JOSÉ LHOMME

O SEMEADOR DO ESPIRITISMO NA BÉLGICA

O FIEL DISCÍPULO DE ALLAN KARDEC

(???? - 1940)

 

Apresentação do site:

O Sr. Jose Lhome foi um filho de sua época que lutou pela pureza da Doutrina Espírita que foi Codificada por Allan Kardec.

O grande gigante lutou fervorosamente pela causa da verdade e como discípulo do Mestre Lyon seguiu a implacavelmente os ensinamentos ditados pelo mundo espiritual. Através das obras basilares da Codificação Espírita como; “O Livro dos Espíritos”, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “O Livro dos Médiuns” e outros.

Irmão W.

Biografia de José Lhomme:

Foi fundador da Casa Espírita de Liége; diretor da Revista Espírita Belga de 1921 a 1945; membro da Federação Espírita Internacional nascida do Congresso de Liége, Bélgica, em 1923; conselheiro da Comissão Executiva dessa Federação em 1934; presidente da União Espírita Belga em 1940 e, finalmente, como justa homenagem, recebeu o título de Presidente de Honra da União Espírita Belga, ainda em atividade.

Escreveu as seguintes obras: "Guia Metódico do Experimentador Espírita", "O Fenômeno das Mesas falantes" e "O Livro do Médium Curador", "O Além ao alcance de todos".

Foi, em suma, um fiel discípulo de Allan Kardec.

A Belgium Spiritualist Federation

(Participação de José Lhomme)

Encontramos traços da Belgium Spiritualist Federation a partir de 1882, de acordo com a Spiritualist Magazine Review, mas já existiam grupos espíritas antes desta data, conforme arquivos da Spiritualist Magazine Review da Federativa Francesa de 1879. Em agosto de 1927, a Federação Belga torna-se Union Spirite Belga, constituindo-se numa associação sem fins lucrativos, com estatutos que seriam revisados em 1934. A USB, então, conecta-se com diversas Federações do Sul e Norte do país.

A Union Spirite Belga teve inúmeros presidentes: Sr. Louis Moret em 1937, Sr. Pierrar Forimont em 1938, Sr. Jose Lhomme que a presidiu desde 1938 até 1949.

Durante sua gestão, a USB passou por um desenvolvimento enorme, com conferências nacionais e internacionais, reuniões de estudos científicos e parapsicológicos em Charleroi, Liège, Brussels, Quaregnon, Ghent, Antwerp, Ostend, Paris, etc.

Desde o início a USB manteve relações muito estreitas e amigáveis com os vizinhos franceses. E logo a idéia de uma Associação Espírita Ocidental nasceu; mas essa idéia iria demorar alguns anos para se tornar realidade.

Em 1965 finalmente a Associação surgiu, sendo chamada A.S.O. e tendo como membros as Sociedades Espíritas da Alemanha, França, Holanda e Bélgica.

Em 1995 a USB uniu-se com a Federação Espírita de Liège e se tornaram a Federação e União Belga Espírita da Província de Liège, Bélgica.

Algumas pessoas acreditavam que essa longa história iria acabar com esta fusão, mas, na realidade, um grupo de pessoas já havia começado um trabalho para revitalizar a Belgium Spiritualist Union.

Graças ao auxílio dos companheiros brasileiros, franceses e ingleses, uma nova era estava para começar.

A reconstituição da União Espírita Belga ocorreu em 1999.

Ver no site a citação do Movimento Espírita da Bélgica por Allan Kardec (Revue Spirite D’Anvers)

Fontes: Portal Union Spirite Belge

"As mesmas forças espirituais estão sempre ai velando pelo aperfeiçoamento moral, pela evolução daquele que tem por missão se encaminhar para o Divino"

José Lhomme "O Fenômeno das Mesas Falantes"


  RELAÇÕES DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

José Lhomme - Guia Metódico do Experimentador Espírita

 

José Lhomme - O Fenômeno das Mesas Falantes

 

José Lhomme - O Livro do Médium Curador

 

José Lhomme - L'au-delà à la portée de tous (Fr)

 

l'Encyclopédie Spirite - Instruction pratique sur les Manifestations spirites (Fr)