Portrait de M. Allan Kardec

Étude Charles Mammès Leymarie, France (Séc. XIX)

"Photographie des amis des arts / Ch. Leymarie / Elève de l'Ecole des Beaux-Arts de Lyon / 14. Rue Richelieu. 14 / (pres du Théatre Français) / Paris" (imprès)

 

HIPPOLYTE LÉON DENIZARD RIVAIL

(ALLAN KARDEC)

 

O GRANDE CIENTISTA DO INVISÍVEL

(O DEVASSADOR DO ALÉM-TÚMULO)

(1804 - 1869)

 

(Obras completas de Allan Kardec)

OBRAS GRÁTIS PARA BAIXAR NO SITE

Em E.book - FORMATO PDF

 

 

 

PROJETO ALLAN KARDEC

MANUSCRITOS RAROS DE ALLAN KARDEC

ACERVO DE CANUTO DE ABREU

O projeto tem por principal objetivo permitir o acesso do público em geral e de pesquisadores a centenas de manuscritos e documentos originais de Allan Kardec, que nunca haviam sido divulgados e editados. Assim, o projeto pretende se tornar referência para fontes históricas primárias ligadas ao pensador francês. Acesse link

PRECE DE ALLAN KARDEC

 

TRADUÇÃO DO MANUSCRITO

NO DOCUMENTO ORIGINAL

 

Senhor Deus Todo-Poderoso,

Visto que Vós vos dignastes a me escolher para desenvolver os princípios da doutrina espírita, eu aceito essa missão com reconhecimento e humildade; dai-me a força para cumpri-la, para o bem da humanidade, e fazei com que eu não conceba nem orgulho nem ambição.

Venho vos pedir, Senhor, que me concedais uma graça a mais, a de poder completar minha obra, colocando-me em condições de executar o plano que concebi, se o julgais útil. Se eu peço ter os meios para realizá-la por mim mesmo, não é para dela me glorificar nem para usá-la em meu proveito, mas para conduzir os meios de execução, em vista de uma maior unidade de princípios, e de estar mais livre para agir, do que se estivesse à mercê de pessoas estranhas, que talvez teriam ideias em desacordo com as minhas.

O que vos peço, Senhor, é poder fazer mais do que fiz até hoje, e que não posso fazer na minha condição. Eu gostaria que esses meios de execução fossem fruto do meu trabalho; eu os consagraria de todo o meu coração à obra que empreendi, mas neste estado de coisas é-me impossível pensar em produzir esses recursos, entregando-me a um empreendimento qualquer, que, ademais, seria em prejuízo dos meus trabalhos, e que nem minha idade, nem meus hábitos permitiriam. Esses meios, portanto, só podem vir de Vós, Senhor, e pelas vias que convier à vossa divina Providência.

Os Espíritos me disseram: quem quer o fim, quer os meios; ora, nós queremos o fim, portanto, também queremos os meios. Essas palavras me levam a esperar que está em vossos desígnios supremos me fornecer os meios que me faltam para chegar ao fim; eis por que junto a minha voz à deles, para vos suplicar a apressar o momento em que poderei me entregar sem reservas e sem entraves aos trabalhos que devem completar a obra que empreendi; pois as circunstâncias me parecem demonstrar que o momento chegou. Os Espíritos me disseram também que meu projeto me foi inspirado por eles, assim ouso acreditar que ele é do vosso agrado, e que provereis à sua execução; eis o favor que solicito com todas as forças da minha alma, e que vos suplico dignar me conceder, se me julgais digno.

            Prece de Allan Kardec

Manuscrito raro do ano de 1857

Fonte: Projeto Allan Kardec (Nupes/UFJF)

Túmulo de Allan Kardec

Cemitério do Père-Lachaise, Paris, França

Hippolyte Léon Denizard Rivail, ou Allan Kardec, desencarnou aos 64 anos (1869). Foi sepultado no Cemitério de Montmartre, em Paris, e transferido para o Père-Lachaise. Em 1883, desencarna sua esposa, Amélie-Gabrielle Boudet, cujo corpo foi sepultado ao lado do marido. Acesse o link

ALEXANDRE DELANNE DESPEDE-SE DE ALLAN KARDEC

DISCURSO PROFERIDO NA OCASIÃO

DO SEPULTAMENTO DO CORPO DE ALLAN KARDEC

Mui caro Mestre.

