NOGUEIRA DE FARIA

O TRABALHO DOS MORTOS

 

MATERIALIZAÇÕES DE ESPÍRITOS

ATRAVÉS DA MÉDIUM ANNA PRADO

(1918 - 1923)

Sinopse da obra:

Este é um repositório de provas concretas da sobrevivência da alma, que expõe documentos divulgados na imprensa, ou registrados em atas, referentes aos fenômenos mediúnicos observados pelo Sr. Eurípedes Prado, obtidos graças à mediunidade de sua esposa, Sra. Anna Prado.

Reunindo preciosa documentação e cerca de 50 ilustrações, o autor imprimiu aos seus relatos a seriedade e o vigor científicos, tecendo-os, entretanto, numa linguagem descritiva e acessível a todos.

A obra apresenta admiráveis sessões de materialização de Espíritos recém-desencanados, registrados pela fotografia e pela moldagem de membros em cera. Contém, ainda, depoimentos de pessoas reconfortadas pelo reencontro com seus entes queridos, já habitantes do plano espiritual.

Este trabalho tem como objetivo oferecer elementos de estudos à Ciência, além de levar conforto aos que sofrem e esperança aos que não crêem na imortalidade.

Trechos da obra:

O Espiritismo em Belém

Uma fotografia transcendental

Os fenômenos ditos espíritas há uns cinqüenta e tantos anos que entraram de se produzir simultaneamente, pode-se dizer, em todos os pontos do Globo.

Daí os seus prosélitos os tomarem como uma terceira revelação.

Nos Estados Unidos, chamaram a atenção de homens de reconhecida idoneidade moral e responsabilidade científica, como, entre outros, o célebre juiz Edmonds.

Surgiram na Europa e na América nomes de responsabilidade como William Crookes, Alexandre Aksakof, Lombroso e tantos outros não menos ilustres, que se entregaram ao estudo desses fenômenos, obedecendo a rigoroso método de experimentação científica.

São célebres as sessões da Senhora Esperance, nas quais, entre numerosos Espíritos, materializava-se o de Iolanda, que operava também a materialização de vegetais, às vistas surpresas de alguns dos mais conceituados cientistas da culta Europa, entre os quais figura o grande Alexandre Aksakof, que a isso se reporta no seu monumental trabalho - “Animismo e Espiritismo”, vasta polêmica em que, sustentando a tese dos espíritas, refuta, com minúcia extrema e grande poder de lógica, as teorias do notável sábio alemão Hartmann, sobre o assunto.

Aksakof estuda teoricamente o Espiritismo, durante 15 anos, e, praticamente, durante 20, para produzir, após, a obra a que nos referimos.

Não são menos célebres as sessões procedidas, durante três anos consecutivos, pelo grande cientista inglês Sir William Crookes, que, com o auxílio da médium Florence Cook, estudou os fenômenos de materialização do Espírito de Kate King, uma senhorita indiana que, materializada, conseguiu conviver com a família do ilustre sábio britânico pelo espaço de várias semanas, materializando-se e desmaterializando-se consecutivamente.

De tal forma interessaram tais fenômenos os centros científicos, que hoje, pode-se dizer: a literatura sobre o Espiritismo, na sua maioria firmada por nomes de grande fama mundial, é uma das mais vastas, e são inúmeras as sociedades e centros de estudos científicos que se entregam à acurada observação dos fatos.

Na França, na Inglaterra, na Alemanha, Áustria, Itália, Rússia e América do Norte fundaram-se também as chamadas sociedades de estudos psíquicos, compostas dos nomes mais notáveis nos domínios da ciência experimental, para o estudo desses fatos.

Nesta Capital, o conhecido comerciante Eurípedes Prado iniciou estudos dessa natureza, na casa de sua residência, acompanhado de pessoas idôneas.

Uma vez conseguida; as primeiras manifestações positivas, S.S.ª convidou várias personalidades em destaque, nesta cidade, para assistirem aos seus trabalhos e as quais são unânimes em confirmar a realidade dos fatos observados.

Nessas sessões, segundo sabemos, já foram observados fenômenos de nítida materialização, com emissão de voz, transporte, entre outros menos importantes, o que demonstra o alto grau de transcendentalidade a que já chegaram àqueles fenômenos.

A fotografia que damos à estampa é uma nítida chapa, em que aparecem, à luz do magnésio, a médium em transe e um fantasma de homem, que nos informam ser a reprodução fiel do falecido progenitor do Senhor Eurípedes Prado.”

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Palestra mediunidade e evangelho com Antonio César Perri de Carvalho)

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Programa Espiritismo em Foco - A Terceira revelação)

"A ciência moderna analisou o mundo exterior; suas penetrações no universo objetivo são profundas: isso será sua honra e sua glória; mas nada sabe ainda do universo invisível e do mundo interior. É esse império ilimitado que lhe resta conquistar. A humanidade cansada de dogmas e das especulações sem provas, mergulhou-se no materialismo ou na indiferença. Não há salvação para o pensamento senão em uma doutrina baseada sobre a experiência e o testemunho dos fatos."

Léon Denis "O Apóstolo do Espiritismo"

"O perispírito é um modelo tão exato do corpo, que reproduz com fidelidade completa todos os detalhes. É um fato geral e absoluto, que o duplo é o altar ego do ser vivo. Esta semelhança não é como a de um desenho mais ou menos grosseiro representando o corpo vivo, mas sim a cópia fiel, exata, anatômica."

SIR William Crookes "O Grande  Pesquisador Espírita"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

 Nogueira de Faria - O Trabalho dos Mortos PDF

 

Nogueira de Faria - O Trabalho dos Mortos (Obra Resumida - Dezenas de Gravuras - Materializações de Espíritos)