Dr. Anastasio García López

o grande médico homeopata

o fiel escudeiro de ALLAN KARDEC

OS PIONEIROS DO ESPIRITISMO NAS TERRAS DA ESPANHA

(1824 - 1897)

 

OBRAS RARAS TRADUZIDA

 

UM DOS PRIMEIROS A PROPOR O ESPIRITISMO

COMO  DISCIPLINA ESCOLAR E UNIVERSITÁRIA NA ESPANHA DO SÉCULO XIX

Biografia de Anastasio García López:

O Dr. D. Anastasio García López nasceu em Ledaña, província de Cuenca em 1824.

 D. Anastasio Garcia Lopez era um homem de inteligência clara, uma notável franqueza e animada desejo mais nobre. Ele era um médico de casas de banho e praticado a homeopatia; publicou vários livros profissionais.

Órfão de pai à tenra idade de cinco anos, os constantes cuidados maternais conseguiram que em 1838 iniciasse estudos de Filosofia no Seminário e Instituto de ensino médio de Múrcia, onde obteve diploma em Filosofia com as melhores notas.

Em 1841 começou os estudos de médico cirurgião no Colégio de Medicina São Carlos de Madrid, até que em 1848 terminou sua carreira com nota dez em todas as matérias, conseguindo o título de Licenciado.

Como Licenciado em Medicina e Cirurgia, desenvolveu seu trabalho em diferentes lugares da Península, sendo médico titular em Cebreros (Ávila), Navalperal de la Mata (Cáceres), em pouco tempo foi subdelegado de Medicina, comissionado pelo Governo para estudar uma epidemia especial nos lugares de Casatejada e Serrejón, e analisar as águas de Fuente del Oro; subdelegado de Saúde e titular de Medinaceli; médico diretor, por concurso de méritos, do Hospital Provincial de Sória,

Entrando, também por concurso de méritos, no Corpo de médicos diretores de banhos minerais da Espanha, desenvolvendo essa atividade em Cestona, Alhama de Aragón, Panticosa, Ledesma, Caldas de Oviedo e Archena; catedrático numerário de Fisiologia e Higiene e auxiliar de Medicina legal e Toxicologia na Universidade de Salamanca, onde, em 1868, obteve o grau de doutor em Medicina, pronunciando um notável discurso sobre o crupe e seu tratamento homeopático, que foi muito aplaudido; regente, mais tarde, da cátedra de Psicologia e Lógica na Universidade Central, onde passou com nota dez um curso especial sobre língua grega e outro de Economia política; foi deputado republicano nas Cortes Constituintes de 1873.

Também levou sua iniciativa a Barcelona em 1889, para a fundação de uma Academia e de um Hospital homeopático, sendo criada depois a Academia Homeopática Barcelonesa, da qual foi presidente de honra o Dr. García López. A Revista de Homeopatia foi o órgão oficial da mencionada Academia. (1)

O Dr. García López foi propagador infatigável da Doutrina Espírita e da medicina homeopática. Nesse senso, foi autor de inúmeros artigos, livros e opúsculos interessantes.

Suas obras do Espiritismo são: Exposição e defesa das verdades fundamentais do Espiritismo em 1872, Refutação do materialismo em 1874 e diversas palestras sobre Cosmologia, Antropologia e Sociologia.

A Revolução Liberal de 1868, na Espanha, destituiu a Rainha Isabel II do trono e permitiu o surgimento da Primeira República Espanhola em 1873. Esta revolução teve intensa participação de espíritas e maçons que lutavam inclusive pela implantação da liberdade de culto e da laicidade do Estado. Com maior liberdade, a propaganda espírita conseguiu ampla divulgação e penetração entre as massas e também entre a classes mais intelectualizadas da sociedade espanhola deste período.

Em 1873, durante o período republicano, o deputado espírita José Navarrete propôs uma emenda na Lei de Educação Pública que incluía a disciplina de Espiritismo como matéria obrigatória nos currículos de ensino secundário e das faculdades de Filosofia, Ciências e Letras da República Espanhola. Esta emenda, recebeu ainda a assinatura de outros quatro deputados espíritas: Luís F. Benítez de Lugo, Anastasio García López, Manuel Corchado y Juarbe e Mamés Redondo Franco.

Como justificativa para a proposição, os deputados assim se manifestaram:

Os Deputados que subscrevem, sabendo que a causa inicial da confusão que reina na nação espanhola, na esfera da inteligência, na região do sentimento e no campo das obras, é a falta de uma fé racional, é a carência no ser humano de um critério científico para ajustar suas relações com o mundo invisível, relações profundamente perturbadas pela influência fatal das religiões positivas, têm a honra de submeter à aprovação da Assembleia Constituinte a seguinte emenda ao projeto de lei sobre a reforma do ensino secundário e das Faculdades de Filosofia, Letras e Ciências.

