GASTONE DE BONI

O PESQUISADOR DO INVISÍVEL

FUNDADOR Fondazione Biblioteca Bozzano-De Boni

O BIÓGRAFO DE ERNESTO BOZZANO

(1908 - 1986)

 

GASTONE DE BONI

 

Ernesto Bozzano vida e obra

no cinquentenário de sua atividade Metapsíquica

(1891 - 1941)

 

Fondazione Biblioteca Bozzano-De Boni

(O.N.L.U.S.)
(Organizzazione Non Lucrativa di Utilità Sociale)

ITÁLIA

 

www.bibliotecabozzanodeboni.com

Breve biografia de Ernesto Bozzano:

Escrever sobre uma pessoa tão importante para o Espiritismo Científico por si só já denota uma enorme responsabilidade, mormente por tratar-se da pessoa que deu o nome ao Grupo de Pesquisas Espíritas Ernesto Bozzano, entidade da qual fiz parte durante 10 anos. Agradeço a oportunidade de expor um pouco da enorme obra desse autor.

Ernesto Bozzano nasceu em Gênova, a 9 de janeiro de 1862, quarto filho de um total de cinco irmãos de uma família abastada.

Em 1948, escreveu Bozzano ao médico Dr. Humberto Torres, "havendo nascido numa família espírita tive, à minha disposição, os numerosos livros que meu pai adquiriu e além disto, durante toda a minha vida, a ventura de presenciar vários dos interessantes fatos neles relatados.

Sua primeira abordagem no estudo do Espiritismo foi a da negação do fenômeno. O estudo pormenorizado dos mesmos levou-o a tornar-se mais tarde um de seus mais importantes escritores. Era um pensador positivista.

Suas primeiras incursões nos estudos do fenômeno espírita, através dos trabalhos de Alexandre Aksakhov em Animismo e Espiritismo e Os Fantasmas da Sala de Estar (Phantasms of the Living) de Gurnes Myers, converteram-no definitivamente em um pesquisador psíquico.

Bozzano começou e escrever artigos sobre mediunidade a partir de 1900.

Em 1920 ele conheceu Gastone De Boni que, após a morte de Bozzano, herdou toda o seu material científico.

Foi Presidente de Honra do 5° Congresso Espírita Internacional, realizado de 1 a 10 de setembro de 1934, em Barcelona, Espanha. Por sua atuação e obra recebeu uma belíssima medalha de ouro dos espíritas ingleses, que continha a seguinte frase "Ao grande Mestre da Alma, Ernesto Bozzano, que abriu novos horizontes radiosos à humanidade sofredora, de seus amigos e admiradores"

Ernesto Bozzano produziu mais de sessenta obras em toda a sua vida, estas obras estão disponíveis em português, na chamada "Obras completas de Bozzano", suas monografias foram colecionadas no livro Seleções da mesma série, Ed. Livraria Allan Kardec Editora, 1949. Traduções de Francisco Klors Wernek.

As suas obras mais importantes são Animismo ou Espiritismo, Metapsíquica Humana, Enigmas da Psicometria, Fenômenos Psíquicos entre outros. Foi ele também um dos primeiros a estudar os fenômenos Metapsíquicos produzidos por animais onde se destacam o caso dos cavalos de Elberfeld, onde um fazendeiro ensinou aos seus animais a fazerem operações matemáticas. Ainda hoje existem dúvidas quanto a estes feitos, porém àquela época os fatos foram estudados e considerados reais.

Ernesto Bozzano morreu em 24 de Junho de 1943, em Savona, Itália. Ele nunca negligenciou nas suas pesquisas, tendo participado de inúmeras sessões com Eusapia Palladino, um dos maiores médiuns de efeitos físicos que se tem notícias até os dias de hoje.

Quando Bozzano morreu, Gastone de Boni (1908 - 1986) herdou toda a sua biblioteca, todo este material permitiu a Silvio Ravaldini elaborar uma extensa biografia de Ernesto Bozzano (Ernesto Bozzano e la Ricerca Psichica –Vita e opere di un pionere della parapsicologia, ed. Mediterranee, Roma, 1993).

