Paulo Neto

 

Espírito de Verdade, quem seria ele?

 

Introdução da obra:

 

A resposta a essa pergunta é um assunto ainda muito polêmico no meio Espírita. Para uns o Espírito de Verdade é Jesus; outros dizem que não; e, completando, há os que não se preocupam nem um pouco com a sua identificação.

 

Podemos também encontrar aqueles que acham que é coisa de somenos importância e, finalmente, a turma do tanto faz. Embora esse assunto não seja objeto de grande destaque na mídia espírita, chama-nos a atenção o fato dele ser causa de tantas discussões, pois, a essa altura do campeonato – cerca de pouco mais um século e meio de Doutrina –, nós, os Espíritas, já deveríamos ter plena certeza de quem, realmente, assinara nas obras da Codificação, usando este codinome.

 

Assim sendo, traremos nossa contribuição, na condição de ser apenas um estudioso, para, quem sabe, se não resolver de uma vez por todas a questão, pelo menos indicar um caminho que leve a deduzir claramente quem seria o Espírito de Verdade.

 

Esclarecemos, logo de início, que não temos a pretensão de refutar nenhum artigo escrito sobre o assunto.E fazemos questão de reafirmar que queremos apenas contribuir para elucidar essa questão.

 

Paulo Neto

Citações do tema:

 

Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos Céus, qual imenso exército que se movimenta ao receber as ordens do seu comando, espalham-se por toda a superfície da Terra e, semelhantes a estrelas cadentes, vêm iluminar os caminhos e abrir os olhos aos cegos.

 

Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas hão de ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos.

 

As grandes vozes do Céu ressoam como sons de trombetas, e os cânticos dos anjos se lhes associam. Nós vos convidamos, a vós homens, para o divino concerto. Tomai da lira, fazei uníssonas vossas vozes, e que, num hino sagrado, elas se estendam e repercutam de um extremo a outro do Universo.

 

Homens, irmãos a quem amamos, aqui estamos junto de vós. Amai-vos, também, uns aos outros e dizei do fundo do coração, fazendo as vontades do Pai, que está no Céu: Senhor! Senhor!... e podereis entrar no reino dos Céus.

 

O Espírito de Verdade

 

Fontes: O Evangelho Segundo O Espiritismo por Allan Kardec - Tradução de Herculano Pires

 

Ver no site a obra da Codificação Espírita (O Evangelho Segundo o Espiritismo)

 

Ver no site a obra psicografada por Chico Xavier "O Consolador" ditado pelo espírito de Emmnuel

 

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Palestras Espírita com Paulo Neto)

 

Fontes: Portal Paulo Neto (O Grande Articulista Espírita)

 

 

"Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, para que fique eternamente convosco, o Espírito da Verdade, a quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Mas vós o conhecereis, porque ele ficará convosco e estará em vós. - Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito."

 

Evangelho de João (João, XIV: 15 a 17 e 26)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Paulo Neto - Espírito de Verdade, quem seria ele?