Nestor João Masotti

uma carta viva do espiritismo

ex-presidente da feb e da cei

O SEMEADOR DO Espiritismo no Brasil e no mundo

o FIEL escudeiro de allan kardec

(1937 - 2014)

 

Nestor João Masotti

PALESTRAS ESPÍRITAS grátis

EM VÍDEOS PARA BAIXAR

 

 

01 PARTE

Papel internacional de Nestor Masotti

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Nestor João Masotti exerceu significativo papel no Conselho Espírita Internacional. Quase sete anos após seu afastamento do CEI é oportuna a recordação sobre sua atuação internacional.

Próximo a Nestor, vivemos momentos prévios ao CEI, desde o 1º Congresso Espírita Internacional (Brasília, outubro de 1989) e sentimos o interesse para a criação de uma organização mundial, a motivação de Nestor e a firmeza do presidente da FEB Thiesen. Com atuações do presidente Juvanir Borges de Souza; dos vice-presidentes Nestor e Altivo Ferreira; e do diretor Paulo Roberto Pereira da Costa, ocorreram reuniões em Liège (Bélgica, 1990) e em São Paulo durante o Congresso FEESPÍRITA (1991). Apoiamos esta reunião como presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, inclusive com jantar de confraternização aos representantes de 16 países.

Resultante dessas conversações foi criado o Conselho Espírita Internacional, durante o Congresso Nacional de Espiritismo da Espanha (Madrid, 28/11/1992), com nove países membros, o que foi paulatinamente ampliado. Nestor integrou a Comissão Executiva desde o início e durante muitos anos como secretário geral.

Acompanhamos a reunião da Comissão Executiva do CEI, durante o 1º Congresso Espírita dos Estados Unidos (Miami, outubro de 2000). Já residindo em Brasília, por solicitação e com a coordenação de Nestor colaboramos em ações do CEI na FEB e em vários países: Congressos Mundiais; seminários para preparação de trabalhadores; estímulo para fundação de entidades nacionais nos países; recuperação da Revue Spirite; criações da TVCEI e EDICEI. Nestor estimulou a criação de postos da EDICEI em Winterthur e Miami. Com dinamismo, trabalhava pela autossustentação e descentralização do CEI.

Eis comentários de participantes de momentos importantes do CEI, como Elsa Rossi (Reino Unido; membro da Comissão Executiva do CEI):

“Tenho prestigiado e colaborado em todos os Congressos promovidos pelo CEI, desde sua fundação em Madrid. O chamamento para essa tarefa junto ao CEI aconteceu antes de sua fundação e se fortaleceu no 1º Congresso Espírita Mundial (Brasília, 1995). Já mantínhamos contactos com o exterior e organizamos no período deste Congresso, visitas de delegações a instituições de Curitiba. Solidifiquei esse compromisso, e resolvi emigrar para o Reino Unido, para dar um apoio maior à Europa.”

“Aprendi muito com Nestor e levo no coração a cartilha de seus ensinamentos. Ele não deixava ninguém de fora: jamais excluía pessoas, grupos ou federativas. Aprendi com ele a construir pontes de fraternidade, potencial de união, apoiar os que queriam se disponibilizar ao trabalho da divulgação com instalação de estudos, de grupos mesmo pequeninos, seguindo conselho de Kardec. Aos grupos sem condições de importar livros Nestor os enviava gratuitamente. Ele nos apoiou na preparação do folheto The Spiritist Philosophy Gatherings, visando atender os trabalhadores e frequentadores que não entendem português. Ajudou-nos muito e conseguia apoio da FEB, do CEI ou de pessoas com capacidade para apoiar os eventos em outros países. O CEI de 1992 a 2016 cresceu em tarefas: TVCEI, EDICEI, Revistas, Boletim Trimestral, Congressos, Seminários, Manuais e Campanhas como a oferecida por Portugal “Amor à vida”, para ser adaptada às necessidades dos países.”

Charles Kempf (França, ex-secretário geral do CEI) relata:

“Encontrei Nestor pela primeira vez “por acaso” em Recife, durante reunião regional da FEB em 1991. Mantivemos breve e cordial entrevista, e como eu procurava centros espíritas na França, ele nos informou sobre o CESAK e Cláudia Bonmartin em Paris. Em 1992, passei a ajudar Roger Perez, presidente da USFF, nos contatos com Nestor; participei do 1º Congresso Espírita Mundial e da 2ª Reunião Ordinária do CEI (Brasília, 1995) e conheci melhor Nestor, que substituiu Rafael Molina na secretaria geral do CEI. Minha atuação mais ativa foi a partir de 1995.”