Tantas vezes tive ocasião, nas minhas numerosas viagens, de ser junto a vós o intérprete dos sentimentos fraternos e reconhecidos de nossos irmãos da França e do Estrangeiro, que julgaria faltar a um dever sagrado se não viesse, em nome deles, neste momento, vos testemunhar o seu pesar.

Ah! não serei mais que um eco bem fraco, para vos dizer da felicidade daquelas almas tocadas pela fé espírita, que se abrigaram sob a bandeira de consolação e de esperança que entre nós foram implantadas tão corajosamente.

Muitos dentre eles certamente desempenhariam essa tarefa do coração melhor que eu.

Não lhes permitirão a distância e o tempo estar aqui, ouso fazê-lo, pois conheço a vossa benevolência habitual a meu respeito e a de nossos bons irmãos que represento.

Recebei, pois, caro Mestre, em nome de todos, a expressão dos pesares sinceros e profundos que a vossa partida precipitada da Terra vai fazer nascer por todos os lados.

Melhor que ninguém conheceis a natureza humana. Sabeis que ela necessita de amparo. Ide, pois, até eles, derramar ainda esperança em seus corações.

Provai-lhes, por vossos sábios conselhos e vossa poderosa lógica, que não os abandonais e que a obra a que vos dedicastes tão generosamente não perecerá, nem poderia perecer, porque está assente nas bases inabaláveis da fé raciocinada.

Soubestes, pioneiro emérito, coordenar a pura Filosofia dos Espíritos e pô-la ao alcance de todas as inteligências, desde as mais humildes, que elevastes, até às mais eruditas, que vieram até vós e hoje se contam modestamente em nossas fileiras.

Obrigado, nobre coração, pelo zelo e pela perseverança que pusestes em nos instruir.

Obrigado por vossas vigílias e vossos labores, pela vigorosa fé que nos transmitistes.

Obrigado pela felicidade presente que desfrutamos, pela felicidade futura que nos fizestes certeza, quando nós, como vós, tivermos entrado na grande pátria dos Espíritos.

Obrigado ainda pelas lágrimas que enxugastes, pelos desesperos que acalmastes e pela esperança que fizestes brotar nas almas abatidas e desencorajadas.

Obrigado, mil vezes obrigado, em nome de todos os confrades da França e do Estrangeiro! Até breve.

Fonte: Revista Espírita de maio de 1869

01 - Documentários sobre a vida e do trabalho de Allan Kardec na Codificação Espírita

Espiritismo à Francesa: a derrocada do Movimento Espírita Francês pós-Kardec (Espiritismo à Francesa: a derrocada do Movimento Espírita Francês pós-Kardec" é uma produção da Luz Espírita (http://www.luzespirita.org.br), de janeiro de 2018, que põe em pauta uma das questões mais curiosas (e um tanto controversa) acerca dos desdobramentos da continuação da obra de Allan Kardec, logo após sua desencarnação, cujo resultado foi, já no começo do século XX, o enfraquecimento e desaparecimento quase absoluto do Espiritismo, tanto na França, seu berço, quanto na Europa e outras regiões do mundo)

O Espiritismo De Kardec Aos Dias De Hoje - Filme Completo (Documentário Produzido pela Federação Espírita do Brasil)

Doutrina Espírita para Principiantes (Materiais para estudo do Espiritismo)

A História do Espiritismo - Allan Kardec O Codificador da Doutrina Espírita (Um breve histórico em áudio sobre a vida de Allan Kardec) 

02 - As descobertas da Historiografia Espírita

CSI do Espiritismo: História do Espiritismo - Imagens e Registros Históricos do Espiritismo (Pesquisas sobre à História do Espiritismo, com focos sobre a historiografia perdida do Espiritismo e dos médiuns que foram utilizados por Allan Kardec na Codificação da Doutrina Espírita)

