COADJUVANTES DA CODIFICAÇÃO ESPÍRITA
Coleção CSI DO ESPIRITISMO – Volume 1

Carlos Seth

 

Adaptação da monografia:

Apontamentos biográficos sobre alguns coadjuvantes
pouco conhecidos da Codificação Espírita.

 

Revisada em abril de 2020
Allan Kardec.Online – Museu Online do Espiritismo

 

Investigação sobre as Sessões Mediúnicas da Codificação
Casos Arquivados CSI (Codification Séances Investigation) – Cold Cases
CSI do Espiritismo - Imagens e Registros Históricos do Espiritismo

1ª edição
São Paulo, agosto de 2020

 

Distribuição gratuita:

Portal Luz Espírita

Autores Espíritas Clássicos

Apresentação:

Carlos Seth Bastos

Administrador CSI do Espiritismo

Em agosto de 2018, Carlos Seth Bastos criou uma fanpage na rede social Facebook intitulando a “Imagens e Registros Históricos do Espiritismo, trazendo na foto de perfil a inscrição CSI: Codification Séances Investigation (1), pretendendo, por esta página, publicar anotações suas sobre aspectos históricos relacionados à codificação do Espiritismo a partir de investigações a propósito de aspectos diversos, por exemplo, detalhes biográficos de personagens menos conhecidos ou mesmo desconhecidos do movimento espírita. Se foi uma iniciativa despretensiosa ou não, pouco importa; o fato é que esta página ganhou destaque já pelas descobertas e o interesse geral do público cresceu na mesma medida em que as pesquisas foram se robustecendo até naturalmente expor o exímio pesquisador que é o autor do CSI, em benefício da Historiografia Espírita.

(1) Ver: https://www.facebook.com/HistoriaDoEspiritismo/  - Nota desta Adaptação – Carlos Seth

Carlos Seth Bastos é engenheiro eletrônico de formação, expert em logística de telecomunicações, natural de São José dos Campos e residente em Jacareí, ambos municípios do Estado de São Paulo, com passagem profissional em multinacionais até se aposentar e então intensificar suas pesquisas espíritas e publicações para a sua página. Espírita de longa data, é também presidente do Centro Espírita Amor a Jesus na cidade onde reside.

A denominação da fanpage é uma alusão ao seriado C.S.I.: Investigação Criminal (C.S.I.: Crime Scene Investigation), produzido pelo canal de televisão americana CBS, com a sigla parodiada para Codification Séances Investigation, correspondente, em português, a Investigação sobre as Sessões mediúnicas da Codificação — exatamente o teor elementar da fanpage criada por Carlos Seth. E a alusão é justa, porque é com a semelhante presteza dos personagens investigadores do referido seriado que o pesquisador espírita atua na coleta de dados concretos que possam ser úteis para uma melhor compreensão da História do Espiritismo, valendo-se das mais seguras referências.

Assim é que Carlos Seth tem apresentado — de forma gratuita e praticamente em tempo real — os resultados de seus achados, que já são bastantes e muitíssimo relevantes para o resgate histórico da nossa doutrina, e que só tendem a crescer, posto que lhe são notáveis o interesse em servir à causa e o menosprezo à promoção pessoal.

Por todas essas credenciais, editamos esta Coleção CSI com as monografias publicadas por Carlos Seth, a começar por este volume, que reúne suas descobertas sobre alguns coadjuvantes da Codificação do Espiritismo.

Ery Lopes

São Paulo, 18 de agosto de 2020

CONTEXTUALIZAÇÃO DO CASO

Allan Kardec mencionou vários destes personagens, seja ao longo das obras (livros, brochuras e revistas) da Codificação, seja em diversos manuscritos ou cartas pertencentes a vários acervos. Aqui estudamos brevemente alguns deles.

NOTAS

Ao longo da monografia, quando textos são simplesmente traduzidos, os comentários entre "<>" são nossos. Usamos a mesma nomenclatura para qualquer outro comentário. Quando não informado o contrário, todos os endereços de internet foram consultados e reconfirmados no dia 18/04/2020.