Nestor planejava a divulgação dos livros de Chico Xavier pelo CEI e promoveu a tradução e edição destes com autorização da FEB, contando com traduções do francês Pierre-Etienne Jay, que residia em Brasília. O lançamento inaugural e histórico de três livros de André Luiz em francês pela EDICEI foi em Paris (22 e 23/10/2005), durante o Simpósio de Preparação de Trabalhadores e Dirigentes para o Movimento Espírita da União Espírita Francesa e Francofônica, dirigida por Roger Perez.

Nestor estava adoentado e credenciou-nos para representá-lo, e, Evandro Noleto Bezerra, diretor da FEB. Conosco nosso filho Flávio, que iria à Europa por conta própria e os livros foram levados em mãos pelos três passageiros; presença de mais de 40 espíritas franceses, como Roger, Charles e o tradutor; Jean Paul Évrard, presidente da União Espírita Belga; representantes da Holanda, Luxemburgo e Canadá.

Elsa Rossi intermediou as traduções para o russo e estivemos juntos no lançamento dessas obras em Minsk (Bielorrússia, novembro de 2009). Com nossa esposa Célia que viajava por conta própria, levamos os livros em mãos. Relata Elsa:

“Em Reuniões do CEI com países membros e convidados, comparecia Spartak Severin, da Bielorússia. Com a amizade, Spartak mostrou-nos suas traduções profissionais do francês ao russo para a TV estatal em Minsk e fiz a ponte com Nestor. Destes contatos nasceram sem custos para o CEI legendas em russo de filmes e de seminários. Ele perdeu o emprego em função das condições de seu país e mediante contrato passou a traduzir para o CEI as obras em russo, de: Kardec, André Luiz, Emmanuel, Yvonne A. Pereira e Divaldo; há outras ainda, sem publicação na EDICEI.”

Históricos esclarecimentos de Charles Kempf sobre a Revista Espírita:

“A continuação da Revue Spirite era a preocupação maior de Roger Perez, que recuperou os direitos em 1988 depois do desvio para a parapsicologia feito pela antiga Union Spirite Française, nos tempos de André Dumas. Roger e sua pequena equipe produziam a Revista “manualmente” com grande esforço. Nestor como Secretário Geral do CEI inspirava uma grande confiança e Roger, com suas inspirações repentinas, solicitou publicamente que o CEI assumisse a edição de La Revue Spirite no 2º Congresso Espírita Mundial (Lisboa, 1998). Na 7ª Reunião Ordinária do CEI em Miami (outubro de 2000) esta proposta foi aprovada. Com a colaboração da Editora O Clarim de Matão (SP, Brasil) na composição e impressão, o primeiro número como órgão oficial do CEI saiu no 2º Trimestre de 2001, antes do 3º. Congresso na Guatemala.

O CEI se tornou coproprietário da marca em 29/01/2001 e único proprietário em 2009. A Revue Spirite teve versões em espanhol, alguns números em esperanto e russo, um em português e mantém a versão em inglês. A partir do 2º Trimestre de 2011, o CEI transferiu a realização da Revue Spirite ao Mouvement Spirite Francophone, que foi aprovada na Reunião do CEI em Montreal (2012).”.

Nestor participou de eventos na Organização das Nações Unidas. Charles compareceu a convite dele no Millennium World Peace Summit of Religious and Spiritual Leaders, em Nova York (28 a 31/8/2000). A FEB, Divaldo e o CEI assinaram o “compromisso” de paz finalizado no evento. Participamos do “Tributo a Chico Xavier” na ONU, no dia 6/8/2010, organizado por Vanessa Anseloni, com apoio de Nestor e participação de funcionária da ONU Rosely Saad.

Nestor se afastou do CEI repentinamente por razões de saúde no final de maio de 2012. Por indicação dele o substituímos como presidente interino da FEB e Charles Kempf assumiu como secretário geral interino do CEI. Houve reunião da Comissão Executiva do CEI para se tomar conhecimento do novo cenário, pois vários projetos de Nestor ligados à administração e captação de recursos para o CEI estavam interrompidos.

