JORGE HESSEN
REPASSANDO ARROUBA KARDEC PONTO COM
(QUESTÕES DOUTRINÁRIAS - À LUZ DO ESPIRITISMO)
Prefácio:
Para Léon Denis todas as obras científicas produzidas há meio século nos demonstram a existência e a ação das leis naturais. As leis naturais estão ligadas por uma outra, superior, que as abrange inteiramente, regularizando-as e elevando-as à unidade, à ordem e à harmonia. É por essas leis, sábias e profundas, ordenadoras e organizadoras do Universo, que a Inteligência Suprema se revela. (1)
As pesquisas da Ciência demonstram a existência das leis universais. Todos os dias essa ciência avança, gradualmente, para a grande unidade que entrevemos no fundo das coisas.
Auguste Comte, fundador do Positivismo,. se contradiz ao rejeitar a ideia do absoluto, a de uma causa geradora, e proclamar e até provar que “a Matéria é a manifestação sensível de um princípio universal”. Na opinião de Comte, “todas as ciências se superpõem e acabam reunindo-se em uma generalidade suprema que põe o selo em sua unidade”. Ora, Que é o absoluto, senão o próprio Deus?!
Tudo vem de Deus e remonta a Ele. Um fluido mais sutil que o éter emana do pensamento criador. Esse fluido muito quintessenciado para ser apreendido pela nossa compreensão, em consequência de combinações sucessivas, tornou-se o éter. Do éter saíram todas as formas graduadas da matéria e da vida. Chegadas ao ponto extremo da descida, a substância e a vida remontam o ciclo imenso das evoluções.
Pode-se observar em torno de nós essa lei majestosa do progresso, através de todo o lento trabalho da Natureza; desde as formas inferiores, desde os infinitamente pequenos, os infusórios que flutuam nas águas, elevando-se, de grau em grau, na escala das espécies, até o homem. O instinto torna-se sensibilidade, inteligência, consciência, razão.
E essa ascensão grandiosa da vida só se explica pela existência de uma causa inteligente, de uma energia incessante, que penetra e envolve toda a Natureza: é quem rege e estimula essa evolução colossal da vida para o Bem, para o Belo, para o Perfeito!
São Paulo, 07 de novembro de 2013
Irmãos W e Jorge Hessen
Referência:
(1) DENIS, Léon. Grande Enigma, Cap. VI - As leis universais, 10ª Edição, Rio de Janeiro: Editora FEB, 1992.
Fontes:
Jorge Hessen - Programa Espiritismo em Foco
(Será o carnaval uma festa de alegria, de paz e louvor...)
Fontes:
Jorge Hessen - Programa Espiritismo em Foco
(Vigiemos os nossos pensamentos sem tréguas)
"A Ciência e a Religião não puderam, até hoje, entender-se, porque, encarando cada uma as coisas do seu ponto de vista exclusivo, reciprocamente se repeliam. Faltava com que encher o vazio que as separava, um traço de união que as aproximasse. Esse traço de união está no conhecimento das leis que regem o Universo espiritual e suas relações com o mundo corpóreo, leis tão imutáveis quanto as que regem o movimento dos astros e a existência dos seres..."
Allan Kardec "O Codificador da Doutrina Espírita"
"Só uma convicção profunda pode levar um homem a vencer-se, a desembaraçar-se do que em si há de mau, e a resistir aos perniciosos arrastamentos."
Allan Kardec - Revista Espírita, agosto de 1864 - Notícias bibliográficas - Os milagres de nossos dias.
RELAÇÕES DE OBRAS PARA DOWNLOAD
Allan Kardec - O Evangelho Segundo O Espiritismo
(Capítulo IX - Bem-Aventurados os
Mansos e Pacíficos )
Jorge Hessen - Repassando Arrouba Kardec
Ponto Com