CSI do Espiritismo: VOL. 01 - Carlos Seth - Coadjuvantes da Codificação Espírita (Pesquisas sobre Apontamentos biográficos sobre alguns personagens contemporâneos de Allan Kardec)

CSI do Espiritismo: VOL. 02 - Carlos Seth - De Rivail a Kardec (Pesquisas sobre os períodos pré e pós-Kardec com dados biográficos de Kardec, parentes e personagens relacionados)

Os Manuscritos de Allan Kardec (AllanKardec.online - Museu virtual - Historiografia do Espiritismo) Museu Virtual de Manuscritos e Obras de Allan Kardec e do Espiritismo. O Museu AllanKardec.Online possui livros e documentos relativos à historiografia do espiritismo

Os Manuscritos de Allan Kardec (Coleção Canuto de Abreu) O Projeto Cartas de Kardec revelam os bastidores, a intimidade, a verdadeira história do espiritismo em 740 manuscritos inéditos que sobreviveram após 150 anos de perseguição

03 - Obras Básicas da Doutrina Espírita

Conteúdo Resumido das Obras de Allan Kardec

Allan Kardec - O que é o Espiritismo (Introdução ao conhecimento do mundo invisível, pelas manifestações dos Espíritos. Contém o resumo dos princípios da Doutrina Espírita e resposta às principais objeções que podem ser apresentadas - Por Allan Kardec - Paris, Julho de 1865)

Allan Kardec - O Livro dos Espíritos (Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade - Segundo os ensinos dados por Espíritos superiores com o concurso de diversos médiuns - Recebidos e Coordenados por Allan Kardec -  Paris, 18 de abril de 1857)

Allan Kardec - O Evangelho Segundo o Espiritismo (Contendo a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida - Por Allan Kardec - Paris, abril de 1864.)

Allan Kardec - O Livro dos Médiuns (Guia dos médiuns e dos evocadores, contendo o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações e os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação ao Livro dos Espíritos por Allan Kardec - Paris, 15 de janeiro de 1861)

Allan Kardec - O Céu e o Inferno (Contendo o exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte. Por Allan Kardec - Paris, 1º de agosto de 1865)

Allan Kardec - A Gênese (A Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. - A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. - Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. - Para Deus, o passado e o futuro são o presente. Por Allan Kardec - Paris 6 de janeiro de 1868)

Allan Kardec - Revista Espírita (Importante periódico mensal publicado sob a responsabilidade direta de Allan Kardec nos anos de 1858 a 1869 Edições da FEB e Revistas Espíritas publicadas em idioma francês de 1870 a 1948 das edições Encyclopédie Spirite)

Baixar as Obras Básicas da Doutrina Espírita (Allan Kardec)

04 - Folhetos de divulgação do Espiritismo

Allan Kardec - O Espiritismo em sua mais simples expressão (Exposição sumária do ensino dos espíritos e de suas manifestações - por Allan Kardec - Paris, 15 de janeiro de 1862)

Allan Kardec - Resumo da Lei dos fenômenos espíritas (Algumas passagens extraídas dos numerosos artigos que Allan Kardec publicou na Revista Espírita de 1858 a 1869)

05 - Materiais Complementares do Espiritismo

Allan Kardec - Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas (Esta é, possivelmente, a obra menos conhecida de Kardec: um manual dedicado aos médiuns. Lançada em 1858, ela serviu como uma espécie de “versão prévia” da obra definitiva “O Livro dos Médiuns”, que a substituiria, segundo as palavras de Kardec)

Allan Kardec - O Principiante Espírita (Reprodução parcial (capítulos II e III) da obra “O que é o Espiritismo”)

Allan Kardec - Caráter da Revelação Espírita (Esse texto foi divulgado como opúsculo de Kardec; mas ele é, na verdade, uma cópia exata do capítulo I de “A Gênese”)

Allan Kardec - Viagem Espírita em 1862 (Contém: 1. As observações sobre o estado do Espiritismo - 2. As instruções dadas nos diferentes Grupos - 3. As instruções sobre a formação de Grupos e Sociedades, e um modelo de Regulamento para seu uso - Por Allan Kardec - Paris, novembro de 1862)