Alguns colaboradores tinham delegações para ações e sem conhecimento detalhado de outras áreas; tínhamos delegação de Nestor para os assuntos de unificação. Este cenário induziu a análises técnicas e providências emergenciais de gestão, com apoio da Comissão Executiva do CEI, e, da FEB, pois também convocamos reuniões de seus órgãos colegiados. Acompanhamos a nova etapa do CEI como membro da Comissão Executiva até o final do mandato do secretário geral Charles (2016), e, como presidente da FEB até março de 2015, mantendo os convênios e a retaguarda ao CEI.

Independentemente das dificuldades de menor ou maior intensidade, enaltecemos os esforços de Nestor durante 20 anos para consolidar, dinamizar e dotar o CEI de instrumentos para a difusão internacional do Espiritismo.

(*) Ex-presidente da FEB e da USE-SP; ex-membro da Comissão Executiva do CEI.

Fontes: Carvalho, Antonio Cesar Perri. Papel Internacional de Nestor Masotti. Revista internacional de espiritismo. Ano XCIV. N.1. Fevereiro de 2019. P.30-32.

 

 

02 PARTE

Nestor Masotti

e a divulgação internacional de Kardec

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Nestor Masotti que empreendeu marcante trabalho no movimento espírita internacional como dirigente do Conselho Espírita Internacional.

Mais de quatro anos após a partida de Nestor (1937-2014) para o Mundo Espiritual, mas bem antes afastado de seus encargos na FEB e no CEI por razões de saúde, e, como mantivemos longa amizade e vivenciamos juntos muitas ações parece-nos oportuno alguns registros.

Aqui destacamos seu foco na divulgação de Allan Kardec no âmbito internacional, inclusive com depoimentos de companheiros de outros países.

Mas essa foi sua ação continuada, iniciando por nosso país. Poucos anos após assumir a presidência da FEB convocou Assembleia Geral para se alterar o Estatuto da Instituição e inclusive retirando o parágrafo sobre o estudo das obras de J.B. Roustaing, sendo colhido de surpresa na abertura do evento com um Oficial de Justiça que trazia decisão liminar de um Juiz para se suspender a Assembleia.

Estávamos presente como sócio da FEB. O processo judicial tramitou durante mais de uma década até que uma Desembargadora do Tribunal do Justiça do Rio de Janeiro deu ganho de causa à FEB, representada pelo então presidente, afirmando que o citado parágrafo não era “cláusula pétrea” e que a alteração estatutária poderia ser realizada. Nestor já estava afastado e nós estávamos no final de nossa gestão como presidente da FEB.

Simultaneamente Nestor incentivou e apoiou nova tradução de todas as obras de Allan Kardec, inclusive da coleção Revista Espírita, por Evandro Noleto Bezerra. Obras que foram valorizadas em momentos históricos, as comemorações do Bicentenário de nascimento de Kardec e 150 anos da publicação de O livro dos espíritos.

Algum tempo depois, já organizando a Editora do CEI, foram providenciadas as traduções das obras de Kardec e também de Chico Xavier para vários idiomas, fatos relatados em outro texto.

Em função das citadas efemérides marcantes é que Nestor imprimiu ampla divulgação das obras do Codificador nas ações do CEI. Propositalmente, o 4º Congresso Mundial de Espiritismo, promovido pelo CEI, foi programado para Paris, para se comemorar em terras francesas o Bicentenário de nascimento de Kardec em outubro de 2004.

Nestor dedicou-se com afinco junto com Roger Perez, presidente da União Espírita Francesa e Francofônica (USFF). Havia muitas dificuldades a serem superadas e até a definição final da sede do evento, preparativos, programação e divulgação, acompanhamos Nestor em três reuniões preparatórias realizadas em Paris, aproveitando-se outros eventos franceses. O Congresso foi um sucesso marcante!

Dois episódios preparatórios merecem ser registrados sobre a visita a diplomatas da França e do Brasil. No dia 13/5/2004, estivemos com Nestor na Embaixada da França, em Brasília, em visita ao embaixador Jean de Gliniasty, que se mostrou muito interessado nas comemorações em homenagem ao cidadão francês Allan Kardec, no Brasil e na França. Recebeu obras do Codificador em francês e português.

