JOSÉ LHOMME

Presidente de Honra da União Espírita Belga

(1938 - 1949)

O SEMEADOR DO ESPIRITISMO NA BÉLGICA

O FIEL DISCÍPULO DE ALLAN KARDEC

(???? - 1950)

Biografia de José Lhomme:

José Lhomme. Foi fundador da Casa Espírita de Liège; diretor da Revista Espírita Belga de 1921 a 1945; membro da Federação Espírita Internacional nascida do Congresso de Liége, Bélgica, em 1923; conselheiro da Comissão Executiva dessa Federação em 1934; presidente da União Espírita Belga de 1938 até 1949 e, finalmente, como justa homenagem, recebeu o título de Presidente de Honra da União Espírita Belga, ainda em atividade.

E finalmente, como justa homenagem, recebeu o título de Presidente de Honra da União Espírita Belga, ainda em atividade.

Escreveu as seguintes obras: "Guia Metódico do Experimentador Espírita", "O Fenômeno das Mesas falantes" e "O Livro do Médium Curador", "O Além ao alcance de todos".

Foi, em suma, um fiel discípulo de Allan Kardec.

A Federação Espírita da Bélgica

(Participação de José Lhomme)

Encontramos traços da Federação Espírita da Bélgica a partir de 1882, mas já existiam grupos espíritas antes desta data, conforme arquivos da União Espírita Francesa. Em agosto de 1927, a Federação Belga torna-se União Espírita Belga, constituindo-se numa associação sem fins lucrativos, com estatutos que seriam revisados em 1934. A USB, então, conecta-se com diversas Federações do Sul e Norte do país.

A União Espírita Belga teve inúmeros presidentes: Sr. Louis Moret em 1937, Sr. Pierrar Forimont em 1938, Sr. Jose Lhomme que a presidiu desde 1938 até 1949. Durante a sua gestão, a USB passou por um desenvolvimento enorme, com conferências nacionais e internacionais, reuniões de estudos científicos e parapsicológicos em diversas cidades tais como: Charleroi, Liège, Brussels, Quaregnon, Ghent, Antwerp, Ostend, Paris, etc.

Desde o início a USB manteve relações muito estreitas e amigáveis com os vizinhos franceses. E logo a idéia de uma Associação Espírita nasceu; mas essa idéia iria demorar alguns anos para se tornar realidade.

Em 1965 finalmente a Associação surgiu, sendo chamada A.S.O. e tendo como membros as Sociedades Espíritas da Alemanha, França, Holanda e Bélgica.

Em 1995 a USB uniu-se com a Federação Espírita de Liège e se tornaram a Federação e União Belga Espírita da Província de Liège e Bélgica.

Algumas pessoas acreditavam que essa longa história iria acabar com esta fusão, mas, na realidade, um grupo de pessoas já havia começado um trabalho para revitalizar a Federação Espírita da Bélgica.

Graças ao auxílio dos companheiros brasileiros, franceses e ingleses, uma nova era estava para começar.

A reconstituição da União Espírita Belga ocorreu em 1999.

Fonte: O Consolador - Revista Semanal de Divulgação Espírita

Ver no site O Espiritismo na Bélgica nos tempos de Allan Kardec (Revue Spirite D’Anvers)

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Documentário BBC - A Ciência e as Sessões Espíritas) (Science and the Seance) Documentário produzido pelo respeitado canal de televisão britânico BBC, no qual temos o resgate histórico daqueles foram os mais extraordinários eventos do século XIX: as manifestações espirituais, das quais brotaram, além da Doutrina Espírita, as grandes e revolucionárias invenções tecnológicas na âmbito das telecomunicações, como o rádio e a televisão.

Fontes: Union Spirite Belge

Fontes: Groupe Spirite Allan Kardec de Luxembourg

"Como se vê, o método espírita é positivo e exige a análise comparada das mensagens para assinalar os desvios e os pontos de contato, para determinar as leis espirituais que limitam a ação do ser humano; ele é uma aplicação do método racionalista, cientifico, nasceu do método do indutivo-dedutivo empregado, na psicologia, experimental."

José Lhomme "O Semeador do Espiritismo"

"Pesquisador: Instrue-te... Experimenta... Medita.... Ora..."

José Lhomme "O Semeador do Espiritismo"

"As mesmas forças espirituais estão sempre ai velando pelo aperfeiçoamento moral, pela evolução daquele que tem por missão se encaminhar para o Divino."

José Lhomme "O Semeador do Espiritismo"

 

  RELAÇÕES DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

José Lhomme - Guia Metódico do Experimentador Espírita

 

José Lhomme - O Fenômeno das Mesas Falantes

 

José Lhomme - O Livro do Médium Curador

 

José Lhomme - L'au-delà à la portée de tous (Fr)

 

l'Encyclopédie Spirite - Instruction pratique sur les Manifestations spirites (Fr)

 

Baixar todas as obras de José Lhomme no arquivo zipado