Antonio Cesar Perri de Carvalho - Célia Maria Rey de Carvalho

UM TRIBUTO AOS GRANDES DESBRAVADORES DO ESPIRITISMO NO BRASIL

OS CRIADORES INICIAIS DO ANTIGO NEPE DA feb

O estudo do Evangelho de Jesus à luz do Espiritismo

 

 

HISTÓRICO SINTÉTICO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO EVANGELHO (NEPE DA FEB)

ORGANIZADORES: ANTONIO CESAR PERRI DE CARVALHO E CÉLIA MARIA REY DE CARVALHO

ELABORADO DA OBRA ALLAN KARDEC O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO: ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO, 1 ED. BRASÍLIA: FEB, 2014.

A contribuição de Allan Kardec para a fundamentação cristã do Espiritismo, reforçada pelas obras psicografadas por Francisco Cândido Xavier.

 

GEECX - Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier
http://grupochicoxavier.com.br/

Apresentação do Projeto NEPE (NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO EVANGELHO) (NEPE da FEB)

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Vários contatos entre a FEB na gestão do presidente Nestor João Masotti e equipe da UEM – União Espírita Mineira, tendo como presidente Honório Onofre Abreu, iniciaram-se nos idos de 2005, seguindo-se em outras oportunidades mesmo após a desencarnação de Honório Onofre Abreu, que ocorreu em novembro de 2007.

Alguns episódios aconteceram até o final da gestão de Masotti e no período em que atuamos como presidente interino e efetivo da FEB.

Nesse Histórico Sintético, relacionamos os principais episódios relacionados com o Núcleo de Estudos e Pesquisas da FEB (FEB) desde os preparativos que culminaram com a sua criação em setembro de 2012, e, o seu pleno funcionamento até uma ruptura que determinou, na prática, a desativação em seguida a março de 2015.

Resumidamente, há informações sobre: criação do NEPE da FEB; o marcante lançamento do NEPE da FEB; os principais eventos; as renovações na Comissão; os NEPES nos Estados; a produção de vídeo-aulas; as reuniões de estudo; a biblioteca; a revista digital; a publicação de livro pela FEB; a preparação para reunião Virtual. Embora resumidamente, há citação de fontes e ilustração com fotos.

O auge das ações do NEPE da FEB ocorreu nos momentos prévios e durante as comemorações dos 150 anos de O evangelho segundo o espiritismo. Sem dúvida com atuação dos membros do NEPE e de equipe de apoio que já se espraiava pelo país.

O Editorial da revista Reformador, abril de 2014, destaca esse momento histórico:

“[...] Mais recentemente a FEB lançou um curso regular sobre O evangelho segundo o espiritismo, além das demais obras da Codificação Espírita, e criou o Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho (Nepe), ampliando ainda mais a difusão da obra ora destacada.”(*)

O estímulo ao estudo de o Novo Testamento e, especificamente, de O evangelho segundo o espiritismo, ocorrido no período de tempo citado representou um marcante momento para o movimento espírita.

São Paulo, dezembro de 2017.
Antonio Cesar Perri de Carvalho
(ex-presidente da FEB e da USE-SP)

(*) Reformador. Edição de abril de 2014. P. 194. 2014. http://www.sistemas.febnet.org.br/acervo/revistas/2014/WebSearch/page.php?pagina=192

Histórico Sintético do NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO EVANGELHO (NEPE da FEB)

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Fatos preliminares:

Os contatos iniciais entre a FEB e equipe da UEM – União Espírita Mineira, iniciaram-se na gestão do presidente Nestor João Masotti. Alguns episódios:

– I Seminário Revivescência do Cristianismo Primitivo, realizado pela Coordenação de Ação Espírita da OSCAL, em 19/11/2005, com apoio da UEM – União Espírita Mineira, e presença de Honório Onofre Abreu, presidente da UEM, e equipe Haroldo Dutra Dias e Wagner Gomes da Paixão; participação da FEB – Federação Espírita Brasileira, com presença do presidente Nestor João Masotti e alguns diretores. Aconteceu na sede do Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Estêvão, em Brasília-DF.

– Setembro de 2007 – Visita à FEB de Honório Onofre Abreu, presidente da UEM – União Espírita Mineira, acompanhado de uma equipe, tendo se reunido separadamente com o presidente Nestor João Masotti, vice-presidente Cecília Rocha e diretor Antonio Cesar Perri de Carvalho.