Ficou surpreso com as informações sobre os dados quantitativos de edições de obras de Kardec em português e fez inusitado depoimento, ao relatar que na infância tinha familiares que liam obras de Kardec. Logo depois, em seguida à reunião realizada em Paris da Coordenadoria da Europa, do CEI, no dia 26/5/2004, comparecemos com Nestor em audiências na Embaixada do Brasil na França e também estavam presentes dirigentes franceses e Oceano Vieira de Melo. Fomos recebidos pelos 1ºs Secretários Fernando Luís Lemos Igreja e João Tabajara de Oliveira Júnior, este último também com encargos consulares, e pelo próprio embaixador Sérgio Amaral. Todos receberam livros do Codificador e se prontificaram a dar retaguarda ao Congresso Mundial que estava sendo programado. Realmente, durante o evento houve representação da Embaixada do Brasil.

Por ocasião dos 150 anos de O livro dos espíritos, em 23/6/2007, o CEI apoiou e correalizou com a União dos Centros de Estudos Espíritas na Suíça, da realização de marcante comemoração no Castelo de Yverdun – onde Rivail estudou com Pestalozzi -, oportunidade em que atuamos juntamente com Nestor, Charles Kempf, Evandro Noleto Bezerra e Gorette Newton.

A colaboração de Nestor ao movimento espírita francês ocorreu em vários momentos. Em outro texto transcrevemos texto de Charles Kempf, ex-secretário geral do CEI, relatando o trabalho de Roger Perez, da USFF, para recuperar os direitos da Revista espírita, fundada por Kardec, e depois com apoio de Nestor a passagem para o CEI e para Le Mouvement Spirite Francophone, que a edita atualmente. O projeto de Nestor de ampliar a abrangência da Revista espírita teve momentos com edições em espanhol e se mantém em inglês.

Eis relatos interessantes de Vanessa Anseloni (EUA, editora de Spiritist magazine):

“Em dezembro de 2007, visitávamos a FEB, quando Nestor Masotti e Cesar Perri de Carvalho nos convidaram à posição de editora-chefe da Spiritist magazine. Depois de traçarmos um plano básico de consistência e diretriz editorial, iniciamos os trabalhos imediatamente, lançando a edição da Spiritist magazine em abril de 2008 junto ao Segundo Simpósio Espírita Norte-Americano, em Nova Iorque. Graças ao apoio incondicional de Nestor Masotti e Cesar Perri de Carvalho, pudemos publicar edições ininterruptas há mais de 10 anos. A Spiritist magazine pode ser acessada gratuitamente em website (www.spiritistmagazine.org) ou pelo aplicativo Spiritist magazine.”

Vanessa Anseloni também comenta sobre o “Tributo a Chico Xavier”, na ONU, em agosto de 2010:

“Por ocasião dos 100 anos de Chico Xavier, organizamos sob inspiração dos Amigos Espirituais, um Tributo a Chico Xavier na ONU, que reunira mais de 600 pessoas. Nestor Masotti e Cesar Perri de Carvalho vieram do Brasil como representantes da FEB e do Conselho Espírita Internacional. Apesar de nosso esposo, Carlos Dias, ter pago o aluguel do salão da ONU, Nestor Masotti reembolsou-o, a fim de cobrir as despesas do evento inesquecível.”

Em outra publicação trouxemos relatos de Elsa Rossi, dirigente da British Union of Spiritist Societies e membro da Comissão Executiva do CEI, sobre apoio de Nestor a ações na Europa, inclusive com folheto em inglês sobre as obras de Kardec.

Torna-se oportuno trazermos o depoimento de um sul-americano, Fábio Villarraga (Colômbia, membro da Comissão Executiva do CEI):

“Em relação a Nestor podemos dizer o que se segue: foi sob a Secretaria Geral de Nestor Masotti que em um dia do ano de 2002 ele me chamou para dizer que havia sido criado na 8ª Reunião Ordinária do CEI a Coordenadoria de Apoio ao Movimento Espírita das Américas e que haviam me designado para Coordenar a da América do Sul. A notícia me deixou muito surpreso e profundamente pensativo. Perguntei-lhe o que deveria fazer. Ele respondeu que iria realizar em Buenos Aires a 1ª. Reunião da Coordenadoria da América do Sul em junho de 2003 e que o anfitrião seria a Confederação Espírita Argentina. E assim aconteceu como Nestor havia vislumbrado para o início de um trabalho por toda América do Sul espírita e que tem evoluído e agora em 2019 vamos para o 5º. Congresso Espírita Sulamericano na Bolívia, e também se desenvolverá a 4ª. experiência dos seminários de preparação por áreas para trabalhadores do centro espírita. Tudo lembrando esse grande líder e pioneiro espírita como é nosso irmão Nestor João Masotti agora na dimensão espiritual observando as sementes crescerem daquelas que semearam em seu caminho através da Terra."