Gastone de Boni criou então uma sociedade chamada de Fondazione Biblioteca Bozzano De Boni, inclusive com um site na Internet, com este mesmo nome. Atualmente esta fundação é presidida por Silvio Rivaldini. No site é possível acessar a bibliografia de Bozzano e Boni, e também as publicações atuais da Fundação. Vale a pena conferir.

Acredito que o estudo dos trabalhos de Bozzano permita ao espírita acostumar-se à análise metódica dos fatos, separando-os das suposições. Além disto, esta pessoa terá a grande oportunidade de ampliar o seu conhecimento. Ainda hoje podemos encontrar nas livrarias espíritas diversas obras deste que foi o último grande cientista espírita europeu. Após Bozzano só vieram os metapsiquistas e parapsicólogos.

Fondazione Biblioteca Bozzano De Boni

Fontes: Vita Oltre la Morte (Silvio Ravaldini è presidente della Fondazione Biblioteca Bozzano De Boni, in questa rara intervista racconta di aver vissuto i più grandi fenomeni dell'alta medianità attraverso le facoltà di alcuni medium. Consultare per maggiori informazioni il sito della fondazione, Ernesto Bozzano, Gastone De Boni)

Fontes: Revista Espírita Bezerra de Menezes (Vida e obra de Ernesto Bozzano no cinquentenário de sua atividade Metapsíquica) (1891 - 1941) (Audiobook Grátis)

Fontes: Fondazione Biblioteca Bozzano - De Boni (Bibliografia di Ernesto Bozzano)

Fontes: Fondazione Biblioteca Bozzano - De Boni (Pubblicazioni su Ernesto Bozzano)

De improviso, a senhora Montaldo exclama: "Oh! Mas que coisa está me acontecendo? Sinto-me como que circundada por uma influência do paraíso! Oh, que calma, que serenidade, que felicidade me invade! Indubitavelmente está presente uma entidade muito elevada, puríssima, angelical". E, assim dizendo, começou a escrever poucas palavras que, com um impulso automático, dirigiu a Bozzano. Ele lê e permanece aturdido; estavam escritos os dois últimos versinhos da epígrafe que naquela mesma manhã Bozzano havia pendurado num quadrinho na sepultura da mãe, por ocasião do primeiro aniversário da sua morte. Os versinhos são estes:

Agora e sempre
Invocando-te, oh! mãe.

Sua comoção não teve mais limites. Sentia, ou melhor, tinha a absoluta certeza de que, ao seu lado, achava-se sua mãe. Mas há outra coisa. Naquela época, ele estava com o ânimo muito opresso com os desgostos sérios e íntimos, tão íntimos que não lhe foi possível externá-los na presença do grupo.

A única criatura que teria podido ser-Ihe uma boa conselheira era a mãe. Experimentou dirigir-lhe uma pergunta mentalmente e eis que obteve imediatamente a resposta, formulada porém, em tais termos, que somente ele, Bozzano, podia compreender o sentido, (como freqüentemente sucede nas sessões mediúnicas quando a entidade comunicante não quer revelar aos outros, mas apenas ao consulente, um fato íntimo ou um segredo).

Mais do que nunca, comovido e trêmulo, dirigiu uma invocação mental sobre um conselho. Este foi rapidamente dado e foi de tal forma que o levou a supor não haver nenhum equívoco. Depois do que, foi ditado: "Estou contente contigo. Continua no nobre caminho em que sei que te engajastes. Esta é a tua missão na terra. Beijo-te".

Foi este o pequeno acontecimento pessoal que dissipou para sempre as suas dúvidas filosóficas, dúvidas que persistiram, embora profundamente conspurcadas, não obstante o preparo metapsíquico dos dois anos precedentes (1891-1893).

A propósito da frase: "É esta a tua missão na terra", pronunciada pela mãe desencarnada de Bozzano, quero recordar um curioso episódio biográfico.

A Psicografia que Ernesto Bozzano recebeu de sua mãe e que marcou profundamente na sua conversão ao Espiritismo

"Gastone de Boni - Vida e obra de Ernesto Bozzano no cinquentenário de sua atividade Metapsíquica (1891 - 1941)"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Gastone de Boni (Biografia resumida)

 

Gastone de Boni - Vida e obra de Ernesto Bozzano no cinquentenário de sua atividade Metapsíquica (1891 - 1941) PDF

 

Baixar todas as obras no arquivo zipado