JOSÉ HERCULANO PIRES

O GRANDE JORNALISTA ESPÍRITA

(1914 - 1979)

 

O ZELADOR DA DOUTRINA ESPÍRITA

"O metro que melhor mediu Allan Kardec"

 

Comentário do site:

O nosso pequeno site que tem a orientação mestra do nosso grande patrono Herculano Pires, um grande Gigante Espírita em todos os sentidos e que não possuímos palavras para expressar a gratidão que o nosso coração pulsa.

Herculano Pires representa o que existe de melhor na compreensão da Doutrina Espírita. Na luta contra dos que querem desvirtuar os postulados imortais de Allan Kardec.

Amado e odiado. A figura do grande mestre jamais poderá ser esquecida. E o nosso site representa o bastião na divulgação dos pensamentos de Herculano Pires sobre a defesa da Doutrina Espírita.

Oh!!! Herculano Pires!!! O grande mestre do bem!!! Agradecemos por tudo!!! Pela causa da Doutrina Espírita!!! São agradecimentos sinceros!!! De vossos pequenos irmãos de caminhada!!! Em combate pela causa do bem!!! Fique com Deus!!! Aonde v.c. estiver!!! Querido Timoneiro!!! De Cristo!!!

Sigamos amigos!!! Com os mesmos passos firmes!!! Com o mesmo vigor quando estava encarnado Herculano Pires!!!

Obrigado por tudo!!! Querido amigo em Cristo!!!

Pedimos aos nossos amigos que queiram adquirir as obras em papel para que possam ajudar a instituição fundada por Herculano Pires. Segue o link abaixo.

Irmãos W.

Link: Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

Biografia de Herculano Pires:

Herculano Pires

Desvendando o Grande Desconhecido

José Herculano Pires, o maior escritor espírita brasileiro, decididamente não se conformava com o que via: de um lado o Espiritismo sendo duramente atacado, e por outro, apaixonadamente defendido. O problema estava num aspecto comum entre os atacantes e defensores: em sua maioria desconheciam o próprio Espiritismo.

“Os adversários partem do preconceito e agem por precipitação. Os espíritas formularam uma idéia pessoal da Doutrina, um estereótipo mental a que se apegaram” (Introdução à Filosofia Espírita).

Guardo comigo a convicção de que se baseie nessa análise (que podemos também desfrutar no Curso Dinâmico de Espiritismo) a sua maior motivação para o extenso e vigoroso trabalho que desenvolveu.

Herculano escreveu muito, num trabalho extenso e intenso. Abarcou os mais variados temas relacionados ao Espiritismo. Filosofia, educação, ciência, religião e movimento espírita eram seus temas prediletos. Este último foi motivo de muitas e fundadas polêmicas (nunca fugiu delas). No movimento espírita e fora dele, Herculano defendeu o Espiritismo com a energia de um Don Quixote. Os livros e artigos que escreveu, além dos debates do qual participou, construíram uma estampa única de defesa pública e destemida do Espiritismo, marcada pelo compromisso com a verdade e a lógica, mais do que com pessoas e instituições. Os “padres mágicos” (que chegavam a inventar experiências televisivas para “provar as fraudes dos espíritas”) e os pastores dedicados a atacar o Espiritismo tiveram cada um de seus argumentos ou simples acusações respondidos, na imprensa escrita, no rádio, na televisão. A sintaxe utilizada era a da exposição objetiva de fatos e argumentos. A semântica preferida era a do desenvolvimento lógico e racional.

No âmbito interno do movimento espírita foram igualmente combatidos as práticas espíritas que condenava (como as aplicações inadequadas da mediunidade) e conceitos espíritas equivocados (como o da reforma íntima). Inconformado com as inúmeras distorções que se aplicavam ao Espiritismo no próprio meio espírita, sobretudo pela Federação Espírita Brasileira, com sua inexplicável defesa de teses de Roustaing, Herculano não se fazia calar. Chegava mesmo a ferir suscetibilidades: o amor só tinha sentido e lugar se amparado na verdade.

