Paulo Neto

 

Kardec não antecipou Darwin

 

Conclusão:

 

A conclusão que chegamos é exatamente o contrário do que dizem. Para nós, foi Kardec  que se aproveitou da teoria da evolução das espécies de Darwin para voltar com o assunto e,  como já havia suporte científico, os Espíritos foram mais explícitos na questão, reformulando o  que disseram anteriormente, para afirmarem sobre a evolução do espírito através do reino  animal. Lembrando o que dissera Jesus em João 16,12: “Tenho ainda muito que vos dizer, mas  não podeis agora suportar”.

 

Compreendemos que, para que pudéssemos entender, houve a necessidade de ter um  suporte científico para que a informação tivesse condições de ser assimilada por nós.

 

Por outro lado, Kardec também deixou bem claro que: “[...] Caminhando de par com o  progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe  demonstrarem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificará nesse ponto. Se  uma verdade nova se revelar, ele a aceitará”. (KARDEC, 2007e, p. 54). O que demonstra que o  Espiritismo deverá aliar-se às novas verdades científicas; evidentemente, obedecendo aos  princípios morais e éticos cristãos.

 

Paulo Neto
 

 Ver no site o Pesquisador Espírita Alfred Russel Wallace

 

Fontes: Portal Paulo Neto (O Grande Articulista Espírita)

 

"A Ciência se preocupa com o principio da vida material, e o Espiritismo se preocupa com o princípio da vida espiritual", Deve sempre obedecer as leis naturais. A Ciência e o Espiritismo se completam"

 

Allan Kardec "O Codificador da Doutrina Espírita"

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Paulo Neto - Kardec não antecipou Darwin