Junto à proposta de emenda, foi elaborado um Programa de Curso Elementar de Espiritismo, que contemplava os seguintes conteúdos: Noções de Cosmologia, Antropologia e Filosofia, Catecismo da Doutrina Kardequiana, Deus, a Criação, Conceito de Espírito, Lei do Progresso, Vida Planetária e Mundos Habitados, Magnetismo e fluidos, código moral e religioso, Ciência Espírita, a vida futura e reencarnação, etc.

Infelizmente, antes que o projeto fosse discutido e aprovado pelo Parlamento Espanhol, um golpe de Estado liderado pelo general Martínez Campos deu fim a Primeira República Espanhola e restabeleceu a monarquia na pessoa de D. Alfonso de Bourbon, filho de Isabel II. Consequentemente, a influência dos espíritas na política espanhola, foi diminuída após este acontecimento.

Mas mesmo assim o movimento espírita espanhol continuou atuando junto à sociedade, pois foi amplamente conhecida a atuação das sociedades espíritas na criação de escolas de ensino laico, que atendia a uma parcela significativa da população que não contava com políticas públicas de educação ou condições de pagar pelo ensino ministrado em colégios católicos.

Este acontecimento histórico, com todo o seu contexto, é um farto manancial de informações que podem nos inspirar no presente a buscar soluções para o desenvolvimento da Educação Espírita, bem como, estabelecer condições para que o conhecimento espírita cumpra seu papel de renovador social. (2)

Em 1888 tem lugar Primeiro Congresso Internacional espírita em Barcelona, organizada pelo Centro Barcelonés de Estudios psicológicos. Aonde a  atuação Dr. Anastasio García López teve um papel relevante sendo que aderiram ao Congresso sessenta e oito entre os grupos, centros e sociedades peninsulares, seis colonial americano, dez da América espanhola, dois dos Estados Unidos, e seis franceses, quatro belgas, dois italianos, um russo e um romeno. Os jornais espíritas representados que ascenderam a vinte sete.

A sessão preparatória foi em 8 de setembro, às quatro da tarde, sob a presidência do Vizconde de Torres Solanot. Sendo nomeado presidente honorário Fernández Colavida e os futuros trabalhos do Congresso foram organizados. Celebrando três sessões pública e cinco sessões privadas. As conclusões aprovadas no Congresso são os seguintes:

O primeiro Congresso Internacional Espírita afirma e proclama a existência do Espiritismo, como a ciência abrangente e progressiva. São seus fundamentos: A existência de Deus, mundos habitados incontáveis, a reencarnação nas fases incontáveis ​​na vida de cada ser e a persistência eterna do espírito, demonstração experimental da sobrevivência da alma humana pela comunicação mediúnica com os espíritos, recompensas e penalidades como uma consequência natural dos atos, progresso infinito, comunhão universal dos seres, solidariedade.

Em 1892 ocupou o Congresso de Madrid, menos perceptível do que Barcelona. O presidente foi D. Anastasio Garcia Lopez. A sessão preparatória foi realizada em 19 de outubro, a abertura 20 e a outra nos dias 21, 22, 23 e 24.

Foi colaborador incansável do maior periódico espírita da Espanha a Revista Mensal El Criterio Espiritista que foi fundada por Alverico Perón.

Fundador em 1893 do Jornal Fraternidad Universal, La Segunda Epoca de El Criterio Espiritista. Organo Oficial de la Sociedad de Su Nombre. Revista de Estudios Psicologicos que teve a sua duração até o final de sua vida. Juntamente com a uma Sociedade espírita denominada “La Fraternidad Universal”.

O Dr. Anastasio García López, faleceu no dia 1 de maio de 1897 na cidade de Sevilha, aos setenta e três anos de idade. (3)

Fontes:

(1) A maior parte deste texto baseia-se em um artigo necrológico publicado na revista El Propagador Homeopático, Ano II, nº 1, Madrid, maio de 1897 (Traduzido por Teresa da Espanha)

(2) Barrera, Florentino. Auto-De-Fé de Barcelona, Buenos Aires: Ediciones Vida Infinita, 2008

(3) Grupo de Estudos Avançados Espíritas - GEAE (Boletim Quinzenal de Distribuição Eletrônica)

 

Anastasio García López - Editor do Jornal Espírita La Fraternidad Universal (La Segunda Epoca de El Criterio Espiritista, ano del 1893)