Não tenho dúvidas de que Herculano era apaixonado pelo Espiritismo. Os seus estudos científicos, por exemplo, sempre recheados com uma infinidade de informações levantadas à exaustão junto a pesquisadores do mundo inteiro, e fortemente calcados na base e na metodologia Kardequiana, chegavam a conclusões profundamente otimistas sobre os resultados conseguidos pela pesquisa espírita. Em Mediunidade chega a afirmar que a tese espírita da existência de energias espirituais típicas já havia sido comprovada cientificamente. A conclusão talvez seja discutível, haja vista a relutância ainda vigente nos dias atuais aos métodos e conclusões da pesquisa espírita, mas o que mais chama a atenção nesses estudos é a profunda capacidade de correlacionar informações diversas de maneira a cercar um problema e suas causas potenciais, lembrando e complementando o que faziam Bozzano e Kardec: a razão nos diz que não basta encontrar uma causa para um fenômeno, é necessário buscar a causa de um conjunto consistente de fenômenos.

Na discussão científica, o defensor também mostrou sua face. Em A Pedra e o Joio dedicou-se a combater as teorias científicas que se constroem entre os espíritas sem base sólida. Para Herculano, Kardec é a base fundamental. O método kardequiano, apoiado na razão e na universalidade de informações, e os conceitos fundamentais do Espiritismo, seriam para ele a estrutura sólida para o desenvolvimento das pesquisas espíritas. A destruição gratuita dessa base poderia colocar em risco todo o conjunto.

Na questão científica é também fundamental notar uma outra contribuição importante de Herculano: ele estabelecia em seus estudos a discussão explícita entre o Espiritismo e os diversos segmentos da pesquisa psíquica, do americano Rhine ao russo Vassiliev, do psicanalista Freud ao engenheiro Bozzano. Ao contrário de muitos, que timidamente preferem dogmatizar a Doutrina, discutindo apenas a sua lógica interna, Herculano expunha e desta forma mostrava a força da visão e do método espírita.

No que se refere ao tema educação, o seu trabalho foi, e continua sendo, ímpar. Numa única frase - “o educando é um espírito encarnado” - resumiu filosoficamente a contribuição do Espiritismo à educação. Propôs e estruturou a Pedagogia Espírita, fortemente calcada nos princípios da imortalidade e da evolução do espírito. Criou e dirigiu a revista Educação Espírita, que a despeito do pequeno número de edições (quantos realmente a apoiaram?), mantém-se ainda hoje como uma das mais importantes contribuições ao tema na nossa literatura. Também nesta área encontramos marcas de sua energia e seu entusiasmo. Afinal, quem além dele poderia se debruçar sobre um projeto de Faculdade de Espiritismo, com processo pedagógico diferenciado e com detalhamento da estrutura organizacional e do currículo? A educação espírita ganha identidade e corpo nas mão de Herculano, mas a sua meta não é apenas influenciar os currículos escolares: o alcance da Pedagogia Espírita transcende a esta vida. Coerente com a visão kardequiana de que a consciência da imortalidade, a proposta de Herculano se resume atribuir transcendência aos atores e ao processo educacional. Em Educação para a Morte fica claro que o papel educacional do Espiritismo não está focalizado estritamente numa das duas facetas da vida (a encarnada ou a desencarnada), mas sim na sua totalidade. Visa o espírito integral.

Herculano foi jornalista e trabalhou vários anos nos Diários Associados. Escrever foi realmente a sua vida. O que chama mais a atenção, no entanto, é que seu estilo não se pautou estritamente na objetividade jornalística. Era fundamental a discussão, a análise, às vezes até a divagação por caminhos longos que no retorno davam nova feição ao ponto original. Não há dúvida de que Herculano foi acima de tudo um filósofo do Espiritismo. Para seu amigo argentino Humberto Mariotti, em Herculano Pires: Filósofo e Poeta, ele era um filósofo e pensava sobre o mundo e o ser com evidentes profundidades metafísicas. Ao publicar a sua Introdução à Filosofia Espírita, Herculano enfrentou o problema da análise do Espiritismo como doutrina filosófica, discutiu a teoria do conhecimento espírita, e propôs uma Filosofia Espírita da Existência, que chamou de Existencialismo Espírita: a busca na realidade concreta da essência possível, partindo dela para as induções metafísicas. Ao invés de partir da essência impalpável, e nela ficar, o Espiritismo parte dos fatos, dos fenômenos, do real, da vida. A discussão da existência leva à essência, não o contrário.