– Em 2008 – Apoio da FEB, através do presidente Masotti, a viagem a Israel feita por Haroldo Dutra Dias para obtenção de fontes bibliográficas.

– Abril de 2010 – Lançamento pela EDICEI de O Novo Testamento, traduzido por Haroldo Dutra Dias (1), conforme prévia definição entre os citados presidentes da UEM e da FEB, com o tradutor.

Em junho de 2012, intensificaram-se diálogos entre o presidente interino da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho e Haroldo Dutra Dias, que ficou incumbido de elaborar uma proposta de Regimento Interno do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Evangelho.

Criação do NEPE da FEB:

Com base em tratativas acima citadas, Haroldo Dutra Dias elaborou um Projeto que o presidente interino apresentou ao Conselho Diretor e da Diretoria Executiva da FEB. Este foi aprovado conforme registro da “ATA N.59 – Ata da Reunião do Conselho Diretor e da Diretoria Executiva da Federação Espírita Brasileira, realizada em 02 de outubro de 2012, em Brasília. […] Item 4. NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO EVANGELHO.

Dando prosseguimento aos estudos relativos ao projeto de criação na FEB do núcleo em epígrafe, apresentando na reunião de 27 de julho de 2012, o Conselho Diretor e a Diretoria Executiva passaram a examinar a proposta de Regimento Interno do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Evangelho. Após ampla discussão da matéria, o Regimento foi aprovado, com alterações, conforme anexo.” Reunião dirigida pelo presidente interino Antonio Cesar Perri de Carvalho; secretariada por José Carlos da Silva Silveira, assessor da presidência.

Em seguida foi divulgada a Portaria GP No. 08/2012, de designação da equipe do NEPE, publicada à época no Portal da FEB.

Lançamento do NEPE da FEB:

O lançamento do NEPE da FEB ocorreu na sede da instituição, em Brasília, no dia 2 de março de 2013, com o auditório lotado. Houve atuação da Comissão do NEPE: coordenação de Haroldo Dutra Dias; membros: Ricardo Mesquita, Simão Pedro de Lima, Wagner Gomes da Paixão, Afonso Chagas, Célia Maria Rey de Carvalho e Flávio Rey de Carvalho. Presença na mesa e participação na oficina de estudo da vice-presidente da FEB Marta Antunes de Moura. Presidente na época (interino): Antonio Cesar Perri de Carvalho. (2,3) O evento foi gravado e transmitido ao vivo.

Dados das quantidades dos acessos das transmissões ao vivo da TVCEI e Rádio Fraternidade:

TVCEI: 2.972 visitas reais (obs. não confundir com visualizações); 28 países; 27 Estados do Brasil; 310 cidades no mundo.

Rádio Fraternidade: 3093 visualizações; países: 19; cidades: 181;

Principais eventos:

Após o lançamento do NEPE da FEB, na sede da FEB, em Brasília, no dia 2 de março de 2013, algumas Federativas Estaduais acordaram a realização de eventos promovidos pelo NEPE da FEB.

Por proposta da FERGS (Circular 18/2013, de 23/05/2013), houve o primeiro Seminário Regional (região Sul do CFN da FEB), em Porto Alegre, no dia 14 de julho de 2013. Seguiram-se eventos:

– Seminário em Maceió (Al) – setembro de 2013;

– Seminário de comemoração dos 60 anos do livro Ave, Cristo! e 70 anos do livro Renúncia, no Centro Cultural Chico Xavier, na Fazenda Modelo, em Pedro Leopoldo (MG) – julho de 2013;

– Seminário em Parnaíba – Comissão do NEPE – Piauí – setembro de 2013;

– Seminário em Goiânia (Go) – Comissão do NEPE – novembro de 2013;

– Seminário em Volta Redonda (RJ) – Afonso Chagas – janeiro de 2014;

– Seminário em Vitória (ES) – Comissão do NEPE – julho de 2014;

– Visita da Comissão Administrativa do NEPE ao NEPE da FEEGO (Congresso Estadual – março de 2014), Goiânia (GO);

– Goiânia (GO) – Palestra Flávio Rey de Carvalho – janeiro de 2014;

– João Pessoa (PB) – Visita do presidente da FEB às equipes do NEPE da FEPb e de Campina Grande – 2014;

– Recife (PE) – Visita do presidente da FEB à equipe do NEPE da FEPe – 2014;

– Maceió (AL) – Visita do presidente da FEB às equipes do NEPE da FEAL e dos três Centros Espíritas de Maceió – 2014;

– Seminário internacional: com Célia Maria Rey de Carvalho no Toronto Spiritist Society (Toronto – Canadá) em junho de 2014, sobre o NEPE.

