Dâmocles Aurélio da Silva

O PESQUISADOR espírita QUE ENFOCA

 HISTÓRIA espiritismo em Pernambuco

o criador do BOLETIM lampadário espírita

o grande amigo de allan Kardec

o batalhador da causa espírita no brasil

(1949 -     )

 

Dâmocles Aurélio da Silva

História do Espiritismo em Pernambuco

(Voi, Vol ii, Vol. iii)

Editora Livre

BRASIL (2018)

 

LAMPADÁRIO ESPÍRITA

ADESO À CODIFICAÇÃO ESPÍRITA

BOLETIM INFORMATIVO INDEPENDENTE

DE EDUCAÇÃO ESPÍRITA

(2006 a 2021)

 

COORDENADOR DO PERIÓDICO MENSAL

DÂMOCLES AURÉLIO DA SILVA

Biografia do autor:

Dâmocles Aurélio da Silva, nascido na cidade de Ribeirão/PE em 1949, é editor e colunista do Lampadário Espírita, um boletim informativo independente de educação espírita, cuja distribuição é gratuita. Publicou a obra História do Espiritismo em Pernambuco em III volumes que é um vasto trabalho de compilação de dados.

Atualmente, é trabalhador espírita vinculado ao Centro de Estudos Espíritas Léon Denis, localizado no bairro do Curado IV no município de Jaboatão dos Guararapes/PE.

ENQUETE COM DÂMOCLES AURÉLIO DA SILVA

CONHECENDO MELHOR O AMIGO DE KARDEC

 

EspiritualMente - Como o senhor conheceu o Espiritismo? Qual a importância desta Doutrina em sua vida?

Dâmocles - Minha mãe era espírita. Desde cedo entrei em contato com o Espiritismo. Aos domingos à noite, aos 11 anos de idade, acompanhava meu pai à Federação Espírita Pernambucana, localizada na época na Rua da Concórdia, nº 533, no centro do Recife. Guardo boas lembranças. Lembro-me do poeta Fernando Vaz, com os seus óculos de lentes grossas, do Sr. Lírio Ferreira, com a sua costumeira polidez no trato com as pessoas. Às segundas-feiras à noite, acompanhava minha mãe ao Tattwa Cavalheiros da Luz, do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, então localizado à Rua da Palma, se a memória não me falha, no edifício Sael, também no centro do Recife.

Nessa mesma época, aos sábados à noite, acompanhava meu pai à Loja da AMORC (Ordem Rosacruz). Portanto, desde a infância, sempre estive em contato com o Espiritismo e com as doutrinas espiritualistas. Por conta disso, quando cheguei a Casa Espírita, não estranhei e nem foi necessário participar da Evangelização Espírita.

EspiritualMente - Como surgiu a ideia de criar o boletim informativo Lampadário Espírita?

Dâmocles - Na verdade, o projeto não foi meu. Isto foi explicado na edição de nº 100 de janeiro de 2015. Fui convidado a participar após o jornal já existir. Mas surgiu a partir da necessidade que os companheiros perceberam. Confesso que um projeto como o Lampadário era um velho desejo que guardava, mas que não tive a coragem de por em prática.

EspiritualMente - Em 2018, o Lampadário completou 12 anos de existência. Que balanço o senhor faz deste projeto? Quais os desafios para mantê-lo em funcionamento?

Dâmocles - Em 2016, realizamos um encontro pela passagem dos dez anos de existência do Lampadário e, naquela oportunidade, eu disse que o boletim estava existindo graças a minha teimosia, isso porque os quatro companheiros que havia fundado o órgão, haviam saído sem dizer adeus, deixando toda a carga sob os meus cuidados. Pensei, pensei e decidi por continuar, porém, veio a crise pós-2016 e o projeto teve a tiragem reduzida de 300 para 50 exemplares, mas não encerrou. E hoje somos um dos periódicos com maior número de edições na história da imprensa espírita pernambucana.

EspiritualMente - Como o senhor avalia o papel da imprensa espírita nos dias atuais na divulgação do Espiritismo?

Dâmocles - Hoje a divulgação, com os recursos da internet, é fácil e barato; o difícil continua sendo a qualidade do conteúdo. Na internet, por exemplo, há muitos jornais online, com cores vivas e design artístico bonito, mas o conteúdo fica a desejar. São quase sempre jornais noticiosos, divulgando os eventos que vão ocorrer ou que já se realizaram. Dentre os sites que considero com conteúdo e de ótima qualidade doutrinária, destaco O Consolador - Revista Semanal de Divulgação Espírita, de Curitiba/PR.

Há também o site Autores Espíritas Clássicos, que é uma verdadeira biblioteca espírita com dezenas de livros disponíveis para baixar. Então, vejo com otimismo o trabalho de divulgação atual. A tendência é melhorar. Pernambuco é que foi sempre reticente nesse campo, haja vista, conforme demonstra a história, o número de jornais ao longo do tempo é insignificante.