Ao propor uma concepção existencial, Herculano permite-nos também compreender o processo dialético vivido pelo espírito ao nascer, viver, morrer e renascer. Analisando mais especificamente o trabalho de Kardec percebemos que toda a teoria espírita se construiu a partir da observação dos fatos. A visão existencialista permite ver o papel de Kardec e dos demais elaboradores do Espiritismo na sua construção. O maior kardeciólogo que o mundo já viu também buscou, a cada instante, compreender, interpretar e avaliar o papel de Kardec.

Talvez seja possível resumir o que buscou continuamente Herculano: desvendar o grande desconhecido, ou seja, compreender e discutir visão de mundo do Espiritismo, analisar sua contribuição ao conhecimento humano, detalhar seu método, avaliar o papel de Kardec e dos Espíritos na sua elaboração, e mostrar a todos tudo o que descobriu.

Fontes: Mauro Spinola é Engenheiro, Doutor em Engenharia de Computação, Professor Universitário, participante do CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação Espírita) e do Centro de Estudos Espíritas José Herculano Pires, de São Paulo, Capital.

Os Pensamentos de Herculano Pires

1) O Espiritismo (proclamou ele advertindo os leitores do futuro) uma questão de bom-senso, como escreveu Kardec, mas as criaturas insensatas estão por toda parte. Precisamos manter constante vigilância em nossos estudos para não cairmos nas mistificações que nos levam a deturpar e aviltar a doutrina. Bastaria um pouco de humildade para vermos, como ensina Kardec, a ponta da orelha do mistificador, que sempre aparece nos textos mentirosos ou ilusórios. A mistificação se alimenta da vaidade e pretensão, desse orgulho infantil a que não escapam nem mesmo pessoas ilustradas. Muitas vezes, pelo contrário, as pessoas ilustradas não passam de analfabetas ilustres, mais sujeitas, por sua vaidade pueril, mistificação, do que as pessoas humildes mas dotadas de bom-senso. Kardec tem razão ao afirmar que o bom-senso e a humildade são preservativos da mistificação. Nenhum espírito nos mistifica se nós mesmos já não estivermos nos mistificando por vontade própria.

Fontes:  Herculano Pires "Curso Dinâmico de Espiritismo"

2) O Espiritismo aprofunda o conhecimento da Realidade Universal e não pretende modificar o Mundo em que vivemos através de mudanças superficiais de estruturas. Essa é a posição dos homens diante dos desequilíbrios e injustiças sociais. Mas o homem-espírita vê mais longe e mais fundo, buscando as causas dos efeitos visíveis. Se queremos apagar uma lâmpada elétrica não adianta assoprá-la, é necessário apertar a chave que detém o fluxo de eletricidade. Se queremos mudar a Sociedade, não adiante modificar a sua estrutura feita pelos homens, mas modificar os homens que modificam as estruturas sociais. O homem egoísta produz o mundo egoísta, o homem altruísta produzirá o mundo generoso, bom e belo que todos desejamos. Não podemos fazer um bom plantio com más sementes. Temos de melhorar as sementes.

Fontes:  Herculano Pires "Curso Dinâmico de Espiritismo"

José Herculano Pires

e a sua esposa

Maria Virgínia Ferraz Pires

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen - Programa No Limiar do Amanhã (160 Programas) No Limiar do Amanhã o programa ia ao ar aos sábados à noite e obteve sucesso imediato em São Paulo. A Rádio Mulher passou a reprisá-lo aos domingos, pela manhã. A Rádio Morada do Sol, de Araraquara e a Rádio Difusora Platinense, de Santo Antônio da Platina, no Paraná, retransmitiram-no, também, com expressiva audiência. O vigoroso programa prestou inestimável serviço à doutrina espírita durante três anos e meio. (1971 - 1973)

Fontes: Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires (Fatos sobre a vida do professor J. Herculano Pires, narrados por familiares e amigos. A organização dos depoimentos e narrativas do vídeo foi feita pelo grupo de colaboradores da Videoteca Espírita PAF de São Carlos, SP, e as gravações foram feitas no Centro Espírita Cairbar Schutel, de São Paulo, SP.)