Renovações na Comissão:

Atendendo ao Regimento Interno do NEPE, ocorreram substituições parciais da Comissão Administrativa do NEPE, aprovadas pelo Conselho Diretor e Diretoria Executiva da FEB, nos anos de 2013 e 2014, respectivamente, ingressando Saulo Cesar Ribeiro da Silva em substituição a Simão Pedro de Lima, e Ismael Maia em substituição a Ricardo Mesquita.

NEPEs nos Estados:

Entre 2013 e início de 2015 foram criados NEPEs em Federativas Estaduais e instituições de diversos Estados, por iniciativa destes e mantendo-se a autonomia dos mesmos, existindo apenas intercâmbio com o NEPE da FEB.

Produção de vídeo-aulas:

Vídeo-aulas “Espiritismo à luz do Evangelho”, gravados pela equipe do NEPE e convidados, com produção da TVCEI e FEBtv, entre 2012 e fevereiro de 2015:

– 50 vídeo-aulas de livre acesso e disponíveis no Youtube, com muitos milhares de acessos;

– 09 vídeo-aulas, gravadas em fevereiro de 2015, porém divulgadas posteriormente, depois de março de 2015, com acesso pago, no Canal de assinantes “Gotas de Luz” da FEBtv.

Reuniões de estudo:

Membros da equipe do NEPE, convidados e colaboradores da FEB, atuaram no programa do curso "O Evangelho Segundo o Espiritismo", desenvolvido na sede da FEB, entre 2012 e março de 2015, sob a coordenação de Célia Maria Rey de Carvalho, e, em dois dias por semana, quartas à noite e domingo pela manhã. Também ocorreram reuniões de estudo sobre o Novo Testamento, mensalmente, na sala do NEPE.

Biblioteca:

Biblioteca do NEPE, que funcionou até março de 2015 com espaço próprio para reuniões e estudos, reunindo centenas de obras adquiridas sobre: livros espíritas sobre os temas centrais; textos bíblicos, Bíblias de estudo, Novo Testamento, Obras de Referência e Consulta, Livros sobre Antigo e Novo Testamento, Contexto Histórico-cultural, Personagens, Exegese bíblica, Língua hebraica, Livros em idioma Iídiche (160 volumes adquiridos pela FEB, entre 2008-2009, sob os cuidados de Haroldo Dutra Dias.

Revista digital:

Pelo portal da FEB foi mantida entre maio de 2013 e março de 2015 a revista digital Lei Divina e um fórum.(4) O site do NEPE está indisponível no Portal da FEB.

Elaboração de livro:

O evangelho segundo o espiritismo: orientações para o estudo, Edição FEB, co-autoria de membros da Comissão do NEPE e convidados. (5)

Explicações na Apresentação do livro:

“APRESENTAÇÃO

Com a criação do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho – Nepe, na Federação Espírita Brasileira em 2012, organizou-se seminários para explicar seu funcionamento e estimular o Movimento Espírita a trabalhos voltados à pesquisa e estudo do Evangelho de Jesus à luz do Espiritismo.

Um dos temas abordados nesses seminários foi a experiência da FEB no desenvolvimento do Curso para o Estudo Interpretativo de O Evangelho segundo o Espiritismo. Houve muita procura durante e após a realização dos eventos, com pedidos de orientações sobre como se estruturar um curso para o estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo. Claramente percebemos que este livro - muito lido e comentado -, deve merecer um estudo regular nos Centros Espíritas.

Daí surgiu a ideia de se elaborar um livro que contemplasse parte dos temas abordados nos seminários do Nepe da FEB e mais alguns que consideramos pertinentes para complementar essas orientações. Com esse objetivo convidamos alguns expositores e membros da Comissão Administrativa do Nepe da FEB, bem como estudiosos do Evangelho de Jesus – ligados a este projeto de trabalho -, para escreverem os capítulos.

No ano comemorativo aos 150 anos de lançamento de O Evangelho segundo o Espiritismo, disponibilizamos essa singela publicação na expectativa que contribua para o estudo, reflexão e divulgação dessa importante obra do Codificador Allan Kardec.

