AMÍLCAR DEL CHIARO FILHO

O GRANDE ESCRITOR E EXPOSITOR ESPÍRITA

APRESENTADOR DO PROGRAMA Diálogos Espíritas

(Pioneiro da divulgação espírita na internet)

(1935 - 2006)

 

Poesia em homenagem Amílcar Del Chiaro Filho
 

Anjo da Paz

Socorrendo almas,
Amparando,
Colaborando incansavelmente.
Jamais deixando transparecer,
O que padece ou se padece.

Almas em aflição buscam lenitivo em seu ombro Amigo,
Seu coração abre portas e janelas,
Agasalhando o sofredor.
Põe a alma neste socorro fraterno,

Encorajando,
anjo da paz
Chave que as portas aos necessitados.

Exemplo de trabalho,
Dedicação.
Parabéns pela vida profícua,
Amilcar Del Chiaro Filho
 

Guilhermina Helfstein
Espírita, Poetisa, Artista Plástica
(2005)

Biografia de Amílcar Del Chiaro Filho:

Hoje, dia 16 de abril de 2011, Amílcar Del Chiaro Filho completaria 74 anos de idade.

De um olhar doce e um sorriso amigo: assim era nosso querido Amílcar Del Chiaro Filho. E foi assim que o víamos, sempre que adentrava os estúdios da Rádio Boa Nova para gravar os seus programas.

Foi em 1977 que estreou na Rádio Boa Nova com o programa Sol nas Almas, da USE Guarulhos, que está até hoje no ar. Produziu e apresentou juntamente com Roberto Rios o programa: Gente Como a Gente, e fez parte das equipes de Diálogos Espíritas - Ação 2000 e Conversa Amiga com você. Escreveu Rádio novelas e produziu os textos dos programas Quem Pergunta Quer Saber e Campanha Boa Nova Pela Paz.

Amilcar, com muita dedicação foi expositor espírita bastante requisitado e articulista de vários jornais e revistas espíritas. Amilcar teve, também, grande destaque como intelectual.

Publicou 09 obras que alcançaram grande repercussão e valiosa contribuição à cultura. Seus livros são considerados preciosos para o conhecimento espírita. Amigo e sempre muito presente, era também solicitado para ocupar as tribunas dos Centros Espíritas, bem como de solenidades e confraternizações diversas, o que sempre fez com elevado sentimento de zeloso prestador de serviços da causa doutrinária.

Um exemplo, um modelo como estudioso do espiritismo. Contava em roda de amigos que leu e releu nada menos de 07 vezes a Revista Espírita de Allan Kardec, composta de 12 volumes encadernados, tendo cada volume aproximadamente 300 páginas.

Livros publicados: Tirando Dúvidas I, Tirando Dúvidas II, Tirando Dúvidas III, Escrito nas Estrelas, A maior jornada de todos os tempos, A minha paz vos dou, Alma Vigilante, A Barca do Destino, Cantai comigo a luz da eterna Aurora, Chão de Estrelas, Lições da Sabedoria Universal, Quando o amor fala mais alto.

Amilcar conheceu o Espiritismo em 1954 freqüentando o Centro Espírita Nova Era, sediado no Belenzinho – São Paulo. Em 1958 passou a freqüentar a Sociedade Espírita Discípulos do Evangelho, no antigo Sanatório Padre Bento, em Guarulhos. Participou da formação e fundação do Centro Espírita Estudo e Meditação e Centro Espírita Jesus é o caminho também em Guarulhos. Posteriormente fundou, com alguns companheiros, o Grupo de Estudos e Pesquisas Espíritas Herculano Pires, também em Guarulhos, onde militou até seu desencarne.

Em 1976 participou da instalação da União Municipal Espírita de Guarulhos, órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e foi presidente em várias gestões. Hoje se denomina USE Intermunicipal de Guarulhos.

Amilcar nasceu em 16 de abril de 1935, em Catalão - GO, mas foi registrado em Jardinópolis - SP. Filho de Amílcar Del Chiaro e Maria Pimentel Barbosa Del Chiaro, foi o mais novo de seis irmãos. Casou-se com Leonil Maria Bucheroni em 1958 e adotaram dois meninos: Carlos, em 1959 e Marcos Allan, em 1965, sendo que este desencarnou em 1996 e sua esposa, em 1999.

Amílcar conheceu o Espiritismo em 1954 freqüentando o Centro Espírita Nova Era, sediado no Belenzinho – São Paulo. Em 1958 passou a freqüentar a Sociedade Espírita Discípulos do Evangelho, no antigo Sanatório Padre Bento, em Guarulhos.

Sempre falava da sua vocação pelo estudo da doutrina espírita.

Amílcar Del Chiaro Filho desencarnou na manhã de 30 de Novembro de 2006.

Fontes: Correio Fraterno

1982 - Primeira reunião com os comunicadores espíritas da emissora Rádio Boa Nova. Na mesa, à esquerda, Sr. Osmar Marsilli e Éder Fávaro, à direita.

Grupo de participantes do Programa Diálogos Espíritas na emissora Rádio Boa Nova em 1982.

A equipe pioneira do Programa Diálogos Espíritas contava com Osvaldo Sibinelli, Éder Fávaro, Amílcar Del Chiaro Filho, Natalino D’Olivo e Fausto Macedo (da esquerda para a direita)

Equipe de 1984 do Programa Diálogos Espíritas: Natalino D’Olivo, Aglaê Silveira, Marisa Além, Amílcar Del Chiaro Filho, Éder Fávaro, Jether Jacomini Filho e Osvaldo Sibinelli (da esquerda para direita).

Da esquerda para a direita: Éder Fávaro, Amílcar Del Chiaro Filho e um entrevistado na Rede Boa Nova de Rádio, no Programa Diálogos Espíritas.

Alguns integrantes atuais do Programa Diálogos Espíritas: Américo Sucena, Éder Fávaro, Milton Felipeli e Aglaê Silveira

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Nesse programa mostramos como eram antigamente, as mesas redondas das reuniões espíritas, que se prolongavam madrugada adentro; como o Pinga Fogo com Chico Xavier na extinta TV Tupi/SP.

Promovida pela Sociedade de Estudos Espíritas 3 de Outubro em São Paulo, participaram destacados confrades da Doutrina, como; Ariston Santana Teles de Brasilia/DF, Djalma Motta Argollo de Salvador/BA, Nancy Puhlmann Di Girolama de São Paulo e Ivan René Franzolin também de São Paulo. O tema central foi: "O Espiritismo e os Problemas da Atualidade". Atuaram como moderadores os radialistas, Eder Fávaro e Amilcar Del chiaro Filho que atuavam na Radio Boa Nova de Guarulhos/SP, a época.)

Fontes: Programa Diálogos Espíritas (Temas atuais sobre o Espiritismo)

Fontes: Portal Espiritualidade e Sociedade (A História do Programa Diálogos Espíritas)

Fontes: Site Espírito.org (Artigos publicados por Amílcar Del Chiaro Filho)

 

RELAÇÃO DA OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Biografia de Amílcar Del Chiaro Filho

 

Irmãos W. e Irmão R. - A Doutrina Espírita Vista por Amílcar Del Chiaro Filho (Compilação de artigos espíritas que foram postados no site ESPIRITO.ORG nos primórdios da internet no Brasil)