No primeiro Congresso Mundial a que Nestor não compareceu, o realizado em Havana (março de 2013), fizemos homenagem ao ex-secretário geral. Agora, em rápidas anotações relembramos algumas destacadas ações internacionais de Nestor Masotti inspiradas no seu persistente projeto de valorizar e estimular o estudo das obras de Allan Kardec.

(*) Foi presidente da FEB e membro da Comissão Executiva do CEI.

Fonte: Jornal digital O Consolador, edição de 03/02/2019, Ano 12 – N° 604:
http://www.oconsolador.com.br/ano12/604/especial2.html

 

 

03 PARTE

Nestor, as batalhas e a trombeta

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Nestor João Masotti teve intensa atuação no movimento espírita do país e no exterior. Durante décadas, dos eventos jovens até à USE-SP, FEB e CEI, sempre tivemos muito contato e ações conjuntas. Acompanhamos muitas lutas de Nestor em vários níveis e momentos.

Passado poucos anos de sua desencarnação, sentimos falta de menções ao seu trabalho e vimos alguns textos atribuídos ao seu espírito… Parece-nos que deveríamos relembrar sua destacada contribuição.

Aliás, quando se comenta sobre algum vulto do momento ou na condição de “ex”, e, de mensagens mediúnicas no meio espírita, muitas vezes há muitas inferências e inclusões de julgamentos pessoais e parciais. Há poucos anos, em entrevista à TV, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, atendendo à pergunta sobre as continuadas críticas que recebeu dos governos que o sucederam, comentou que ao analisar as informações verificou que em realidade haviam criado um outro “personagem”.

O entrevistado citou o conto do conhecido literato argentino Jorge Luís Borges – “Borges y yo”, incluído no livro O fazedor, onde se comenta as diferenças sentidas por Borges sobre o que divulgam e como ele próprio se vê. Ao final, encerra o conto: “Eu não sei qual dos dois escreve esta página”…

Voltando ao Nestor: inicialmente elaboramos dois textos sobre sua participação internacional.(1) (2) E, agora, fazemos uma síntese sobre sua atuação nacional.

Durante sua gestão como presidente da FEB o acompanhamos em ações de unificação, de preparação de trabalhadores e de divulgação doutrinária, principalmente em função de nosso encargo como secretário geral do Conselho Federativo Nacional da FEB. Nos momentos complexos em seguida ao abrupto afastamento de Nestor da presidência da FEB, por razões de saúde, por sua indicação assumimos a presidência interina da FEB. Vimo-nos à frente de encargos pesados, mas contamos com a colaboração do Conselho Diretor e Diretoria Executiva da FEB, em reuniões que se fizeram necessárias com periodicidade quinzenal para o equacionamento de situações complexas.

Sobre sua atuação lembramos que Nestor foi presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Esta experiência é que foi ampliada como presidente da FEB, e transcrevemos trechos de livro nosso (3):

Nestor João Masotti (Pindorama, SP, 1927; Brasília, 2014). Foi o 21º presidente (2001-2013, mas afastado desde 2012). Antes da presidência foi secretário geral do CFN. Reformulou a sede da Editora da FEB no Rio de Janeiro e estimulou a ampla divulgação das obras de Allan Kardec, a tradução da Revista Espírita e das obras do Codificador.

Tentou a retirada de cláusula sobre Roustaing no Estatuto da FEB, mas sua proposta foi interrompida por demorada ação judicial, liberada apenas na época de sua desencarnação. Na sua gestão foram realizados dois Congressos Espíritas Brasileiros (2007 e 2010); comemorações do Bicentenário de nascimento de Allan Kardec com emissão de selo comemorativo pelos Correios; Sesquicentenário de O Livro dos Espíritos com emissão de selo comemorativo pelos Correios e o “Projeto Centenário de Chico Xavier” (2010); foram cunhadas medalhas pela Casa da Moeda em homenagem a Chico Xavier (2010); Sesquicentenário de O livro dos médiuns (2011); Centenário da Sede Histórica do Rio (2011).