SUMÁRIO DA OBRA

COADJUVANTES DA CODIFICAÇÃO ESPÍRITA

 

1. Araújo - 2. Sr. Canelle - 3. Sr. Alexandre Canu

4. Sr. Carlotti - 5. Sr. Cazenove - 6. Sr. Jean Alexandre Chaigneau

7. Sr. Champneuf  - 8. Sr. Debans  - 9. Léon Denis

10. Dentu - 11. Dozon - 12. Sra Dymidowicz

13. Sr. Fleury - 14. Foulon (Wollis) - 15. Sr. Fortier | Sra. Roger

16. Sr. Grand Boulogne  - 17. Sr. Henry, Fréd. - 18. Herrenschneider | Reynaud

19. Sr. Houat  - 20. Sr. Jaubert  - 21. Sr. Jobard

22. Jourdan | Michel 23. Ledoyen | Dentu | Henry, Fréd. | Debans

24. Leymarie (descendentes) - 25. Sr. Michel - 26. Sr. Monvoisin

27. Sr. Prévost - 28. Reynnauld - 29. Robin

30. Rocha - 31. Roger - 32. Rosen - 33. Sr. Sanson

34 - Personagens estudados e não incluídos nesta monografia

Conclusão do caso

A Pintura de Monvoisin do quadro de Allan Kardec exposto, hors concours, no Salão de Paris de 1867

CSI do Espiritismo - Pintor Monvoisin

Presença de Monvoisin registrada na sessão de 4 de novembro de 1864 na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, conforme lista de ouvintes:

Léon Denis

(1846 - 1927)

CSI do Espiritismo - Registros de nascimento Léon Denis (em Foug) no ano de 1846 e o Registro de óbito de Léon Denis no ano de 1927

CSI do Espiritismo - Timoléon Jaubert

CSI do Espiritismo - Sr. Jobard

CSI do Espiritismo - Dr. Grand

Manuscritos de Allan Kardec (Carta de Leymarie a Allan Kardec) (Ver no site)

E um dia depois da esposa ter dado à luz a uma criança natimorta de 8 meses, Leymarie envia um bilhete a Kardec justificando sua ausência na sessão das sextas-feiras. O bilhete é de 20 de abril de 1866, e diz:

Mestre:
Não posso estar no meu posto esta noite. Madame Leymarie deu à luz a uma criança morta nascida ontem de noite, quinta-feira, às 11 horas, após grandes sofrimentos. A doença de minha jovenzinha <se referindo à Marie Angèle Jeanne> havia perturbado tanto a Sra. Leymarie que a criança estava morta após 8 ou 10 dias. Graças a Deus, a mãe está se recuperando bem, mas quando penso nas consequências de um parto/gestação de 8 meses com uma criança morta, eu me curvo à vontade divina que poderia ter me provado terrivelmente. Peça desculpas à nossa querida sociedade e meus respeitos à senhora Allan Kardec.

Seu todo devotado médium
P.-G. Leymarie
20 de abril de 1866.

Álbum da Família Leymarie (Pierre-Gaëtan Leymarie, Paul Leymarie, Marina Duclos Leymarie)

Itens Integrantes do Acervo do Museu AKOL - AllanKardec.online

 

Página do Facebook: Allê de Paula (Resenha Espírita#42 - Historiografia do Espiritismo) (Allê de Paula recebe os amigos e os pesquisadores Adair Ribeiro e Carlos Seth para tratar de um assunto de grande importância para todo o movimento espírita. Vamos falar sobre as pesquisas e as descobertas que estão "recontando" a história do Espiritismo EM VÍDEO)

Fontes: CSI: História do Espiritismo (Acessar o Facebook)

Fontes: Luz Espírita - Espiritismo em Movimento

Fontes: AKOL Allankardec.Online (Museu Virtual Historiografia do Espiritismo) (Acessar o Facebook)

 

"Lembra-te de que os Espíritos Bons só dispensam assistência aos que servem a Deus com humildade e desinteresse, e que repudiam a todo aquele que busca na senda do Céu um degrau para conquistar as coisas da Terra; eles se afastam do orgulhoso e do ambicioso. O orgulho e a ambição serão sempre uma barreira erguida entre o homem e Deus. São um véu lançado sobre as claridades celestes, e Deus não pode servir-se do cego para fazer compreensível a luz"

Autor: Bons Espíritos - Livro dos Espíritos - Prolegômenos

"Em nossas excursões espíritas, o que mais nos satisfaz não é o número dos crentes que contamos. O que mais nos satisfaz são esses adeptos que são a honra da doutrina e que são, ao mesmo tempo, os mais firmes esteios, porque fazem-na estimada e respeitada por eles mesmos"

Allan Kardec - Revista Espírita, julho de 1867 - Curta excursão espírita

"O Espiritismo tem consequências de tal gravidade; toca em questões de tal alcance; dá a chave de tantos problemas; oferece-nos, enfim, tão profundo ensino filosófico, que ao lado de tudo isso uma mesa girante é pura infantilidade.

Allan Kardec - Discurso de encerramento do ano social (1858-1859)

 

 RELAÇÃO DE OBRAS PARA DOWNLOAD

 

Carlos Seth - Coadjuvantes da Codificação Espírita (CSI do Espiritismo)

 

Allan Kardec - Obras Completas (O Pentateuco Kardequiano)