Allan Kardec - A Prece Segundo o Evangelho (Mais do que uma simples coletânea de preces, este livro reúne o conteúdo dos capítulos 25 a 28 de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec, analisando e detalhando a prece em seus diversos aspectos: qualidade, eficácia, ação e inteligibilidade, bem como a felicidade, a paz de espírito e a serenidade)

06 - Diversos Temas Extraídos da Bibliografia do Espiritismo

Allan Kardec e a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (Pesquisas de Fatos Históricos Dedicados a Doutrina Espírita)

Allan Kardec - Resposta de Allan Kardec a um artigo publicado na Gazeta de Lyon, publicado em 1860 (A Defesa da Doutrina Espírita por Allan Kardec)

Banquete oferecido pelos espíritas lioneses ao sr. Allan Kardec, a 19 de setembro de 1860 (Publicado da Revista Espírita de outubro de 1860)

Allan Kardec - Resposta de Allan Kardec a uma mensagem dos espíritas de Lyon por ocasião do Ano Novo (Opúsculo que Allan Kardec dirigiu ao movimento espírita de Lyon publicado em 1862)

Allan Kardec - Conselhos Reflexões e Máximas de Allan Kardec (Fragmentos extraídos dos doze primeiros anos da “Revista Espírita” publicados por Allan Kardec)

Allan Kardec - Estudo acerca da Poesia Medianímica (Coletânea de Poesias recebidas pelo médium L. Vavasseur, em que Kardec coloca seus comentários e interpretações, publicado em 1867)

Allan Kardec - A Obsessão (Textos extraídos da Revista Espírita nas edições de 1858 a 1868)

Publicações de Jornais e Periódicos Espíritas Clássicos do Espiritismo (Allan Kardec - Revue Spirite - Journal D' Études Psychologiques, Le Spiritisme - Organe De L'Union Spirite Française, Boletim de l'Union Spirite Française, La Revue Scientifique et Morale du Spiritisme, Journal Périodique, L' Union Spirite Bordelaise, La Ruche Spirite Bordelaise, Société Spirite de Bordeaux, Journal Du Spiritisme, Le Sauveur Des Peuples, Jounal du Spiritisme, La Lumière, Journal Spiritisme, La Vérité, Journal Périodique,  Le Spiritisme, Le Progrès Spirite, Annales des Sciences Psychiques, Archives du Spiritisme Mondial, La Paix Universelle e muitos outros)

As Bibliografias Contidas nas Revistas Espíritas Publicados por Allan Kardec (1858 à 1869) (Ermance Dufaux, Barão de Guldenstubbe, Paul Auguez, Docteur Grand, Spirite de Metz, Le Spiritisme ou Spiritualisme A Metz, Clémence Guérin - Essai Biographique sur Andrew Jackson Davis, Fables et poésies diverses par Sprit Frappeur, Eugène Bonnemère, Michel Bonnamy, Henry Stecki, Élie Sauvage, Madame W. Krell, Jean Baptiste Borreau e muitos outros)

07 - Obras de Allan Kardec em outros idiomas

Obras de Allan Kardec publicadas em outros idiomas (Français, Español, English, Italiano, Esperanto, German, Neerlandesa, Polski, Pусский, Deutsch)

As Primeiras Edições das Obras Codificadas por Allan Kardec em Francês (Allan Kardec - Le Spiritisme a sa Plus Simple, Allan Kardec - Qu'est-ce que le Spiritisme, Allan Kardec - L'Évangile selon le spiritisme, Allan Kardec - Le Livre des Esprits, Allan Kardec - Le Livre des Médium, Allan Kardec - Le Ciel et l'enfer ou La justice divine Selon le Spiritisme, Allan Kardec - La Genèse - Les Miracles et les Prédictions Selon le Spiritisme, Oeuvres Posthumes Allan Kardec)

08 - O Professor Rivail e Allan Kardec

01 - O Professor Rivail Bibliografias raras publicadas pelo Prof. Rivail antes de se tornar o futuro Codificador da Doutrina Espírita (Allan Kardec)

