STANISLAWA TOMCZYK

A GRANDIOSA MÉDIUM POLONESA

DE EFEITOS FÍSICOS

(???? - ????)

 

Ectoplasta [do grego ektós + plas (ma) + -ta] - Médium de efeito físico que empresta potencial ectoplásmico para materialização de Espírito ou objeto espiritual.

Ectoplasma [do grego e do latim, respectivamente: ektós + plasma]- 1. Biologia: parte periférica do citoplasma. 2. Parapsicologia: termo criado por Charles Richet para designar a substância visível que emana do corpo de certos médiuns. 3. Para a ciência espírita, designa a substância viscosa, esbranquiçada, quase transparente, com reflexos leitosos, evanescente sob a luz, e que tem propriedades químicas semelhantes às do corpo físico do médium, donde provém. É considerada a base dos efeitos mediúnicos chamados físicos, como a materialização, pois através dela os Espíritos podem atuar sobre a matéria.

 

O grande pesquisador da mediunidade de Stanislawa Tomczyk foi Julian Ochorowicz ver LINK

O grande pesquisador da mediunidade de Stanislawa Tomczyk foi Barão Albert Von Schrenck-Notzing ver LINK

Biografia de Stanislawa Tomczyk:

Stanislawa Tomczyk foi uma médium polonesa do começo do século XX e foi a esposa de um oficial polonês.

A mediunidade de Stanislawa Tomczyk foi descoberta pelo pesquisador o Prof. Julian Ochorowicz em (1908-10) em Wista, sul da Polônia.

Ela foi regularmente hipnotizado pelo Prof. Julian Ochorowicz, e sob este estado que ela assumiu outra personalidade chamada "Stasia Little" Ela podia mover as coisas sem tocá-los, parar o movimento dos relógios em diversos casos, e mesmo escolher os números certos em uma roleta, influenciando. Ela alcançou notável sucesso em levantar objetos pequenos e de suspensão no ar, sem contato com suas mãos.

O Prof. Julian Ochorowicz explica que os movimentos físicos dos objetos foram realizados por "raios" ou fios finos que emana de seus dedos. Ochorowicz observa, "o fio fica mais fino e desaparece". Dá a mesma sensação como uma teia de aranha, se ela é cortada com uma tesoura, a sua continuidade será restaurada imediatamente, sendo que ela produziu os mesmos fenômenos quando testado sob condições rigorosas em um laboratório em Varsóvia.

O Prof. Julian Ochorowicz foi atribuído um prêmio de 1.000 francos pelo Comité d'Étude de Photographie Transcendental pelas suas experiências.

Em 1910 a médium Stanislawa Tomczyk foi investigada por uma bateria de cientistas em Varsóvia, capital da Polônia, e na cidade de Munique na Alemanha e produziu notáveis fenômenos físicos de materialização sob condições de teste rigoroso.

Os experimentos e observações foram posteriormente publicados pelo Barão Albert Von Schrenck-Notzing (Phenomena of Materialisation) e o Dr. Charles Richet (Thirty Years of Psychical Research)

O Barão Albert Von Schrenck-Notzing que foi um grande pesquisador dos fenômenos espíritas na Alemanha, através de pesquisas de muitos anos, reconhece a Stanisława Tomczyk como uma poderosa médium também de efeitos físicos, aonde se consegue exteriorizar uma grande quantidade de ectoplasma, sendo que ele tirou muitas fotografias impressionantes de materializações físicas.

Assim como Dr. Charles Richet que confirmou a veracidade dos fatos observados.

A médium Stanislawa Tomczyk após ser estudada durante perto de 20 anos, por pesquisadores de grandes cabedais tais como: O Prof. Julian Ochorowicz, Dr. Barão Albert Von Schrenck-Notzing, Dr. Charles Richet, O Prof. Theodore Flournoy e muitos outros.

Aonde a demonstração da imortalidade da alma e a descoberta da existência do mundo espiritual se tornaram verdades objetivas.

Todos estes fatos nos demonstram que as mais ferozes perseguições obscurantistas, calculadas com o fim de empanar a verdade, não atingem o seu propósito e que não servem senão para criar mártires, o que constitui uma lei impenetrável dirigindo a evolução espiritual humana.

Fontes: Psychictruth

As pesquisas de materializações de espíritos com a médium Stanislawa Tomczyk realizados pelo Dr. Barão Albert Von Schrenck-Notzing.

Fig. 169 - Fastening of the Costume Worn by Stanislawa

In the sittings from 23 june to 01 july 1913

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

   

Fig. 170 - Author's flashlight photographs, 25 January, 1913

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

Fig. 171 -  Author's flashlight photographs of 31 January, 1913

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

Fig. 172 - Author's flashlight photographs, of 15 February, 1913

As duas fotografias, tiradas a partir de dois ângulos diferentes, da mesma estrutura ectoplasma produzido pela médium de materialização Stanislawa Tomczyk

Os participantes desta experiência, realizada 15 de fevereiro de 1913, incluiu a Sra von Schrenck-Notzing, Condessa K., o Dr. E. von Kaiser e o Dr. Barão Albert Von Schrenck-Notzing.

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

Fig. 173 - Author's flashlight photograph, 23 de June, 1913

Este experimento, realizado em 23 de junho de 1913, contou com a presença de Herr von Kaiser, Herr Sch., Princess R. e o professor Schrenck-Notzing.

Como foi procedimento comum em todas as experiências do Prof. Schrenck-Notzing, o médium colocou seu traje especialmente feito na presença da Sra. Schott e foi examinado pelo Dr. E. e pelo Prof. Schrenck-Notzing. Este traje foi feito de material transparente e fino para excluir a possibilidade de pacotes ocultos, véus e material. Apenas seu corpo nu estava sob a fantasia. Não podia usar sapatos. Um exame do cabelo, feito em uma trança e nos ouvidos, boca, etc., também foi realizado pelo Dr. E e pelo Prof. Schrenck-Notzing como parte do procedimento regular.

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

Fig. 174 - Author's flashlight photograph, 01 July, 1913, Front View

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

Fig. 175 - Conditions of the head veil after the phenomenon of Fig. 174

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

 

Fig. 176 - Enlargement of. Fig. 174

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

Fig. 177 - Side view from within the cabinet. (Right)

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

Fig. 178 - Side view from within the cabinet. (Left)

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation

Fontes: Survival after death

Fontes: Psychictruth

"Durante muito tempo ri, como todo mundo, do magnetismo e do Espiritismo. Mas - eu o confesso humildemente pelo que me toca -,o que eu tomava pelo riso de Voltaire não era se não o riso do idiota, muito mais comum que o primeiro."

Eugène Bonnemère "Historiador Espírita Francês"

"A Doutrina Espírita transforma completamente a perspectiva do futuro. A vida futura deixa de ser uma hipótese para ser realidade. O estado das almas depois da morte não é mais um sistema, porém o resultado da observação. Ergueu-se o véu; o mundo espiritual aparece-nos na plenitude de sua realidade prática."

Allan Kardec "O Céu e o Inferno, Primeira Parte, Cap. II"

 


RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Allan Kardec - O Livro dos Médiuns (Obra de Allan Kardec - "O Livro dos Médiuns" - Segunda Parte - Das Materializações Espíritas -  Cap. XXIV - Dos Médiuns)

 

Biografia de Stanislawa Tomczyk

 

Julian Ochorowicz - A Sugestão Mental PDF

 

Barão Albert Von Schrenck-Notzing - Phenomena of Materialisation (1923) (Eng) (225 Ilustrations Materialisation)