EURICO GOES

PRODÍGIOS DA BIOPSYCHICA

OBTIDOS COM O MÉDIUM CARMINE MIRABELLI

 

(biografo de CARMINE MIRABELLI)

Apresentação da obra:

Depois dum largo período, que vai além de dois decênios de estudos e observações, afinal entrego á publicidade este livro, sobre psiquismo experimental e, em particular, sobre o médium Mirabelli.

Versando o assunto, examinando fenômenos, registrando fatos, comparando as manifestações, assinalando os efeitos, pesquisando as causas, — não me arrastaram prejuízos de crenças ou de escolas, nem me obnubilaram teorias aprioristicas.

Apenas me conduziu a bem intencionada curiosidade científica, e naturalmente me tentou o muito humano e justificar desejo de soerguer ou penetrar, um pouco, o véu diáfano, inconsutil e lampejante da Verdade eterna...

Para apresentar uma idéia geral do conjunto, para submeter a outros espíritos investigadores as experiências conscienciosamente feitas, não hesitei em reunir, neste trabalho, as anotações e as documentações realizadas por pessoas de responsabilidade, que me inspiram fé e cujos testemunhos e conceitos se tornam, de algum modo, interessantes no relacionar ou expor a matéria.

Socorri-me, assim, de vários relatos produzidos, não só em livros e folhetos, como em jornais e revistas, e ainda das respectivas atas, publicadas ou inéditas. Prezando e favorecendo a autenticidade, conservo-lhes a forma redacional e a seqüência das enumerações.

Mantenho, dessa maneira, a espontaneidade, a cultura e os juízos de cada um, apesar de nem sempre estar eu de acordo com as conclusões cientificas, ás vezes, ai expendidas. Questão de ponto de vista próprio ou de apreciação filosófica, interpretadora, que não invalida, aliás, o evento ou o suceder dos fenômenos.

Nesse entremear de concatenações, diligenciei exibir os capítulos, num esforço de cabedal documentador, para a biopsychica e para o médium Mirabelli, numa ordem, tanto quanto possível, cronológica. Melhor meio, ao meu ver, de considerar, nos seus surtos e nas suas depressões, na sua evolução plena, ora mais eruptiva, ora mais adormecida, essa psychodynamia ou essa mediunidade, após longos anos e por inúmeras pessoas pesquisada.

Eurico de Goes
Diretor da Biblioteca Pública Municipal de São Paulo
1937

"Em resumo, o médium, segundo os objetivos da Providência e do Espiritismo, quer seja artesão ou príncipe, porque dela há no palácio e nas choupanas, recebeu um mandato que cumpre religiosamente e com dignidade; não vê em sua faculdade senão um meio de glorificar Deus e de servir a seu próximo, e não um instrumento para servir seus interesses ou satisfazer sua vaidade; se faz estimar e respeitar por sua simplicidade, sua modéstia e sua abnegação, o que não é o fato com aqueles que procuram dela fazer um degrau"

Allan Kardec "Conselhos Reflexões e Máximas de Allan Kardec"

 

 

 

 

 

 

 

 

Eurico de Goes - Prodígios da Biopsychica obtidos com o médium Carmine Mirabelli