JORGE HESSEN

Aprendizados espiritistas

(QUESTÕES DOUTRINÁRIAS - À LUZ DO ESPIRITISMO)

 

Produção digital e distribuição gratuita por:

Portal Luz Espírita

Autores Espírita Clássicos

 

BRASIL

(2018)

Prefácio:

Neste volume trazemos reflexões sobre diversos temas atuais. Estudamos a questão da dor como o estímulo que o conduz-nos para a frente, na senda do progresso. Portanto, aceitemo-la no caminho, com o equilíbrio da resignação que tudo abrange para tudo auxiliar e expurgar, na marcha de nossa via crucis.

Não há razão, em hipótese alguma, atribuir a terceiros a culpa de nossas dores, pois que elas resultam das atitudes, dos procedimentos, das ações praticadas contra as leis divinas. Para aliviá-la existe a necessidade de assumirmos a responsabilidade de uma mudança comportamental, que sempre pode libertar-nos da dor, quando bem realizada segundo padrões éticos/morais cristãos.

A oração habitual, o comportamento retificador, o descortino mental e o bem que se pode patrocinar ao próximo, retratam as atitudes inteligentes daqueles que almejam o bom aproveitamento da dor no processo de evolução.

Se compreendêssemos melhor os mecanismos das Leis divinas, que não estão contidas nos livros nem nas instituições religiosas, mas na própria consciência, evitaríamos infortúnios, ambições e desonras que definitivamente não estariam em nosso roteiro. Precisamos refletir as Leis de Deus, a fim de nos conscientizarmos sobre seus mecanismos, que desfecha tanto reparações (reeducações), quanto bonificações surpreendentes, sempre justas, judiciosas e controladas pela própria consciência autônoma (livre arbítrio), as quais expressam a resposta da Natureza, ou da Criação, contra a desarmonia constituída ou submissões aos códigos divinos inscritos na consciência do homem em seus suaves aspectos.

Brasília, 30 de novembro de 2018

Jorge Hessen
 

Fontes: Programa Espiritismo em Foco (Temas enfocados sobre a ótica espírita por Jorge Hessen)

Fontes: A Luz na Mente » Revista on line de Artigos Espíritas

Fontes: Portal Luz Espirita

Vítor Meunier, redator do jornal Le Rappel, seção científica, contemporâneo de Allan Kardec, escreveu que "O Espiritismo cresce em abundância como uma floresta, sobre as ruínas do materialismo agonizante."

Se o Espiritismo pudesse ser retardado em sua marcha, não o seria pelos ataques abertos de seus inimigos declarados, mas pelo zelo irrefletido dos amigos imprudentes."

Allan Kardec - Revista Espírita, junho de 1862 - Ensinos e dissertações espíritas - O Espiritismo filosófico.

 

RELAÇÕES DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Allan Kardec - O Evangelho Segundo O Espiritismo (Cap. XXI — Haverá Falsos Cristos e Falsos Profetas)

 

Jorge Hessen - Aprendizados espiritistas