para os Estados Unidos em 1825 e ajudou seu pai a criar uma comunidade - New Harmony - em Indiana organizada segundo seus ideais socialistas. O empreendimento não teve sucesso e, após um breve período na Europa, Dale Owen se estabeleceu em Nova Iorque onde dirigiu o jornal "Free Enquirer" (1828-1832).

Em 1833 ele retornou para Indiana e a partir de 1835 começou sua atuação política pelo partido Democrata. A relação apresentada pelo Diretório Biográfico do Congresso Americano dá uma idéia da carreira política de Dale Owen:

- Indiana House of representatives 1835-1838 (o equivalente a deputado estadual);

- Deputado pelo partido Democrata no Congresso Americano (March 4, 1843-March 3, 1847)

- Indiana Constitutional Convention (equivalente a uma assembléia constituinte estatual) em 1850.

- Indiana House of representatives em 1851.

- Embaixador dos Estados Unidos em Nápoles (na época capital do Reino das Duas Sicilias) de 1853 a 1858.

Dedicou-se ao Estudo do Espiritismo visando provar a seu pai o grave erro em que ele incorria ao se interessar pelos fenômenos supranormais. E o resultado de suas investigações foi render-se à evidência dos fatos por ele verificados.

Robert Dale Owen devotou sua vida a expansão dos Postulados da Doutrina Espírita dentro dos Estados Unidos é como um espiritualista convicto e de grande integridade.

No inicio de janeiro de 1875 ele escreveu um artigo para o jornal Atlantic Monthly sobre as sessões de materialização do espírito Katie King (famoso pelos estudos realizados entre 1871 e 1874 pelo cientista inglês Willian Crookes com o auxílio da médium Florence Cook).

Publicou várias obras nas quais declara sua convicção na sobrevivência do espírito após a morte do corpo físico e a mais importante foi o livro intitulado "Região em Litígio entre este Mundo e o Outro" publicado na Filadélfia, em 1877.

Fontes: ABC do Espiritismo de Victor Ribas Carneiro

Ver no site os precursores do Espiritismo com as Irmãs Fox

Fontes: The International Association for the Preservation of Spiritualist

Fontes: Portal Faculty Evansville

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Artigos Espíritas - Identidade dos Espíritos (Robert Dale Owen - Região em Litígio)


Biografia de Robert Dale Owen

 

Robert Dale Owen - Região em Litígio