LE PROGRÈS sPIRITE

 Organe de PropaGAnde de la Doctrine Spirite

FÉDÉRATION SPIRITE UNIVERSELLE

 

RÉDACTEUR EN CHEF: Adolphe Laurent de Faget

SECRÉTAIRE: GABRIEL DOLBAU

 

RÉDACTION ET ADMINISTRATION

RUE DES ARCHIVES, 86, PARIS

 

FONDÉE PAR ALLAN KARDEC

 (Année 1895 à Année 1912)

Apresentação do site:

O site realiza um resgate histórico, trazendo os personagens luminares, os grandes baluartes da causa Espírita, militantes nas duas gerações após a desencarnação do Codificador. Figuras que foram as vozes potentes para levarem adiante a chama poderosa dos ensinamentos do Consolador Prometido pelo Cristo.

Destacamos o periódico Le Progrès Spirite, que foi dirigido por 17 anos (1895 a 1912) por A. Laurent de Faget, que se transformou no grande farol para a condução do Espiritismo na Terra, abraçando fielmente as orientações de Allan Kardec. Nas páginas de “Le Progrès” foram imortalizados textos dos expoentes morais que representaram o Espiritismo em todas as instâncias a saber: Gabriel Delanne, Léon Denis, e muitos outros.

Portanto, Le Progrès Spirite foi um órgão de propaganda espírita prestigiado por admiráveis líderes espíritas mundiais. Condutores que trouxeram diretrizes aos núcleos pioneiros do Espiritismo, espalhados notadamente no Velho e Novo mundo.

Tendo como objetivo difundir as lições sistematizadas pelo mestre lionês, sempre atentos contra os que ansiavam alterar os ensinamentos dos Espíritos como podemos constatar nas estranhas diretrizes de Pierre Gaëtan Leymarie, diretor da Revista Espírita, que submetia o Espiritismo às propostas e conceitos teosóficos, trazendo, portanto inquietações ao nascente Movimento Espírita Mundial.

No Brasil, distante dos legítimos ensinamentos Kardequianos, havia o duelo entre os “Científicos” x “Místicos”, culminando pelas “vitória” e decisões dos “místicos” que sob a inspiração de “Roustaing” estabeleceram o norteamento ideológico do Espiritismo.

À época os representantes do Espiritismo do Movimento espírita brasileiro pouco compareciam aos tradicionais Congressos Espíritas Internacionais realizados na Europa.

Surge uma das maiores figuras do espiritismo no Brasil e no mundo, um grande amigo de Kardec, um dos maiores presidentes da FEB que buscava revitalizar os ideários do mestre de Lyon. No Congresso Espírita Internacional de Genebra de 1913, o seu discurso em defesa dos ensinamentos de Kardec provocou uma enxurrada de aplausos.

Leopoldo Cirne foi vice-presidente da FEB (1898 - 1900) na gestão de Bezerra de Menezes, sucedendo-o como presidente (1900 - 1914). Renovou os Estatutos da FEB (1902) instituindo o estudo das obras completas de Allan Kardec como referência básica da instituição. Em 1904 promoveu o I Congresso Espírita, evocativo do centenário do nascimento de Kardec, com a participação de mais de duas mil pessoas.

Esforçou-se para implantar a “Escola de Médiuns”; iniciou a promoção do Esperanto na FEB e junto ao movimento espírita (1909); em sua gestão foi construída e inaugurada a sede própria da FEB (1911). Em virtude de resistências dentro da FEB, principalmente do setor de “Assistência aos Necessitados”, que não concordavam com as inovações propostas, Cirne perdeu a eleição para a presidência em 1914, retirando-se da instituição.

Devido as grandes guerras mundiais e a destruição do Movimento Espírita Europeu houve providencias urgentes dos Mentores espirituais digamos um “Plano B” da espiritualidade, e foram programados reencarnações no Brasil dos grandes lutadores da causa espírita francesa, amigos dos ensinamentos de Kardec, conforme revelou Emmanuel através do médium Francisco Cândido Xavier, numa entrevista cedida para Herculano Pires conforme segue:

- Chico Xavier – Muito bem! Herculano, meu amigo, (...) peço licença para aditar um apontamento de Emmanuel, o que me interessou muito nas conversações com ele em 1965.

Perguntei a ele onde estavam aqueles companheiros de Allan Kardec que vibravam com a Doutrina Espírita na França; onde estava aquele contingente de almas heróicas, sublimes que aceitaram aquelas ideias e a divulgaram com tanto entusiasmo pelo mundo inteiro – a maior parte na França, grande parte na Bélgica, por exemplo –, então ele me disse que do último quartel do século XIX para cá, mais ou menos de quinze a vinte milhões de espíritos da cultura francesa e, principalmente, os simpatizantes da obra de Allan Kardec, reencarnaram no Brasil para dar corpo às ideias do Espiritismo e fixarem os valores da reencarnação.