Fontes: Conferências dos 100 anos do Nascimento de Herculano Pires (Palestras sobre as obras publicadas por Herculano Pires)

"O Espiritismo é uma doutrina de bom senso, de equilíbrio, de esclarecimento positivo dos problemas espirituais, e não de hipóteses sem base ou de suposições imaginosas"

Herculano Pires "O Zelador da Doutrina Espírita"

"Lembremos, ainda, a advertência de Kardec, no item 306 de O Livro dos Médiuns, quanto ao interesse pessoal que leva os médiuns a servirem de instrumentos para a mistificação. Não é apenas o interesse do dinheiro, do ganho material, mas, também, o da vaidade pessoal, que transforma bons médiuns em mistificadores. Tenhamos cuidado com as obras mediúnicas. Há muita moeda falsa circulando como boa, pagando muito incenso para médiuns jactanciosos, em prejuízo da Doutrina".

Herculano Pires "O Zelador da Doutrina Espírita"
 

RELAÇÃO BIOGRAFIAS DE HERCULANO PIRES

 

01 - Herculano Pires - Biografias e Bibliografia (Mauro Spinola e Jorge Rizzini)

 

02 - Jorge Rizzini - Herculano Pires, o Apóstolo de Kardec (O Homem, a Vida, a Obra)

 

03 - Humberto Mariotti - Clóvis Ramos - Filósofo Herculano Pires e Poeta

 

RELAÇÃO DAS OBRAS  DE  HERCULANO PIRES

 

00 - Conteúdo Resumido das Obras de J. Herculano Pires

 

01 - Herculano Pires - Agonia das Religiões 

 

02 - Herculano Pires - A Pedra e o Joio

 

03 - Herculano Pires - Ciência Espírita


04 - Herculano Pires - Concepção Existencial de Deus 


05 - Herculano Pires - Curso Dinâmico de Espiritismo 


06 - Herculano Pires - Educação para a Morte


07 - Herculano Pires - Espiritismo Dialético


08 - Herculano Pires - Evolução Espiritual do Homem 


09 - Herculano Pires - Homenagem aos 100 anos de O Livro dos Espíritos


10 - Herculano Pires - Arigó, Vida, Mediunidade e Martírio


11 - Herculano Pires - Introdução à Filosofia Espírita


12 - Herculano Pires - Mediunidade


13 - Herculano Pires - Na Hora do Testemunho


14 - Herculano Pires - No Limiar do Amanhã


15 - Herculano Pires - Obsessão - O Passe - A Doutrinação


16 - Herculano Pires - O Centro Espírita


17 - Herculano Pires - O Espírito e o Tempo


18 - Herculano Pires - O Homem Novo   


19 - Herculano Pires - O Infinito e o Finito


20 - Herculano Pires - O Menino e o Anjo 


21 - Herculano Pires - O Mistério do Bem e do Mal 


22 - Herculano Pires - O Mistério do Ser ante a Dor e a Morte


23 - Herculano Pires - O Reino 


24 - Herculano Pires - O Sentido da Vida

 

25 - Herculano Pires - O Verbo e a Carne


26 - Herculano Pires - Os Sonhos de Liberdade

 

27 - Herculano Pires - Os Três Caminhos de Hecate


28 - Herculano Pires - Parapsicologia Hoje e Amanhã  


29 - Herculano Pires -Pedagogia Espírita


30 - Herculano Pires - Pesquisa sobre o Amor


31 - Herculano Pires - Revisão do Cristianismo


32 - Herculano Pires - Vampirismo


33 - Herculano Pires - Visão Espírita da Bíblia

 

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