CARMINE MIRABELLI

um dos maiores médiuns de efeitos físicos no mundo

FUNDADOR DO Centro Espírita São Luis

PARTICIPANTE DO CENTRO DE ESTUDOS PSÍQUICOS CÉSAR LOMBROSO

(1889 - 1951)

 

Ectoplasta [do grego ektós + plas (ma) + -ta] - Médium de efeito físico que empresta potencial ectoplásmico para materialização de Espírito ou objeto espiritual.

Ectoplasma [do grego e do latim, respectivamente: ektós + plasma]- 1. Biologia: parte periférica do citoplasma. 2. Parapsicologia: termo criado por Charles Richet para designar a substância visível que emana do corpo de certos médiuns. 3. Para a ciência espírita, designa a substância viscosa, esbranquiçada, quase transparente, com reflexos leitosos, evanescente sob a luz, e que tem propriedades químicas semelhantes às do corpo físico do médium, donde provém. É considerada a base dos efeitos mediúnicos chamados físicos, como a materialização, pois através dela os Espíritos podem atuar sobre a matéria.

DOUTOR EURICO GOES

PRODÍGIOS DA BIOPSYCHICA

OBTIDOS COM O MÉDIUM CARMINE MIRABELLI

 

Observações pessoais

pesquisas de caráter científico

comprovações fotográficas

julgamento de notabilidades estrangeiras

e de revistas européias e estrangeiras

 

SÃO PAULO

TIPOGRAFIA CUPULO

(1937)

Biografia de Carmine Mirabelli:

Nasce em Botucatu, SP, em 2 de janeiro de 1889 e desencarnou também em São Paulo, SP, em 30 de abril de 1951, foi um médium de efeitos físicos brasileiro.

Filho primogênito de Luigi Mirabelli, um pastor protestante italiano e de Christina Scaccioto Mirabelli. O casal teve um outro filho, uma menina, Tereza Mirabelli Eugenio, nascida em 1891. Em poucos anos, entretanto, a mãe viria a falecer, fato de que Carmine viria a se ressentir, e que se acreditava que teria aumentado a sua sensibilidade.

Fez os seus primeiros estudos no Grupo Escolar Cardoso de Almeida, em Botucatu, no Colégio São Luiz, em Itu, e no Colégio Cristóvão Colombo, em São Paulo. Nesta fase, certa feita, impressionou muito os seus professores e colegas ao dissertar sobre o tema "Evolução e Involução" em perfeito latim, embora não tivesse conhecimento do idioma.

Em 22 de fevereiro de 1914, logo após a morte de seu pai, mergulhando a família em sérias dificuldades financeiras, Carmine ficou doente, aflorando uma extraordinária paranormalidade. Embora não fosse espiritualista, alegava ver os espíritos dos pais, de um tio, de sua sogra e de uma filha.

Naquele mesmo ano, empregado da Companhia de Calçados Villaça, foi colhido de surpresa por estranhos fenômenos, hoje classificados como “poltergeist”.

Apenas na sua presença, com freqüência, sapatos saltavam por si mesmos das prateleiras ou moviam-se como se fossem animados. Carmine não compreendia porque isso acontecia, mas muitos clientes assustados atribuíam os fenômenos ao “diabo”. Mirabelli foi acusado por populares de estar “possuído’ pelo “demônio”, tendo sido vítima de agressões nas ruas. A sua casa chegou a ser apedrejada por fanáticos religiosos.

Em conseqüência desses fenômenos chegou a ser internado por dezenove dias no Asilo de Alienados do Juqueri, tendo sido constatado pelos Drs. Francisco Franco da Rocha e Felipe Ache que o paranormal tinha uma “energia nervosa” acima do normal.

Com a ajuda de pesquisadores renomados dos fenômenos psíquicos, como o médico Dr. Alberto de Melo Seabra, Mirabelli se conscientizou da importância de seus dons psíquicos e decidiu se submeter a sessões espíritas experimentais.

Carmine Mirabelli podia manifestar uma ampla gama de fenômenos, entre os quais a levitação, materialização e desmaterialização de objetos.

Acredita-se que muitos deles resultavam de suas próprias forças psíquicas, sem o envolvimento de entidades espirituais.