São Paulo, 28 de fevereiro de 2021

Irmãos W. e Jorge Hessen

Le Progrès Spirite - Année 1912

(A morte A. Laurent de Faget)

Fontes: Allan Kardec.OnLine (Manuscritos Raros e Inéditos de Allan Kardec - Museu Virtual e Historiografia do Espiritismo) (Adolphe Laurent de Faget – um levantamento bibliográfico e a 5ª edição de A Gênese)

 Fontes: Luz Espírita - Espiritismo em Movimento (Laurent de Faget sua vida e obras)

 Fontes: Obras de Kardec

"Jesus, um homem, e um homem como nós, é ainda mais admirável em seus ensinamentos, em seus atos públicos, nas provas da vida e na prova suprema de sua morte.

Um ser puramente fluídico não teria nenhum mérito em suportar os males deste mundo, pois, na realidade, ele não os teria sofrido, sua natureza especial protegendo-o dos ataques físicos do mal.

E mais: o martírio de Jesus, nestas condições, parecer-me-ia um engano. Não, não, não posso acreditar no Cristo fluídico; Creio em Cristo encarnado como todos nós, tendo lutado como todos nós para desenvolver nele as suas altas faculdades; admiravelmente homem, mas mantendo o divino através da beleza, grandeza de sua alma"

Le Progrès Spirite "A. Laurent de Faget"

Quem não disse que o Espiritismo é chamado a regenerar a humanidade? Peço-lhe, contudo, a permissão de lembrá-lo aqui, porque se trata de minha convicção profunda.

O Espiritismo destruiu os dogmas impostores opondo-lhes a pura luz do verdadeiro.

Suas ações sobre os homens procedem ao mesmo tempo da ciência e da religião.

Da ciência pelos fatos - hoje inegáveis - que são sua base e provam a existência da alma assim como sua sobrevivência no corpo material aqui embaixo.

Da religião, pelas leis morais que decorrem de seus ensinamentos, em muitos pontos semelhantes ao de Jesus. Esse ensinamento terá seus efeitos sempre maior sobre as massas sociais, que se elevarão, graças a ele, a uma concepção maior e mais alto das verdades eternas, a uma admirável interpretação dos direitos e dos deveres de cada uma na sociedade regenerada.

O ideal que proclama o Espiritismo é um ideal de bondade, de amor, de soberana justiça.

O Egoísmo, o orgulho, todos os vícios, todos os crimes devem desaparecer diante da luz do Espiritismo como o nevoeiro se dissipa aos primeiros raios do sol.

A ciência espírita nos faz conhecer a vida do além, põe-nos em relação como nossos próximos e nossos bem-amados desaparecidos, exorta-nos à coragem nas provações da vida, provando-nos que tudo e pesado, previsto no destino universal, e uma infalível justiça preside à distribuição de nossas alegrias e de nossos males, consequências dos atos bons ou maus de nossas existências anteriores.

O Espiritismo me parece, portanto, como a religião científica do futuro, à qual os homens se religarão quando o cego materialismo e as velhas ortodoxias estarão deitados lada a lado do mesmo tumulo.

Adolphe Laurent de Faget "J. Malgras - Os Pioneiros do Espiritismo"

 

RELAÇÃO DAS REVISTAS PARA DOWNLOAD
 

 

Le Progrès Spirite - Année 1895 (Fr.)

Le Progrès Spirite - Année 1896 (Fr.)

Le Progrès Spirite - Année 1897 (Fr.)

Le Progrès Spirite - Année 1898 (Fr.)

Le Progrès Spirite - Année 1899 (Fr.)

Le Progrès Spirite - Année 1900 (Fr.)

Le Progrès Spirite - Année 1901 (Fr.)

Le Progrès Spirite - Année 1902 (Fr.)

Le Progrès Spirite - Année 1903 (Fr.)

Le Progrès Spirite - Année 1904 (Fr.)

Le Progrès Spirite - Année 1905 (Fr.)

Le Progrès Spirite - Année 1908 (Fr.)

Le Progrès Spirite - Année 1909 (Fr.)

Le Progrès Spirite - Année 1910 (Fr.)

Le Progrès Spirite - Année 1911 (Fr.)

Le Progrès Spirite - Année 1912 (Fr.)

Baixar todos os números do periódico Le Progrès Spirite (Ano de 1895 ao ano de 1912)