LE PROGRÈS sPIRITE

 Organe de PropaGAnde de la Doctrine Spirite

FÉDÉRATION SPIRITE UNIVERSELLE

FONDÉE PAR ALLAN KARDEC

 (Année 1895 à Année 1912)

 

RÉDACTEUR EN CHEF A. Laurent de Faguet

SECRÉTAIRE GABRIEL DOLBAU

 

RÉDACTION ET ADMINISTRATION

RUE DES ARCHIVES, 86, PARIS

 

O PROGRESSO ESPÍRITA

ÓRGÃO DE PROPAGANDA DA DIVULGAÇÃO ESPÍRITA

FEDERAÇÃO ESPÍRITA UNIVERSAL

FUNDADO POR ALLAN KARDEC

(ANO DE 1895 A 1912)

 

REDATOR CHEFE - A. Laurent de Faguet

SECRETÁRIO - GABRIEL DOLBAU

 

REDAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO

RUA DOS ARQUIVOS, 86, PARIS

 

RELAÇÃO DE PERIÓDICOS ESPÍRITAS FRANCESES

COMENTANDO SOBRE OS FATOS OCORRIDOS NO MOVIMENTO ESPÍRITA BRASILEIRO

(MATERIAL RARO PARA DOWNLOAD)

Apresentação:

O site realiza um resgate histórico, trazendo as personagens luminares, os grandes baluartes da causa Espírita, militantes nas duas gerações após a desencarnação do Codificador. Figuras que foram as vozes potentes para levarem adiante a chama poderosa dos ensinamentos do Consolador Prometido pelo Cristo.

Destacamos o periódico Le Progrès Spirite, que foi dirigido por 17 anos (1895 a 1912) por A. Laurent de Faguet, que se transformou no grande farol para a condução do Espiritismo na Terra, abraçando fielmente as orientações de Allan Kardec. Nas páginas de “Le Progrès” foram imortalizados textos dos expoentes morais que representaram o Espiritismo em todas as instâncias a saber: Gabriel Delanne, Léon Denis, e muitos outros.

Portanto, Le Progrès Spirite foi um órgão de propaganda espirita prestigiado por admiráveis líderes espíritas. Condutores que trouxeram diretrizes aos núcleos pioneiros do Espiritismo , espalhados notadamente no Velho e Novo mundo. Tendo como objetivo difundir as lições sistematizadas pelo mestre lionês, sempre atentos contra os que ansiavam alterar os ensinamentos dos Espíritos como podemos constatar nas estranhas diretrizes de Pierre Gaëtan Leymarie, diretor da Revista Espírita, que submetia o Espiritismo às propostas e conceitos teosóficos, trazendo, portanto inquietações ao nascente Movimento Espírita Mundial.

No Brasil, distante dos legítimos ensinamentos Kardequianos, havia o duelo entre os “Científicos” x “Místicos”, culminando pelas “vitória” e decisões dos “místicos” que sob a inspiração do sinistro “anjo Ismael” estabeleceram o norteamento ideológico do Espiritismo. Sob os víveres ilusórios do tal “anjo” hegemoniza-se o ideário do visionário J.B. Roustaing. Resultado: é deflagrado e engendrado um Espiritismo à moda brasileira bem distante das grandes lutas abraçadas na Europa pelos verdadeiros espíritas que deram a vida a fim de manterem o Espiritismo tal qual foi entregue ao Codificador.

À época os representantes do Espiritismo do Movimento espírita brasileiro não compareciam aos tradicionais Congressos Espíritas realizados na Europa. Inexistiam disposições para tal desígnio, pois os líderes e dirigentes espíritas brasileiros estavam contaminados e completamente entijucados pelas lições do fanático J.B. Roustaing.

O portal Autores Espíritas Clássicos esquadrinhou as fontes dos informativos publicados durante 17 anos (1895 a 1912) especialmente por Le Progrès Spirite e o descobrimos que tal respeitável informativo espírita mundial raramente cedeu espaço para divulgação do surgimento de grupos espíritas no Brasil e para a FEB (mãe do roustanguismo no Brasil) foi escassamente referendada pelos periódicos antigos.

Em face do nascedouro espírita no Brasil ter sido maculado pelo irracionalismo catoliquizante, houve providencias urgentes dos Mentores espirituais digamos um “Plano B” da espiritualidade, e foram programados reencarnações no Brasil dos grandes lutadores da causa espírita francesa, amigos dos ensinamentos de Kardec, conforme revelou Emmanuel através do médium Francisco Cândido Xavier, numa entrevista cedida para Herculano Pires conforme segue:

- Chico Xavier – Muito bem! Herculano, meu amigo, (...) peço licença para aditar um apontamento de Emmanuel, o que me interessou muito nas conversações com ele em 1965. Perguntei a ele onde estavam aqueles companheiros de Allan Kardec que vibravam com a Doutrina Espírita na França; onde estava aquele contingente de almas heróicas, sublimes que aceitaram aquelas ideias e a divulgaram com tanto entusiasmo pelo mundo inteiro – a maior parte na França, grande parte na Bélgica, por exemplo –, então ele me disse que do último quartel do século XIX para cá, mais ou menos de quinze a vinte milhões de espíritos da cultura francesa e, principalmente, os simpatizantes da obra de Allan Kardec, reencarnaram no Brasil para dar corpo às ideias do Espiritismo e fixarem os valores da reencarnação.