Embora na juventude o médium não conseguisse controlar os fenômenos - objetos voavam ao seu redor, atingindo-o e aos circunstantes em muitas ocasiões - quando ficou mais velho conseguia refrear o fluxo de suas energias psicobiofísicas, reduzindo os riscos.

Em 1916, a imprensa de São Paulo voltou a sua atenção para os estranhos feitos do "Homem Misterioso". Em uma série de reportagens, com ampla repercussão popular, destacaram-se o Correio Paulistano (em defesa dos fenômenos) e A Gazeta (contra).

Mirabelli fundou o Centro Espírita São Luiz, em 25 de agosto de 1917.

Mirabelli atravessou quatro casamentos: com Carmem Guerreiro, tiveram dois filhos, Diva Cristina Mirabelli e Luiz Mirabelli; com Edméa de Paiva Magalhães, não tiveram filhos; com Maria do Carmo Pinto Pacca, tiveram Regene Pacca Mirabelli; e com a Prof. Amélia Loureiro, tiveram César Augusto Mirabelli.

O médium foi encarcerado várias vezes acusado de exercício ilegal da Medicina, furto e também por perseguições políticas, mas mesmo detido, envolvia as pessoas com seus dons e sua generosidade.

Era considerado muito eloqüente e comunicativo, apreciava a natureza e gostava de fumar charutos e cachimbos. Mirabelli era portador de diabetes. Por muitos anos, só conseguiu dormir em quartos iluminados, uma vez que temia a ocorrência de fenômenos desagradáveis enquanto dormia.

Entretanto, Mirabelli não perdeu os seus dons com o avançar da idade. Existem relatos de que os seus fenômenos foram observados até 1950, poucos meses antes de sua morte.

Faleceu vítima de acidente de trânsito, por atropelamento. Conduzido ao Hospital das Clínicas de São Paulo, veio a falecer sendo atestada a fratura do seu crânio como "causa-mortis". O corpo foi sepultado na tarde de 1º de maio de 1951 na campa 155 da quadra 27, no Cemitério São Paulo.

O periódico O Estado de São Paulo, em 18 de maio de 1916 cobriu a materialização, pelo médium, do espírito do ex-bispo da Diocese de São Paulo, D. José de Camargo Barros, em sessão ocorrida na cidade de Santos. Estiveram presentes médicos e oficiais da Força Pública de São Paulo.

O Vanguarda, de fevereiro de 1933, abordou a materialização, pelo médium, do espírito de São Francisco de Assis.

Outras materializações que chamaram a atenção à época, foram as dos espíritos de Giuseppe Parini e de Harun al-Rashid.

Fonte: PALHANO JR., Lamartine. Mirabelli - Um Médium Extraordinário

Apresentação da obra:

Eurico Goes - Prodígios da Biopsychica (Carmine Mirabelli)

Depois dum largo período, que vai além de dois decênios de estudos e observações, afinal entrego á publicidade este livro, sobre psiquismo experimental e, em particular, sobre o médium Mirabelli.

Versando o assunto, examinando fenômenos, registrando fatos, comparando as manifestações, assinalando os efeitos, pesquisando as causas, — não me arrastaram prejuízos de crenças ou de escolas, nem me obnubilaram teorias aprioristicas.

Apenas me conduziu a bem intencionada curiosidade científica, e naturalmente me tentou o muito humano e justificar desejo de soerguer ou penetrar, um pouco, o véu diáfano, inconsutil e lampejante da Verdade eterna...

Para apresentar uma idéia geral do conjunto, para submeter a outros espíritos investigadores as experiências conscienciosamente feitas, não hesitei em reunir, neste trabalho, as anotações e as documentações realizadas por pessoas de responsabilidade, que me inspiram fé e cujos testemunhos e conceitos se tornam, de algum modo, interessantes no relacionar ou expor a matéria.

Socorri-me, assim, de vários relatos produzidos, não só em livros e folhetos, como em jornais e revistas, e ainda das respectivas atas, publicadas ou inéditas. Prezando e favorecendo a autenticidade, conservo-lhes a forma redacional e a seqüência das enumerações.

Mantenho, dessa maneira, a espontaneidade, a cultura e os juízos de cada um, apesar de nem sempre estar eu de acordo com as conclusões cientificas, ás vezes, ai expendidas. Questão de ponto de vista próprio ou de apreciação filosófica, interpretadora, que não invalida, aliás, o evento ou o suceder dos fenômenos.