EspiritualMente - O que o senhor mais aprendeu no decorrer de todos esses anos de trabalho ativo no movimento espírita?

Dâmocles - Pergunta difícil! Aprendi que sou um espírito de 3ª ordem, beirando a 7ª classe. E que ainda tenho que "comer muito feijão" nas próximas existências (se ainda existir feijão)!

EspiritualMente - Em meio a tantas crises, escândalos e crescimento da violência, quais suas perspectivas sobre a atualidade e o futuro do Brasil? Estamos no rumo certo?

Dâmocles - Quem passou por uma ditadura (1964-1985), pode dizer que vive atualmente no Brasil paraíso. Presidente da República sendo cassado (já foram dois), presidente sendo acusado de roubo, condenado e preso; deputados, prefeitos e governadores condenados e presos em presídios comuns. É o fim dos "Odoricos Paraguaçus". Crimes, crises e carestia sempre existiram. Não sei se estamos no rumo certo; sei apenas que a marcha do progresso põe o trem nos trilhos.

EspiritualMente - Você tem algum projeto ou objetivo a ser alcançado no trabalho espírita?

Dâmocles - Quando eu deixar de projetar o futuro, quando deixar de sonhar, não terei mais o que fazer. Projetos há, o que falta é a coragem de iniciar a realização do desejo. Freud dizia que o sonho é a realização do desejo. Sigo o caminho inverso, primeiro sonho e depois busco realizar o desejo.

EspiritualMente - Que mensagem você deixa para os visitantes, seguidores e colaboradores do nosso blog?

Dâmocles - O que eu posso dizer? Ariano Suassuna, em suas aulas-espetáculos, dizia que "pela frente a gente elogia e quando a pessoa sai, dizemos o que realmente pensamos". Foi uma grata surpresa conhecer o blog EspiritualMente. Desejo a todos os visitantes, seguidores e colaboradores, um grande abraço fraterno e não deixem de estudar a Doutrina Espírita!

 E.mail de contato: Lampadário Espírita

Centro de Estudos Espíritas Léon Denis, No Curado IV – Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco.

Sede do Jornal Lampadário Espírita

"Atualmente, o Centro de Estudos Espíritas Léon Denis, que fundei juntamente com a minha mulher, está sem funcionar por falta de pessoas, mas tem uma despesa fixa para manutenção do prédio.

Então, para compensar essa necessidade que sinto de estar em contato com as pessoas discutindo e trocando experiências e principalmente, tomar conhecimento do que estar ocorrendo no movimento espírita local é que estou participando de um “grupo de estudos espíritas”, que funciona na Livraria Renascer. É unicamente de estudo, tendo a Revista Espírita, como estudo sistemático e continuado."

Dâmocles Aurélio da Silva "Editor e Colunista do Lampadário Espírita"

Fontes: Lampadário Espírita

Fontes: Federação Espírita Pernambucana (FEP)

Como e quando começou a ideia de se divulgar o Espiritismo pela mídia digital?

Dâmocles e equipe: Teve início a partir da edição de Setembro de 2009 do Lampadário Espírita. O objetivo foi o de atender a leitores distantes, como da cidade de Serra Talhada/PE ou de João Pessoa/PB, para os quais enviávamos pelo Correio, mas não havia garantia de que chegasse, além de haver uma despesa considerável.

Entendemos que as propostas do Espiritismo são ensinamentos de Cristo/Allan Kardec. Qual o objetivo central do Lampadário Espírita?

Dâmocles e equipe: A partir do início, sempre foi o resgatar a História do Espiritismo, quer a de Pernambuco, quer a do Brasil ou do mundo. Ficamos apenas com a de Pernambuco.

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Dâmocles Aurélio da Silva - História do Espiritismo em Pernambuco (Vol. I, Vol. 02, Vol. 03)

 

LAMPADÁRIO ESPÍRITA

(2006 - 2021)

Lampadário Espírita (ANO 2006)

Lampadário Espírita (ANO 2007)

Lampadário Espírita (ANO 2008)

Lampadário Espírita (ANO 2009)

Lampadário Espírita (ANO 2010)

Lampadário Espírita (ANO 2011)

Lampadário Espírita (ANO 2012)

Lampadário Espírita (ANO 2013)

Lampadário Espírita (ANO 2014)

Lampadário Espírita (ANO 2015)

Lampadário Espírita (ANO 2016)

Lampadário Espírita (ANO 2017)

Lampadário Espírita (ANO 2018)

Lampadário Espírita (ANO 2019)

Lampadário Espírita (ANO 2020)

Lampadário Espírita (ANO 2021)

Baixar todos os periódicos Google Driver