O CFN aprovou: Atividade de Preparação de Trabalhadores Espíritas (2002), que gerou o curso “Capacitação Administrativa da Casa Espírita”; Campanha “Construamos a Paz Promovendo o Bem!” (2002); “Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro (2007-2012)”; Campanha “O Evangelho no Lar e no Coração” (2008); Orientação aos órgãos de unificação (2009); Regimento Interno do Conselho Federativo Nacional da FEB (2011).

A FEB apoiou: a criação do Movimento Nacional Em Defesa da Vida-Brasil sem Aborto; reforma das instalações da Fazenda Modelo e construção do Memorial do C.E. Luís Gonzaga de Pedro Leopoldo (MG); os filmes “Chico Xavier”, “Nosso Lar” e “E a Vida Continua…” Simultaneamente ao cargo de Presidente da FEB exerceu também o cargo de secretário-geral do Conselho Espírita Internacional.

Entre os momentos do afastamento de Nestor e após sua desencarnação, já como presidente efetivo da FEB tivemos oportunidade de conduzir algumas homenagens, registrando nosso reconhecimento ao amigo de muitos anos.

No dia seguinte à eleição na FEB, no dia 17 de março de 2013, acompanhado de nossa esposa Célia, estivemos em São Paulo especialmente para visitar Nestor e entregar-lhe uma placa de prata, em nome do Conselho Superior e da direção da FEB. Ele se encontrava em fase de tratamento, hospedado na casa de sua irmã Norma. Ali, além das citadas, também estavam presentes sua esposa Maria Euny e o ex-diretor da FEB e da USE-SP Paulo Roberto Pereira da Costa.

Na cerimônia de passagem do Museu Espírita de São Paulo para a FEB, aos 18 de abril de 2013, o ex-presidente Nestor foi homenageado, oportunidade que estavam presentes três diretores da FEB, incluindo nossa esposa, os fundadores do Museu e vários confrades da capital paulista.

Por ocasião da reunião do Conselho Federativo Nacional da FEB, no dia 8 de novembro de 2013, procedemos à inauguração do Espaço Cultural da FEB, em Brasília, e foi introduzida a foto de Nestor na Galeria dos ex-presidentes, contando com a presença dele e esposa para o descerramento da foto.

Na abertura de reunião extraordinária do Conselho Federativo Nacional da FEB, no dia 22 de agosto de 2014, convidamos Nestor para se assentar à mesa, concedemos a palavra e o homenageamos, e este seria seu último aparecimento público.

Três dias após sua desencarnação, na tarde do dia 6 de setembro de 2014, ainda com suas irmãs presentes em Brasília, a esposa, filhos, genro, nora, netos, alguns diretores da FEB e amigos, procedemos à instalação de um painel em homenagem a Nestor no Espaço Cultural da FEB.

Dispomos de muita documentação, mas concluímos nosso sintético registro sobre Nestor na FEB lembrando de uma frase de Paulo que ele sempre repetia nas suas exposições verbais:

“Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?” (1 Cor. 14, 8).

Referências:

1. Carvalho, Antonio Cesar Perri. Papel internacional de Nestor Masotti. Revista internacional de espiritismo. Ano XCIV. N.1. Fevereiro de 2019. P.30-32.

2. Carvalho, Antonio Cesar Perri. Nestor Masotti e a divulgação internacional de Kardec. O Consolador. Ano 12. N° 604. Edição de 03/02/2019

3. Carvalho, Antonio Cesar Perri. União dos espíritas. Para onde vamos? Cap. 3.4. Capivari: Ed. EME. 2018.

(*) – Foi presidente da FEB (interino de maio de 2012 a março de 2013; efetivo de março de 2013 a março de 2015); diretor e secretário geral do CFN da FEB entre 2004 e 2012; membro da Comissão Executiva do CEI (2007-2016).

04 PARTE

Artigo sobre Nestor Masotti

em revista em inglês

"The Spiritist Magazine"

O artigo “Papel internacional de Nestor Masotti”, de autoria de Antonio Cesar Perri de Carvalho, publicado na Revista internacional de espiritismo (Fevereiro de 2019. P.30-32) foi traduzido por Vanessa Anseloni e publicado na Revista Espírita em inglês (The Spiritist Magazine), editada nos Estados Unidos. (www.spiritistmagazine.org)

No artigo o autor destaca que Nestor João Masotti (1937-2014) exerceu significativo papel no Conselho Espírita Internacional. Quase sete anos após seu afastamento do CEI considera oportuna a recordação sobre sua atuação internacional. (Carvalho, Antonio Cesar Perri. Nestor Masotti’s international role. The Spiritist Magazine. N.45. Apr-jun.2019. p. 30-33).

