JOURNAL DU SPIRITISME

LE SAUVEUR DES PEUPLES

 PROPAGATEUR DE L'UNITÉ FRATERNELLE

DIRECTEUR-GÉRANT - ARMAND LEFRAISE

(FÉVRIER 1864 À MAI 1865)


 

JOURNAL DU SPIRITISME - LA LUMIÈRE

DIRECTEUR-GÉRANT - ARMAND LEFRAISE

(1864 À 1865)

Apresentação do Jornal Espírita - O Salvador dos Povos:

Um novo jornal acaba de surgir em Bordeaux, sob o título de: O Salvador dos Povos, jornal do Espiritismo, propagador da unidade fraterna. Diretor-gerente: A. Lefraise. Aparece semanalmente. O título promete muito e impõe grandes obrigações, pois hoje já não basta a etiqueta. Tornaremos a falar dele quando tivermos podido apreciar a maneira pela qual se justificará. Se vier trazer uma pedra útil ao edifício, se vier, como diz, unir em vez de dividir, se a verdadeira caridade de palavras e de ação é seu guia para seus irmãos em crença, se a sua polêmica com os adversários de nossa doutrina não se afastar dos limites da moderação e de uma discussão leal, será bem-vindo e seremos felizes de o encorajar e o apoiar.

Allan Kardec

Fontes: Revista Espírita - Ano 1864 - Mês Março

O Jornal La Lumière pour tous (1º ano, nª 4, 19 de maio de 1864, p. 4) sob a direção da Armand Lefraise, advogado e antigo tabelião de Angoulème, anuncia, com destemor e fé espírita, a condenação ao Índex:

O ESPIRITISMO NO ÍNDEX

A corte de Roma acaba de pôr no índex as obras do Sr. Allan Kardec. Essa determinação não espantou nenhum espírita, porque esse evento era previsto e anunciado numa grande quantidade de grupos de todas as regiões. Sabemos mesmo que esse não é senão o prelúdio da ira do Vaticano. Essas medidas, cujo valor conhecemos atualmente, não assustarão mais os espíritas, convencidos de que as pessoas que não consentiram em abjurar sua razão, esse luzeiro divino que nos esclarece e sem o qual seríamos reduzidos ao estado de servidão, como nossos animais domésticos, por aqueles que pretendem ter o direito de a dirigir ou melhor de a sufocar. A excomunhão virá a seu tempo.

Veremos quais serão os resultados. Eis uma comunicação recebida por um de nossos médiuns a propósito da medida tomada pela corte de Roma

Que temeis, homens de pouca fé? Não tendes ouvido a palavra divina? E os coros dos anjos não repetem sem cessar: hosana! Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens de boa vontade!

Ide, então, ousadamente à conquista do futuro, vós, cuja intenção é reta e cujo coração é puro. Estivésseis vós no erro e Deus estenderia sobre vós o véu infinito de sua indulgência. Paz aos homens de boa vontade!

Dissipai-vos, sombras terrestres; subi mais alto, e que os raios benditos da Verdade vos clareiem!

Amados que procurais a verdade, não temais; Deus está convosco e os bons Espíritos vos envolvem, e se os véus da matéria obscurecem ainda o sol de justiça, tende paciência, dia virá em que ele brilhará em todo o seu esplendor e a sua solenidade. Esperando, operários laboriosos, trabalhai sem descanso na vinha do Senhor.

Dai às vossas almas o alimento que elas reclamam; instruí-vos, avançai passo a passo com o suor de vossas frontes nesse labirinto estreito que deve conduzir-vos à posse do verdadeiro e do belo; espargi sobre todos os tesouros que acumulais e que a liberalidade de Deus vos outorga. Sim, eis aí a grande palavra do futuro: a instrução moral e intelectual; é ela que regenerará a humanidade, é ela que deve ser o objetivo de todos os vossos esforços. Então, não fraquejeis e pensai que nenhum meio é pequeno, quando ele conduz à Eternidade, quando tem por objeto o Justo e o Verdadeiro.

Um espírito simpático

Ver no site Journal Périodique - L' Union Spirite Bordelaise

Fontes: Bibliothèque Nationale de France

Fontes: KardecPedia (Enciclopédia Allan Kardec)

"Destruição do materialismo, do egoísmo e do orgulho, moralização das massas pela fé no futuro e na bondade de Deus, união dos homens pelos laços da caridade, tal e a missão do Espiritismo."

(Allan Kardec - Obras Póstumas)

"O Espiritismo... não é uma doutrina individual, nem de concepção humana; ninguém pode dizer-se seu criador. É fruto do ensino coletivo dos Espíritos, ensino que preside o Espírito de Verdade."

(Allan Kardec - A Gênese, Cap. XVII, item 40)

 

 

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Allan Kardec - Revista Espírita (FEB) - 1864 (Ver os Artigos Publicados no Mês de Março)

 

Jornal du Spiritisme - Le Sauveur des Peuples - (Année 1864) (Arquivo Zipado)

 

Journal du Spiritisme - Le Sauveur des Peuples - (Année 1865) (Arquivo Zipado)