Nesse entremear de concatenações, diligenciei exibir os capítulos, num esforço de cabedal documentador, para a biopsychica e para o médium Mirabelli, numa ordem, tanto quanto possível, cronológica. Melhor meio, ao meu ver, de considerar, nos seus surtos e nas suas depressões, na sua evolução plena, ora mais eruptiva, ora mais adormecida, essa psychodynamia ou essa mediunidade, após longos anos e por inúmeras pessoas pesquisada.

Eurico de Goes
Diretor da Biblioteca Pública Municipal de São Paulo em 1937

Eurico Goes - Prodígios da Biopsychica (Carmine Mirabelli)

Eurico Goes - Prodígios da Biopsychica (Carmine Mirabelli)

Eurico Goes - Prodígios da Biopsychica (Carmine Mirabelli)

Diário de Santos - segunda-feira, 1 de outubro de 1917

Eurico Goes - Prodígios da Biopsychica (Carmine Mirabelli)

Eurico Goes - Prodígios da Biopsychica (Carmine Mirabelli)

Eurico Goes - Prodígios da Biopsychica (Carmine Mirabelli)

Eurico Goes - Prodígios da Biopsychica (Carmine Mirabelli)

Eurico Goes - Prodígios da Biopsychica (Carmine Mirabelli)

Eurico Goes - Prodígios da Biopsychica (Carmine Mirabelli)

Eurico Goes - Prodígios da Biopsychica (Carmine Mirabelli)

Eurico Goes - Prodígios da Biopsychica (Carmine Mirabelli)

 

A inauguração do Centro Espírita São Luiz, em São Vicente, SP, às 15 horas de sábado, 25 de agosto de 1917. A instituição beneficente, foi fundada no domingo, 12 de agosto de 1917 e mantida por Mirabelli.

Uma celebração no Centro Espírita São Luis, em Santos, SP

Amigo pessoal do historiador Sr. Washington Luís Pereira de Sousa (1870 - 1957, ex-Presidente do Brasil (1926 à 1930), Mirabelli, um devotado Republicano, encontrou refugiou em Peruíbe, SP, durante a Revolução de 1930, mas foi preso.

Eurico Dario de Araújo Goes (1878 - 1938).  Autor de "Prodígios da Biopsíquica obtidos com o médium Carmine Mirabelli" (1937). Um grande amigo e biógrafo

O corpo de Carmine Mirabelli foi sepultado na tarde de 1º de maio de 1951 na humilde campa 155, da quadra 27, no Cemitério São Paulo

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (A História do médium de efeitos físicos brasileiro Carmine Mirabelli - A Biografia mais completa e em ordem cronológica)

Fontes: Portal Psychictruth

Fontes: Correio Espírita

"Ponho de lado toda a idéia de fraude, de truque, de mistificação, porque antes, durante e depois da produção dos fenômenos, exerci a mais severa fiscalização na questão do médium Carmine Mirabelli."

Cairbar Schutel "O Bandeirante da Doutrina Espírita"

Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium.

Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos.

Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns. Todavia, usualmente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva.

É de notar-se, além disso, que essa faculdade não se revela, da mesma maneira, em todos. Geralmente, os médiuns têm uma aptidão especial para os fenômenos desta, ou daquela ordem, donde resulta que formam tantas variedades, quantas são as espécies de manifestações.

As principais são: a dos médiuns de efeitos físicos; a dos médiuns sensitivos, ou impressionáveis; a dos audientes; a dos videntes; a dos sonambúlicos; a dos curadores; a dos pneumatógrafos; a dos escreventes, ou psicógrafos.

Allan Kardec "O Livro dos Médiuns"- Segunda Parte - Capítulo XIV - Dos Médiuns

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Allan Kardec - O Livro dos Médiuns (Obra de Allan Kardec - "O Livro dos Médiuns" - Segunda parte - Das manifestações Espíritas - Dos Médiuns - Cap. XIV)

 

Biografia de Carmine Mirabelli

 

Eurico Goes - Prodígios da Biopsychica (Carmine Mirabelli) (1937)

 

Baixar todas obras de Carmine Mirabelli