The Spiritist Magazine - Edítion nª 45 (Baixar a Revista)

Parte da Comissão Executiva do CEI

Sede da USFF - Tours

Reunião do CEI em Liège

o adeus final

ao escudeiro de allan kardec

Homenagem a Nestor Masotti no Espaço Cultural da FEB

Às 18 horas do dia 6 de setembro – antes do início dos cursos na Casa, houve uma homenagem ao ex-presidente da FEB no Espaço Cultural da sede da FEB. Foi inaugurado um painel contendo sua síntese biográfica e fotos, com a presença de sua esposa Maria Euni, os filhos, genro e nora, netas, as irmãs e cunhados de Nestor, além de sobrinhos; alguns dirigentes da FEB e colaboradores; e Marcelo Neto, da Edicei of America, de Miami; o presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho enalteceu a dedicação, a persistência e o amor à Doutrina e ao Movimento do ex-presidente; a diretora Célia Maria Rey de Carvalho entregou buquês de flores para a Maria Euni e irmãs de Nestor.

Fontes: César Perri - GEECX - Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Fontes: Federação Espírita Brasileira (Homenagem a Nestor no Espaço Cultural da FEB)

Fontes: Encyclopédie Spirite (Réalisation du Mouvement Spirite Francophone)

RELAÇÃO DE VÍDEOS DE PALESTRAS

Nestor João Masotti

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Nestor Masotti comparece ás homenagens á Allan Kardec em Lyon, França) Logo depois das comemorações do bi-centenário de nascimento de Allan Kardec em Paris (1804-2004), brasileiros e franceses, homenagearam o codificador da Doutrina Espírita em sua cidade natal, Lyon. Nestor Masotti estava presente.

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (O que é o CEI - Nestor Masotti - TVCEI)

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Nestor Masotti - A FEB e a difusão do Espiritismo no Brasil e no Exterior)

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Nestor Masotti - Seminário Completo - CEI) Seminário: UNIFICAÇÃO E UNIÃO DO MOVIMENTO ESPÍRITA NACIONAL E INTERNACIONAl. Produção TVCEI - Acervo do Conselho Espírita Internacional - http://cei.spirite.org - Guia prático e seguro para todo Dirigente Espírita de Grupos/Sociedades Espíritas e Dirigentes de Instituições Federativas dos Países em âmbito geral.

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (2º Congresso Espírita Brasileiro) A Federação Espírita Brasileira (FEB) promoveu o 2º Congresso Espírita Brasileiro como parte das comemorações dos 150 anos de lançamento de O Livro dos Espíritos.

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Nestor Masotti - O Trabalho da Unificação Espírita) Exposição do Sr. Nestor Masotti no 3º Congresso Espírita Brasileiro sobre o trabalho de Unificação Espírita.

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Nestor Masotti - Allan Kardec e a Codificação Espírita)

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Nestor Masotti - Discípulos de Chico Xavier)

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Espíritas da Europa: "Só com obras de Chico compreendemos as de Kardec")

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (O médium Chico Xavier - Palestrante Espírita Nestor João Massotti)

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Gestão de Centros Espíritas - Condutor de Mudanças) PARTE 01, PARTE 02, PARTE 03.

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Espiritismo en Colombia - Palabras de Roger Perez y Nestor João Masotti) En Cartagena de Indias, Colombia se celebro el 5 Congreso Espirita Mundial en octubre del 2007.

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Espiritismo en Cuba - Nestor João Masotti en Cuba) En Cuba, realizado en Abril del año 2008. Conferencista Nestor João Masotti de Brasil.

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Dra Marlene Nobre fala sobre a desencarnação de Nestor Masotti)

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Ao Nestor Massoti - O Nosso preito de Gratidão)

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Momento FEB - Homenagem a Nestor Masotti) FEBtv, TV da Federação Espírita Brasileira, tem transmissão ao vivo, 24h pelo site www.febtv.com.br. Baixe APP gratuito; SIGA no Instagram; CURTA no Facebook; e seja um amigo da FEBtv em www.febtv.com.br/queroajudar #febtv