Madrid, Spain. Language: Spanish. Publisher: La Fraternidad Universal; Impresa de Dionisio de los Rios. Editor: Anastasio García López, Benigno Pallol. Succeeds: El Criterio Espiritista

Ver no site o Revista Mensual El Criterio Espiritista periódico espanhol contemporâneo de Allan Kardec publicado por Alverico Perón

Fontes: Homeopatia Fundação Instituto e Hospital De San Jose (Homenagem ao Dr. Anastasio Garcia Lopez no centenário de sua morte)

Fontes: Grupo Espírita de La Palma (Grandes figuras del Espiritismo español)

Fontes: The International Association for the Preservation of Spiritualist (La Fraternidad Universal (La Segunda Epoca de El Criterio Espiritista) 1893/1894)

"Quando tive a aparição do meu filho morto, entrou em mim um grande desejo de comparecer em alguma das reuniões dos espíritas, e averiguei que alguns deles se juntavam em casa do então coronel de engenheiros, Sr. Pérez de Rosas. Quis ser apresentado a esse cavalheiro e, obtido seu consentimento para assistir às sessões semanais, compareci à primeira que houve depois da minha visita. Eu não conhecia nenhuma das pessoas que formavam aquela tertúlia, cujas conversas e linguagem eram desconhecidas para mim. Falaram-me das faculdades mediúnicas de vários dentre eles, coisa que de início não compreendi até que fui vendo o que era feito na reunião".

Anastasio García López "Como me tornei espírita"

"Como me tornei espírita e o porquê de continuar nessas crenças. Encontrei nelas o conceito que a minha consciência buscava sobre a causa primeira; conheci, até onde é possível à inteligência do homem na Terra, o Deus da ciência, muito diverso do Deus das religiões positivas; o espiritualismo não era mais rejeitado pela minha razão, sendo que, despojado da ontologia com que ele me foi dado a conhecer, estava de posse de meios para demonstrar, prática e experimentalmente, a existência do espírito, a perpetuidade do ser, sua permanente individualidade através de múltiplos organismos e em muitos mundos, constituindo todos os espíritos a humanidade espalhada por todo o Universo e sendo, portanto, cada planeta uma cidade habitada por seres inteligentes e passíveis de aperfeiçoamento. A partir de então, tive a solução de todas as minhas dúvidas passadas, consegui ver resolvidos todos os problemas da vida individual e social, compreendi a evolução como uma lei iniludível e a religião harmonizada com a ciência.

Dissiparam-se os fatos sobrenaturais a que tão refratária tinha sido sempre a minha razão e vi que esses fenômenos portentosos, referidos como uma realidade em todas as épocas e em todas as civilizações, eram subordinados a leis naturais até então ainda não conhecidas nem investigadas e que apenas com a doutrina espírita era possível se encontrar para elas uma causalidade e uma razão de existir. Não ficou mais impossível para mim a revelação, pois compreendi a evidência das comunicações entre os vivos e os espíritos que estão na erraticidade ou em vida livre e, portanto, a ciência harmonizada com a fé raciocinada encontrava um auxiliar nessas revelações para ampliar a esfera dos seus conhecimentos.

O Espiritismo fazia-me ver as leis providenciais na criação inteira e no avanço e desenvolvimento da humanidade; compreendi a religião única e universal, sem templos, culto ou sacerdotes, porque seu templo é o espaço infinito e a infinidade de mundos que giram eternamente no imenso pélago da matéria cósmica, cuja essência é a inteligência absoluta e cujo dogma é o trabalho que eleva a alma a Deus, o estudo das leis da natureza, fazendo compreender cada vez melhor a Deus, e a prática da caridade e o amor por todos os seres; e com isso o espírito progride e se aprimora eternamente, desaparecendo esses mitos de inferno e purgatório e da beatitude imóvel das religiões positivas, como tantos outros erros que só têm servido de empecilho para o progresso humano."

Anastasio García López "O Fiel Escudeiro de Allan Kardec"

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Biografia de Anastasio García López

 

Anastasio García López - Como me tornei espírita (Publicado na revista “El Buen Sentido” - Lérida, outubro de 1882)

 

  Anastasio García López - Exposição e defesa das verdades fundamentais do Espiritismo (Refutação do Folheto Intitulado a cátedra dos curiosos, publicado no Jornal Católico “España con Honra” em 1872)

 

Anastasio García López - Refutação do materialismo (Discurso pronunciado pelo sr. Anastasio García López na sessão de controvérsia no dia 16 de abril de 1873, respondendo aos argumentos expostos pelos materialistas na Sociedade Espírita Espanhola)

 

La Fraternidad Universal (La Segunda Epoca de El Criterio Espiritista) anos del 1893 - Editor Anastasio García López (Esp.)