Pelo exposto é nosso dever intransferível reverenciar e proteger a Doutrina Espírita contra o assalto dos místicos, os fanáticos discípulos de Roustaing, especialmente os roustanguistas da FEB que ambicionam transformar a Codificação Espírita numa miscelânea doutrinária irracional, mística, vaticanizada, sob os auspícios de J.B. Roustaing que hoje como sempre reina soberano na Cúria Candanga.

Irmãos W. e Jorge Hessen

A. Laurent de Faguet:

A. Laurent de Faguet:

Redator do Le Progrès Spirite

Fundador da Federação spírita Lyon

"Quem não disse que o Espiritismo é chamado a regenerar a humanidade? Peço-lhe, contudo, a permissão de lembrá-lo aqui, porque se trata de minha convicção profunda.

O Espiritismo destruiu os dogmas impostores opondo-lhes a pura luz do verdadeiro.

Suas ações sobre os homens procedem ao mesmo tempo da ciência e da religião.

Da ciência pelos fatos - hoje inegáveis - que são sua base e provam a existência da alma assim como sua sobrevivência no corpo material aqui embaixo.

Da religião, pelas leis morais que decorrem de seus ensinamentos, em muitos pontos semelhantes ao de Jesus. Esse ensinamento terá seus efeitos sempre maior sobre as massas sociais, que se elevarão, graças a ele, a uma concepção maior e mais alto das verdades eternas, a uma admirável interpretação dos direitos e dos deveres de cada uma na sociedade regenerada.

O ideal que proclama o Espiritismo é um ideal de bondade, de amor, de soberana justiça.

O Egoísmo, o orgulho, todos os vícios, todos os crimes devem desaparecer diante da luz do Espiritismo como o nevoeiro se dissipa aos primeiros raios do sol.

A ciência espírita nos faz conhecer a vida do além, põe-nos em relação como nossos próximos e nossos bem-amados desaparecidos, exorta-nos à coragem nas provações da vida, provando-nos que tudo e pesado, previsto no destino universal, e uma infalível justiça preside à distribuição de nossas alegrias e de nossos males, consequências dos atos bons ou maus de nossas existências anteriores.

O Espiritismo me parece, portanto, como a religião científica do futuro, à qual os homens se religarão quando o cego materialismo e as velhas ortodoxias estarão deitados lada a lado do mesmo tumulo".

Laurent de Faguet

Sr. Laurent de Faguet é diretor do Progrès Spirite.

Escritor notável e poeta muito apreciado, publicou notadamente:

Les pensées de Carita et les réflexions de Marie (Baixar a obra)

La Muse irritée, resposta as blasfêmias de Jean Richepin.

De I' atome au Firmament, poesias filosóficas.

L' Art d´être Heureux, poesias íntimas.

Aspirations Poétiques, etc.

Fontes: J. Malgras - Os Pioneiros do Espiritismo

Ver no site Jornais e Periódicos Espíritas Brasileiros Clássicos

Fontes: Bibliothèque Nationale de France - Gallica (Le Progrès Spirite - Année 1895 à Année 1912)

 Fontes: A Luz na Mente » Revista on line de Artigos Espíritas (A terceira revelação simboliza o retorno do Cristo à Terra)

"Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos céus, como um imenso exército que se movimenta, ao receber a ordem de comando, espalham-se sobre toda a face da Terra. Semelhantes a estrelas cadentes, vêm iluminar o caminho e abrir os olhos aos cegos.

Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas devem ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos".

Espírito de Verdade, O Prefácio de O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

PERIÓDICOS ESPÍRITAS FRANCESES - Le Progrès Spirite

CITANDO OS FATOS OCORRIDOS DENTRO NO MOVIMENTO ESPÍRITA BRASILEIRO

(MATERIAL RARO PARA DOWNLOAD)

 

Le Progrès Spirite - Année 1908 (Revista Reformador - FEB - Pág. 126)

Le Progrès Spirite - Année 1897 (Jornal Espírita A Luz - Estado do Paraná -  Pág. 158)

Le Progrès Spirite - Année 1912 (Relatório dos delegados espíritas brasileiros - Leopoldo Cirne - FEB - Pág. 151)

Le Progrès Spirite - Année 1899 (Batuíra - Jornal "Verdade e Luz"- Estado de São Paulo - Pág. 87)

Le Progrès Spirite - Année 1900 (Revista Espírita - Sociedade Espírita Allan Kardec - Porto Alegre - Pág 03)

Le Progrès Spirite - Année 1900 (Revista Espírita - Sociedade Espírita Allan Kardec - Porto Alegre - Pág. 117)

Le Progrès Spirite - Année 1912 (Centro Espírita - Eduardo Siqueira - Estado do Pará - Pág. 13)