Célia Maria Rey de Carvalho
Antonio Cesar Perri de Carvalho
Brasília (DF), fevereiro de 2014.”
(Transcrito da 1a edição, 1a impressão, 4/2014)

Reunião Virtual:

No final de 2014, a FEB adquiriu um equipamento para reuniões virtuais para uso do NEPE. Em fevereiro de 2015 a Comissão do NEPE realizou reunião virtual experimental com os NEPEs da FEEGo e da Federação Espírita da Paraíba. Doravante, pretendia-se realizar estudos virtuais, facilitando o diálogo em tempo real com os diversos NEPEs.

Notas:

1) Depois publicado pela FEB, 1a edição em 2013.

2) Link: https://youtu.be/PJvv9rd2wIE  (acesso em 01/12/2017).

3) Link: http://www.febnet.org.br/blog/geral/divulgacao/agora-ao-vivo-seminario-jesus-a-porta-kardec-a-chave/ (acesso em 01/12/2017).

4) Link: http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/ultimas-noticias-noticias/revista-lei-divina-nepe-da-feb/ acesso em 01/12/2017).

5) Carvalho, Célia Maria Rey; Carvalho, Antonio Cesar Perri (Org.). O evangelho segundo o espiritismo. Orientações para o estudo. 1.ed. Brasília: FEB, 2014.

(*) – Presidente da FEB (interino de maio de 2012 a março de 2013; efetivo de março de 2013 a março de 2015). DE: http://grupochicoxavier.com.br/historico-nepe-feb

Programa Seminário Histórico - Cristianismo Primitivo Brasília/DF-2005

Seminário Cristianismo Primitivo em Brasília, vendo-se Honório Abreu, Nestor Masotti e Célio Allan Kardec / 2005

Seminário Cristianismo Primitivo em Brasília. Participantes e Ministradores. Vendo-se Honório, Haroldo e Wagner / 2005

Nascimento do NEPE - Portaria GP Nª 08.2012 - NEPE

Seminário na FEB na instalação do NEPE. Presidente abre evento e a Comissão do NEPE em março de 2013

NEPE - Gravação do programa Evangelho à Luz do Espiritismo - TVCEI

Fontes: Canal Espírita  (Vídeo-aulas “Espiritismo à luz do Evangelho”, gravados pela equipe do NEPE e convidados, com produção da TVCEI e FEBtv)

Fontes: GEECX - Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier (Projeto NEPE)

Fontes: Federação Espírita Brasileira (Projeto NEPE)

"Em 2014, comemoramos os 150 anos de lançamento de O evangelho segundo o espiritismo. Para facilitar a sua leitura, esta obra vem cumprir a nobre missão de ser um roteiro que auxiliará o leitor a estudar e refletir sobre a essência do ensino moral de Jesus servindo, também, como abrigo aos adeptos de todas as religiões.

Resultado do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho (NEPE), acentua a importância do conhecimento bíblico analisado sob a fascinante trajetória e exemplo de Jesus, guia e modelo para a humanidade.

Destaca a contribuição de Allan Kardec para a fundamentação cristã do Espiritismo, reforçada pelas obras psicografadas por Francisco Cândido Xavier. Com o estudo seguro do Evangelho, o leitor se motivará a trabalhar incessantemente no bem por concluir que as Leis Divinas o conduzirão a Deus."

Antonio Cesar Perri "O Propagador do Espiritismo"

799. De que maneira pode o Espiritismo contribuir para o progresso?

"Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, ele faz que os homens compreendam onde se encontram seus verdadeiros interesses. Deixando a vida futura de estar velada pela dúvida, o homem perceberá melhor que, por meio do presente, lhe é dado preparar o seu futuro. Abolindo os prejuízos de seitas, castas e cores, ensina aos homens a grande solidariedade que os há de unir como irmãos."

Allan Kardec - O Livro dos Espíritos » Parte Terceira - Das leis morais » Capítulo VIII - 7. Lei do progresso » Influência do espiritismo no progresso.

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

O Evangelho Segundo O Espiritismo - Orientação de Estudo (Jorge Leite de Oliveira) (Publicado no Reformador - Edição de Julho de 2014)

 

Histórico Sintético do Núcleo De Estudos e Pesquisas do Evangelho (NEPE da FEB) (Organizadores: Antonio Cesar Perri de Carvalho e Célia Maria Rey de Carvalho)