H.- L.- D. RIVAIL - Plano proposto para a melhoria da educação pública (1828)
H.- L.- D. RIVAIL - Discurso pronunciado na distribuição de prêmios (1834)
H.- L.- D. RIVAIL - Projeto de reforma de exames e de educandários para moças (1847)
H.- L.- D. RIVAIL - Cours pratique et théorique d'arithmétique - Tome Premier/Tome Second (1824)
H.- L.- D. RIVAIL - Cours complet théorique et pratique d'arithmétique contenant près de 3000 exercices (1847)
H.- L.- D. RIVAIL - Dictées du Premier et Du Second Âge (1850)

09 - Notas Biográficas de Allan Kardec

Discursos Pronunciados no Aniversário de Morte Allan Kardec - Inauguração do Monumento (Translado do corpo de Allan Kardec para o Père-Lachaise em 1870)

Berthe Fropo - Muita Luz (Pesquisas sobre os fatos que ocorreram após o desencarne de Allan Kardec e que levaram a destruição do Espiritismo na França) (Obra rara publicada em 1884)

Porta-Retratos Allan Kardec (Fotografias e Gravuras raras de Allan Kardec) Portrait de M. Allan Kardec (Séc. XIX)

Kardec e a divergência na forma de escrever o seu nome civil (A decisão judicial de 01 de maio de 1869 na qual se declara que o verdadeiro nome de civil de Allan Kardec era Denisard Hippolyte Léon Rivail)

Quadro dos principais fatos referentes a Allan Kardec e às origens do Espiritismo (Linha do tempo)

10 - Biografias Completas de Allan Kardec

Maurice Lachâtre - Allan Kardec uma breve biografia (Nouveau Dictionnaire Universel, edição de 1865)

Biografia de Allan Kardec - Publicado originalmente na Revista Espírita de 1868 (Documentos da Revista Espiritista / Periódicos / Estudios Psicológicos Año 01 - Mayo - 1869 - N.º 1)

Allan Kardec - Uma Biografia Esquecida - Anna Blackwell (Biografia rara de Allan Kardec publicada entre os anos de 1869 - 1870)

Henri Sausse - Biografia de Allan Kardec (Conferência de Henri Sausse, quando da solenidade que os espíritas de Lyon (França) celebraram a 31 de Março de 1896, o 27.º aniversário do decesso de Allan Kardec)

Allan Kardec - Obras Póstumas (Obra publicada publicada somente no ano de 1890, apresenta inicialmente, uma biografia do Codificador, seguida do discurso pronunciado por Camille Flammarion junto ao túmulo de Kardec quando do sepultamento do seu corpo físico)

André Dumas - Allan Kardec sua Vida e sua Obra (Os continuadores do trabalho de Allan kardec na França)

Carlos Imbassahy - A Missão de Allan Kardec

Julio Abreu Filho - Biografia de Allan Kardec

Chrysanto de Brito - Allan Kardec e o Espiritismo

11 - Médiuns dos Círculos de Allan Kardec

Amélie Boudet (Mulher de Allan Kardec)

Julie Baudin, Caroline Baudin, Ruth Japhhet, Aline Carlloti (Médiuns dos Círculos de Allan Kardec)

Ermance Dufaux (Médiuns dos Círculos de Allan Kardec)

Sr. Adrien, médium vidente (Médiuns dos Círculos de Allan Kardec)

Sra. Cazemajour (Médiuns dos Círculos de Allan Kardec)

Timoléon Jaubert (Médiuns dos Círculos de Allan Kardec)

Links Interessantes sobre Allan Kardec

Locais relacionados a Allan Kardec, em Paris atualmente LINK

Faça uma visita virtual ao Cimetière Père Lachaise e ao túmulo de Allan Kardec LINK

Roteiro Histórico Espírita em Paris (Uma viagem pelos pontos históricos relacionados ao Espiritismo na capital francesa, o berço da doutrina consoladora em meados do século XIX. Conheça melhor os locais onde Allan Kardec desenvolveu suas descobertas espíritas e a codificação da doutrina.)