EL ESPIRITISTA

REVISTA CIENTÍFICA MENSUAL

 

FUNDADOR Vizconde Torres Solanot

CENTRO ESPIRITISTA ESPAñOL

GRUPO MARIETTA

 

MADRI - ESPAÑA

(AÑO 1878)

 

continuacion

REVISTA MENSUAL

EL CRITERIO ESPIRITISTA

FUNDADOR ALVERICO PERÓN

Apresentação da Revista:

"El Espiritista"

Vizconde de Torres-Solanot

Seu editor e proprietário é o segundo Visconde de Torres-Solanot (Antonio Torres-Solanot y Casas), que em 1871 refundiu seu jornal O Progresso Espírita (Zaragoza: 1870-1871) – com O Critério Espírita (Madrid: 1868-1878), sendo este último considerado como a mais antiga das publicações espíritas espanholas. Legendado “Revista científica mensal” e órgão oficial do Centro Espírita Espanhol e do Grupo Marietta, é considerado como continuador daquele fundado por Alverico Perón (pseudônimo de Enrique Pastor y Bedoya). LINK JORNAL

No cabeçalho aparecem os lemas amor, caridade, ciência e, também, magnetismo, sendo órgão oficial do Centro Espírita Espanhol e do Grupo Marietta, os dois também fundados por Torres-Solanot, que chegaria a dirigir outros jornais, alguns deles de caráter livre-pensador, impulsionando também as primeiras escolas não-religiosas. Torres-Solanot já vinha dirigindo O Critério Espírita desde 1872 e, em 1874 recebeu a cessão da propriedade, até que em 1878 produziu-se a primeira cisão no movimento espírita espanhol.

Ele continua com a seqüência e até com a paginação do seu predecessor (indicando tratar-se da terceira época de O Critério Espírita), e em entregas mensais de 24 páginas insere artigos doutrinais e de divulgação da nova filosofia fundada pelo francês Allan Kardec (1804-1869), bem como notícias e avisos sobre a atividade desse movimento tanto no nível nacional como no internacional, comunicações dos centros provinciais e de sessões ‘mediúnicas’, comentários de livros e revistas polêmicos publicados pela imprensa. Insere também um par de gravuras.

A coleção da Biblioteca Nacional da Espanha compreende somente quatro números deste título, desde o número de Setembro até o número de Outubro de 1878. No ano de 1880 foi estampado na Imprensa Aragonesa, de Zaragoza, e essa coleção encontra-se na Hemeroteca Municipal de Madrid. Foi continuado por A Fraternidade Universal (1893-1894), indicando no cabeçalho tratar-se da “segunda época” de O Critério Espírita.

Tradutora: Teresa da Espanha

Fontes: Federação Espírita da Espanha

Ver no site "Alverico Perón" Revista Mensual - El Criterio Espiritista

Ver no site a vida e a obra de Vizconde de Torres-Solanot

Fontes: Biblioteca Nacional de España (Hemeroteca Digital)

 Fontes: Federação Espírita da Espanha

"O Espiritismo veio para este fim, e como disse Allan Kardec, ele é a prova patente da existência da alma, da sua individualidade após a morte, da sua imortalidade e do seu destino verdadeiro; é a destruição do materialismo, não com raciocínios, mas sim com fatos."

Vizconde Torres Solanot "Os Pioneiros do Espiritismo"

"O amor triunfará e, com ele, virão a sabedoria, a caridade, a prudência, a força, a Ciência, a humildade, a calma, a justiça, o gênio, a tolerância, o entusiasmo e a glória majestosa e divina esmagará, por seu esplendor, o orgulho, a inveja, a hipocrisia, a maldade e o ciúme, que arrastam no seu séquito a preguiça, a gula e a luxúria".

("Eugène Sue - "Revista Espírita de Março de 1867" - Psicografia do Sr. Bertrand)

RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Fontes: Canal Espírita Jorge Hessen (Grupo Espiritista Marietta - Vizconde de Torres-Solanot - La medium de Las Flores)

 

El Espiritista - Revista Científica Mensual (AÑO 1878)